collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Votação

Do you Liked it?

No.
0 (0%)
YES.
1 (100%)

Votos totais: 1

Autor Tópico: PLC open source com RTC e USB  (Lida 47724 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #30 em: 31 de Outubro de 2009, 13:12 »
Pelo que vi é mais orientado para ARMs. Pics e Avrs estão mais limitados no processamento, contudo podemos nos inspirar nesse source e fazer uma versão minimalista.

Obrigado msr.

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #31 em: 01 de Novembro de 2009, 22:42 »
Citar
Digo isto pela simples razão o compilador sugerido pelo jp_ em ladder cria logo o ficheiro hex dai a partida já é um obstáculo  em edita lo

Olá a todos,

Eu estava mais uma vez a passar os olhos pelo tópico e penso que devo esclarecer o seguinte. Quando eu me referi em pegar no ldmicro como o software para programar o PLC e que apenas precisaria-mos de editar-lo eu estava a referir-me a editar o próprio compilador não o .hex que é gerado pelo compilador.

O LDmicro foi desenvolvido em c# (penso eu) e de c# temos nós aqui no fórum entendidos na matéria.

A ideia é fazer o código das instruções como por exemplo comunicação I2C e acrescentar ao LDmicro.


depois nesta janela aparece a instrução I2C assim com estão as outras, como os temporizadores, contadores, PWM, etc 

jp_
« Última modificação: 02 de Novembro de 2009, 09:01 por jp_ »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #32 em: 02 de Novembro de 2009, 10:17 »
Estava mesmo convencido que te referias ao hardware e não ao software.

Nesse caso, tenho que fazer uma leitura sobre o LDmicro antes de pronunciar.

Queres explicar a tua ideia como se focemos os teus possíveis investidores? (Queremos saber tudo mas ainda não sabemos de nada. Convence-nos!)

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #33 em: 02 de Novembro de 2009, 11:32 »
Citar
Estava mesmo convencido que te referias ao hardware e não ao software.

Ora bem, as duas coisas estão interligadas, uma não trabalha sem a outra.

Citar
Queres explicar a tua ideia como se focemos os teus possíveis investidores? (Queremos saber tudo mas ainda não sabemos de nada. Convence-nos!)

Mais tarde voltarei aqui para expor mais concretamente qual a minha ideia e com recurso a imagens.

Mas entretanto uns link's de alguns PLC com PIC pela net:

http://www.electronicsworld.co.uk/asset/564/plc-mcu.pdf

http://www.electronicsworld.co.uk/asset/653/plcmcu.pdf

http://host.nigde.edu.tr/muzam/ew_6of26_2009.zip

Este não é programado em ladder mas sim em assembler ou (C# ou basic).

Porque o compilador LDmicro não está preparado para se usar multiplexer.

A fonte:

http://www.edaboard.com/ftopic333298.html

Depois tem este que é o mais parecido com o que tenho implementado.
Este já usa o LDmicro para programar.



O mesmo plc mas já com rs485 possibilidade de comunicar com outros plc



jp_
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2009, 22:34 por jp_ »

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #34 em: 04 de Dezembro de 2009, 22:20 »
depois de algumas sugestões feitas pelo nosso amigo TigPT e com o seu consentimento passo a transcrever:

Citar
Antes de mais quero explicar o meu comentário:
Eu nunca utilizei um PLC e ainda não percebi bem o que é e para que serve, quando utilizar em vez de um micro, porque será melhor que um micro.
Parece-me ser um modulo de controlo em tempo real programável mais simples de programar mas não sei se será isso.

Com isto acabei por explicar também que muitos dos outros membros podem não conhecer e por isso, e sem o explicares, não se vão interessar. Se queres motivar pessoas para um projecto, tens que as fazer sentir o projecto como delas também. Tens que as fazer antes de mais entender para que é que estão a trabalhar, para depois se poderem organizar e trabalhar. Caso contrário cada um puxa para seu lado e não sai nada de jeito.

Eu pessoalmente não tenho muita disponibilidade mas ajudarei no que poder. Agora não podes é pedir a pessoas como eu que têm pouco tempo para ir pesquisar o que é um PLC ou LADDER ou LOGO ou ZEN ou OMRON que não faço a mínima ideia.


O texto pode parecer um pouco agressivo mas era isso que pretendia. Mostrar-te que quem está a ler algo que desconhece e lhe estão a pedir ajuda sem lhe explicar antes, vão se sentir chateadas e não vão procurar.

Se por outro lado tu antes fizesses uns posts sobre o que é um PLC, onde pode/deve ser aplicado, etc etc, a seguir irás ter muito mais aderência certamente. Porque as pessoas já sabem o que é e podem ter ficado com vontade de o fazer.

Fiz-me entender?

