collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: baterias de 12v <10A  (Lida 11132 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
baterias de 12v <10A
« em: 12 de Novembro de 2010, 18:57 »
Boas

daqui a uns tempos estou a pensar fazer um projecto onde se utiliza um motor de 24v com 200W, nesta altura gostaria de saber se sabem de algum sitio onde se venda baterias novas de 12v com pelo menos 10Ah para serem suficientes para o motor, eu cheguei a encontrar estas
http://www.sonigate.com/?pt#!/4/bcytx12bs/
http://www.sonigate.com/?pt#!/3/10461/Bateria-de-chumbo-seca-12V-12A-dimensoes-151x98x94-mm/
eu optei pela 1º pelo tamanho

agora eu pergunto de qual estas duas aconselham ou se sabem onde as posso encontrar mais baratas!?

Ps.: o motor de de uma scotter eléctrica, acho que pode dar uma ideia de para o que seja, (n para fazer uma scotter  8) )

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: baterias de 12v <10A
« Responder #1 em: 12 de Novembro de 2010, 19:50 »
Ve em www.mauser.pt, tambem ten la muitas por onde escolher...

Abraço

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: baterias de 12v <10A
« Responder #2 em: 12 de Novembro de 2010, 19:55 »
O que quer que seja que vais fazer terás  sempre de usar uma bateria de chumbo e bem grandinha, se não investes uma pequena fortuna em LiPos e companhia para dar a voltagem e corrente continua que precisas.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: baterias de 12v <10A
« Responder #3 em: 12 de Novembro de 2010, 20:07 »
Ve em www.mauser.pt, tambem ten la muitas por onde escolher...

Abraço

boas pelo que vi existe uma a um  preço considerável e é igual a uma que eu exemplifiquei e na sonigate é mais barata, por nessa loja para o que quero n serve.


O que quer que seja que vais fazer terás  sempre de usar uma bateria de chumbo e bem grandinha, se não investes uma pequena fortuna em LiPos e companhia para dar a voltagem e corrente continua que precisas.

sim isso eu sei, mas dai escolher a que disse acima, talvez va por aquela que disse caso n encontre mais nenhuma a um preço consideravel, e com sorte eles fazem-me uns descontos nelas xD

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: baterias de 12v <10A
« Responder #4 em: 12 de Novembro de 2010, 20:11 »
Se é um motor de 200w, se funciona a 12v, uma bateria de 10Ah vai-te durar cerca de meia hora, chega?
Para além de que em 10 minutos o motor já mal se vai mexer com a falta de corrente da bateria.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: baterias de 12v <10A
« Responder #5 em: 12 de Novembro de 2010, 20:28 »
Se é um motor de 200w, se funciona a 12v, uma bateria de 10Ah vai-te durar cerca de meia hora, chega?
Para além de que em 10 minutos o motor já mal se vai mexer com a falta de corrente da bateria.


nas contas que fiz  foi P=(Ux2)xI P=24x10 P=240W

sendo que o motor na sua carga máxima consome 200W acho que irá dar pelo menos 1h no seu estado saudável  :D

acho que e posso guiar pela lei de ohm..


já agora http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/28/37/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: baterias de 12v <10A
« Responder #6 em: 12 de Novembro de 2010, 20:35 »
Pensei que fossem 12v, mas assim precisas de 2 baterias, isso será bem pesadinho.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: baterias de 12v <10A
« Responder #7 em: 12 de Novembro de 2010, 20:37 »
Pensei que fossem 12v, mas assim precisas de 2 baterias, isso será bem pesadinho.

de inicio ja tinha dito que seria ser usado duas baterias em serie porque o motor é de 24v 

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: baterias de 12v <10A
« Responder #8 em: 12 de Novembro de 2010, 20:38 »
Se o motor é a 24V / 200W, na sua carga máxima consumirá 8,3A.

Se a bateria for de 10Ah, em meia hora ficas sem ela.. pois a bateria não pode descer a baixo de uma percentagem minima, e tal como foi dito, deixa de ter corrente para fazer funcionar o motor..
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: baterias de 12v <10A
« Responder #9 em: 12 de Novembro de 2010, 20:40 »
Se o motor é a 24V / 200W, na sua carga máxima consumirá 8,3A.

Se a bateria for de 10Ah, em meia hora ficas sem ela.. pois a bateria não pode descer a baixo de uma percentagem minima, e tal como foi dito, deixa de ter corrente para fazer funcionar o motor..

mas acho que meia hora chega, já da bem para cair xD, mas se escolher a de 12A irá dar mais ou menos quanto tempo?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: baterias de 12v <10A
« Responder #10 em: 12 de Novembro de 2010, 21:02 »
Tendo em conta o pico inductivo que o motor tem a arrancar e tudo, eu apostava em algo com 40Ah ou mais, até porque uma bateria de chumbo demora horas a carregar, achas que vais ser capaz de criar um circuito capaz de controlar esse motor?
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: baterias de 12v <10A
« Responder #11 em: 12 de Novembro de 2010, 21:27 »
tenho ja o variador do motor, a parte eletronica veio de uma trotinete eléctrica

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: baterias de 12v <10A
« Responder #12 em: 13 de Novembro de 2010, 17:54 »
andei a ver na net neste site e  encontrei esta bateria de 12v 12ah a um bom preço em comparação ao da sonigate http://www.aquarionet.com/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=83&keyword=&manufacturer_id=0&Itemid=71&orderby=product_name&limitstart=0

e vi que este site http://www.radipecas.com/ também tem algumas mas n consigo visualizar, alguém sabe porque?

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: baterias de 12v <10A
« Responder #13 em: 14 de Novembro de 2010, 01:30 »
Ola e boas noites,
pode ser de estar a ver mal....lol (que por acaso ate conheço essas baterias da sonigate, pois vou la algumas vezes) mas andre_f_carvalho essas baterias que indica são diferentes uma da outra ou eu muito me engano ou a 1ª é de acido e a 2ª é seca, e pelo que me disseram as de acido não são muito aconselháveis para a robótica, ahahaha já agora na sonigate deves de ter la baterias secas de muitos Ah já la as vi por la com valores de 17Ah com mais ou menos esse tamanho porque depois ate tens maiores e com muito mais Ah.....

boa continuação  ;)

Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: baterias de 12v <10A
« Responder #14 em: 14 de Novembro de 2010, 03:05 »
Ola e boas noites,
pode ser de estar a ver mal....lol (que por acaso ate conheço essas baterias da sonigate, pois vou la algumas vezes) mas andre_f_carvalho essas baterias que indica são diferentes uma da outra ou eu muito me engano ou a 1ª é de acido e a 2ª é seca, e pelo que me disseram as de acido não são muito aconselháveis para a robótica, ahahaha já agora na sonigate deves de ter la baterias secas de muitos Ah já la as vi por la com valores de 17Ah com mais ou menos esse tamanho porque depois ate tens maiores e com muito mais Ah.....

boa continuação  ;)

boas,

eu também la costumo ir muitas vezes, agora menos visto que mudaram de local, as baterias n sao propriamente para robótica, visto que é como fosse alimentar uma trotinete eléctrica, agora aconselhas as secas ou as acidas?