Abraço,


Resolvi tentar explicar qual é o omeu objectivo por outras palavras passo a Explicar:

Citar
Ora um PLC em poucas palavras é um Micro ( PIC; AMR, ETC) qualquer que seja o fabricante, com os periféricos ( entradas e saídas e portas de comunicação ) adaptados para trabalhar com as tensões standard, dos armários eléctricos na industria.
Ou seja o Micro trabalha com 5 ou 3 volts o PLC trabalha com 24V dc e a alimentacão pode até ser de 230Vac.
Podes imaginar o arduino com foto-copuladores nas entradas e relés nas saídas e tens um PLC se o conseguires programar em Ladder ( Escada em português).
Relativamente à comunicação têm protocolos de comunicação standard tipo ( Modbus, profibus ) que são comuns para todos os fabricantes, permitindo desta forma comunicar entre eles.

relativamente ao texto ser agressivo, não me pareceu eu preciso é que me ajudem. Isso foi o que fizeste e por isso

Nova sitação da resposta do  TigPT:
Citar
Este texto é bem mais precptivel.

Bem, pelo que vejo existe ai muita coisa para ser feita e como tal deve de ser subdividido em vários módulos distintos que depois se interliguem para que o projecto seja exequível.

Desde estudar, implementar e testar cada um dos protocolos.

Estudar implementar e testar o "kernel" que vai controlar e servir de interface entre os protocolos, as tarefas, os portos e as tais linguagens que pretendes utilizar. (talvez seja mais fácil fazer a nossa própria linguagem de programação de PLCs do que estar a portar as existentes) 

Estudar, desenhar, prototipar e no fim industrializar uma board.

Abraço,
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2009, 13:39 por jp_ »

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #35 em: 04 de Dezembro de 2009, 23:29 »
Interessante vou ficar a acompanhar.
Alfredo Garcia

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #36 em: 04 de Dezembro de 2009, 23:49 »
Como existe a possibilidade de se usar PIC neste projecto aproveitem novamente as samples da Microchip.

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #37 em: 06 de Dezembro de 2009, 14:04 »
Como existe a possibilidade de se usar PIC neste projecto aproveitem novamente as samples da Microchip.

Já vêm a caminho um 16f886 e em 18f2550.

  - Ambos de 28 pinos porque já tenho algumas pcb de testes feitas para estes micros-
  -  O 16f886 porque já existe um compilador ladder para este micro (Ldmicro) já referido aqui anteriormente.
  - O 18f2550 porque foi sujerido por asena " não usar nada a baixo da familia 18" e também porque têm a possibilidade de se usar a porta USB para programação via bootloader e a outra (RX-TX) para comunicação com periféricos.
Relativamente ao 18f a desvantagem é que não conheço nenhum compilador de ladder para este micro.

Aceito sugestões para outros micros, por isso se estiverem a pensar em outros postem as vossas sugestões.

jp_

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #38 em: 06 de Dezembro de 2009, 14:57 »
Vamos começar com coisas sérias para se perceber como avançar com o projecto.


O que é pretendido?
Suporte, funções, funções obrigatórias e funções facultativas, como programar, é mesmo obrigatório suportar linguagens do mercado ou podemos fazer nós a nossa com mais simples e fácil de trabalhar, etc etc.

Pretendem fazer para um plataforma em concreto ou algo genérico que possa ser portável para qualquer uma? (quando digo plataforma digo família de uC)

Ideias concretas para cima da mesa para podermos analisar, nós os leigos que não sabemos para que os PLC são utilizados percebermos o que é preciso, o que existe, o que pode ser feito, etc etc.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2009, 16:30 por metRo_ »

StarRider

  • Visitante
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #39 em: 12 de Dezembro de 2009, 14:40 »
Boas,

A minha opinião muito sincera é que as PICs indicadas não têm "pica" suficiente ;)

Estamos a falar de uma PIC com apenas 5 MIPS e 14K, e mesmo a 18F2550  fica
pelos modestos 12 MIPs e 32K de flash, e em sockets de 28 pins as portas IO
se calhar, só se calhar,  ficam um pouco à justa.

Acho que se é para ficar com um uC de 8 bits um AVR é de longe superior... mas
bom, bom, é mesmo um ARM... e a diferença de custos acaba por ser na ordem
dos 3 a 4 euros.

Se for para AVRs (e digo AVRs não digo Arduinos) ou ARMs posso ajudar com o
que for necessário, se forem para PICs não estou muito para ai virado... isto com
o devido respeito por todos é claro :)

Abraços
Paulo A.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2009, 14:44 por StarRider »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #40 em: 12 de Dezembro de 2009, 17:05 »
Como já disse, antes de se preocuparem com o telhado, preocupem-se com a base da casa.

O que pretendem que seja, o que pretendem que possa fazer e como, depois então preocupamos-nos com o quê e de que maneira.

Gostava de poder contribuir mas como já disse anteriormente, mal conheço os equipamentos que existem, as necessidades, etc... Deveriam começar por este ponto, quem costuma utilizar e sente as coisas boas e as lacunas do que utiliza, deve de começar a despejar para aqui ideias para depois se estudar e organizar.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2009, 17:12 por metRo_ »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #41 em: 12 de Dezembro de 2009, 18:11 »
Em relação à explicação sobre o que é e para que serve um PLC, acho que falta mencionar um detalhe importante. Nunca usei um PLC nem Ladder, mas estes, especialmente a Ladder, foram concebidos de forma a "evitar" programar (em texto), de maneira a que se torne acessível a pessoas que não sabem (e nem precisam de saber) nada sobre programação C, assembly, etc. Tanto quanto já vi, Ladder é uma linguagem gráfica. Dás um microcontrolador para a mão por exemplo de um electricista e ele não faz nada com aquilo, mas se lhe deres uma PLC e Ladder em pouco tempo ele está a fazer controladores para ligar e desligar uns motores consoante a temperatura num tanque qualquer.

Já aqui foi referido que um PLC também se designa "autómato". Um autómato é uma máquina de estados, digamos, uma forma mais simples de programar acções executadas em certos momentos no tempo e/ou dependendo de valores lidos de entradas digitais/analógicas.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2009, 18:19 por Njay »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #42 em: 12 de Dezembro de 2009, 18:19 »
Exacto e acima de tudo tem que algo concebido para ambientes industriais, eu estou um pouco familiarizado com autómatos pois já os usei em 3 disciplinas e numa delas tivemos de controlar um "brinquedo" que temos na faculdade que é um fábrica em miniatura :)
Não vi assim grande coisa que eu fizesse de maneira diferente, pelo menos os que uso parecem-me bons.

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #43 em: 14 de Dezembro de 2009, 09:03 »
olá, antes de mais quero agradecer o vosso interesse pelo projecto.

Citar
Pretendem fazer para um plataforma em concreto ou algo genérico que possa ser portável para qualquer uma? (quando digo plataforma digo família de uC)

Gostava que fosse portável para qualquer uma.

Desenvolver o compilador gráfico de Ladder que compila-se para por exemplo C e depois dependendo do uC teremos outra ferramenta para converter para o assembler de um uC específico. Penso que se usarmos o C como plataforma intermédia pederemos usar qualquer tipo de uC.

 
Citar
Boas,

A minha opinião muito sincera é que as PICs indicadas não têm "pica" suficiente ;)

Estamos a falar de uma PIC com apenas 5 MIPS e 14K, e mesmo a 18F2550  fica
pelos modestos 12 MIPs e 32K de flash, e em sockets de 28 pins as portas IO
se calhar, só se calhar,  ficam um pouco à justa.

Acho que se é para ficar com um uC de 8 bits um AVR é de longe superior... mas
bom, bom, é mesmo um ARM... e a diferença de custos acaba por ser na ordem
dos 3 a 4 euros.

Se for para AVRs (e digo AVRs não digo Arduinos) ou ARMs posso ajudar com o
que for necessário, se forem para PICs não estou muito para ai virado... isto com
o devido respeito por todos é claro :)

Abraços
Paulo A.


Temos que começar com um pequeno PLC depois parte-se para uma evolução, Se fizer-mos o compilador de ladder para C e depois de C para o assembler podere-mos ir adicionando à medida que for possível várias famílias e cada um vai ajudando na Familia de uC que mais se sente à vontade.

Eu adicionei no primeiro post uma pequena apresentação do que pretendo que o PLC seja capaz de fazer.

Vou acrescentar as funções primárias ou as básicas para que se possa começar.

jp_

Offline robertofonte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: PLC open source
« Responder #44 em: 14 de Abril de 2010, 23:19 »
Eu já usei alguns PLC da Mitsubishi há uns anos.... :)

Neste momento, este  projecto é exactamente a mesma coisa que estou a "estudar" pois ando a desenvolver uma máquina autónoma para a empresa do meu pai e nada melhor que um PLC para controlo :D

Podem contar com a minha ajuda no que conseguir ;)

Olá Fifas, de certo que servirá, com a ajuda de todos de certo que sairá daqui um PLC que se possa mostrar.

Mas em relação ao teu projecto se só precisares de entradas e saídas digitais é so aguardares mais um pouco que irei postar os circuitos que já estão testados e a funcionar e é, só montar e progarmar...
vai passando por aqui e "opina" eu diria antes "opinem"

Como devem  ter reparado alterei o assunto do post.
Acrescentei um RTC e porta USB.

Aguardo sugesto?s para estes acessórios.

A porta USB acho que vai ser esta:

http://loja.lusorobotica.com/modulos/22-modulo-ft232rl-usb-to-serial.html

que dizem está acessível ou vamos à concorrência  ;D ;D

Para o RTC preciso de ajuda. 

jp_

Boas ,
Este é o meu primeiro post, eu tenho uma RTC(real time clock) da loja lusorobotica e neste momento esta a funcionar bem numa EasyPic5, código feito em ccs posso ajudar


Gostava de ajudar


Tb tenho uma EasyPIC 5