collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [MIDI] DIY para musicos -> ABC-Box, com controlo MIDI  (Lida 3827 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
[MIDI] DIY para musicos -> ABC-Box, com controlo MIDI
« em: 20 de Julho de 2016, 23:39 »
Ola a todos,

Em conversa com um amigo que eh musico profissional, surgiu a possiblidade de mais um projecto, desta vez uma ABC-Box controlada por  MIDI.
Uma AB-Box, mas em vez de dois canais, sao tres e em Stereo! Por isso lhe dei o nome de ABC-Box.

Temos a possibilidade de comutar um instrumento entre tres amplificadores, ou comutar tres instrumentos para um aplificador, tendo flexibilidade e variedade de sons distintos.

O controlo por microprocessador permite a configuracao da ABC-Box da seguinte maneira: A ou B ou C, A+B, B+C, A+C ou A+B+C. A comutacao eh feita por um Interruptor de Peh, ou pela entrada MIDI.

A entrada MIDI recebe comandos de Program Change/Controller. A ABC-Box eh programavel e permite ter 128 programas distintos e que sao guardados em memoria Flash.
A ficha MIDI permite tambem Phantom Power.

Existem quatro indicadores LED com diferentes funcionalidades. O LED no topo serve de Status, pisca a cada 1.5s, indicando que a ABC-Box estah operativa. E quanto recebe dados MIDI, este LED vai piscar lento durante 1s. Os tres LEDs de baixo sao um para cada canal ABC, indicando qual dos canais estah activo.


Especificacoes ::

- Quatro jacks stereo 1/4"
- MIDI-Input com 128 programas
- Caixa metalica e comutador de peh robustos
- 4 indicadores LED para Status e canais ABC
- Alimentacao 9-12V DC, 100mA, centro negativo


Anexo umas imagens do exterior e do interior. Exterior um pouco cru, mas caixa bastante resistente.

O que acham? opinioes sao bem vindas!
Sérgio

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: [MIDI] DIY para musicos -> ABC-Box, com controlo MIDI
« Responder #1 em: 21 de Julho de 2016, 00:01 »
Boa pinta, um ar robusto como é preciso nesse tipo de aplicações.

PS: se a entrada é AC/DC, o negativo é onde me apetecer :D

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [MIDI] DIY para musicos -> ABC-Box, com controlo MIDI
« Responder #2 em: 21 de Julho de 2016, 00:05 »
Ah! tens razao, nao tem logica. Estava a pensar na rev2 q vai ser assim. Esta remessa de PCBs ainda eh apenas DC.
Thanks for the warning ;) Ja alterei.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: [MIDI] DIY para musicos -> ABC-Box, com controlo MIDI
« Responder #3 em: 21 de Julho de 2016, 00:19 »
O meu maior "medo" em audio são os ground loops, uma pequena distração e tens um humming que nem sabes por onde o agarrar.
Parece-me que tomaste medidas para mitigar: os jacks parecem isolados de tudo o resto, caixa incluída. Se dos lado dos contactos dos reles (aparentam comutar o audio) não fizeste nenhuma ligação para o resto do circuito, deves estar safo. Se bufar não é da tua "caixa" :D

Aparenta também ter a caixa referenciada à malha do MIDI, não sei se te trará problemas quando estiver a funcionar em modo stand-alone, mas também não me parece que haja uma solução alternativa melhor. À alimentação ia ser bem pior, com a proliferação dos "transformadores" comutados.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [MIDI] DIY para musicos -> ABC-Box, com controlo MIDI
« Responder #4 em: 21 de Julho de 2016, 10:27 »
E tens toda a legitimidade p ter medos. Barulhos em cima do palco ou no estudio, sao extremamente embaracantes.

Os Jacks estao completamente isolados do resto do circuito, exceptuando os contactos dos reles pois os mesmos fazem a comutacao do sinal. O GND dos Jacks estah apenas partilhado entre os Jacks. As cargas de alta impedancia para manter o sinal de saida sem ruidos e pops, estao referenciadas ao GND dos jacks.

A caixa do conector MIDI estah tradicionalmente flutuante. Isto pq a malha do cabo liga no pino 2 central apenas do lado TX.  Esta caixa eh uma RX por isso a malha nao estah ligada na ficha. Isto faz c q a malha do cabo esteja referenciada apenas a um aparelho, ao q transmite, e por isso evita ground loops entre o sinal de comando e possiveis sinais de audio no mesmo referencial, pq possivelmente o lado TX nao tem separacao galvanica entre digital e audio analogico.

O funcionamento do MIDI estah suficientemente bem pensado p q haja isolamento completo entre aparelhos TX e RX. E sendo um comando por loop de corrente, mais ruidos evita.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: [MIDI] DIY para musicos -> ABC-Box, com controlo MIDI
« Responder #5 em: 21 de Julho de 2016, 11:20 »
O que me referia era ao fato de quando está a funcionar sem cabo MIDI ("stand-alone") ficas com a caixa "flutuante".

Na mensagem anterior não fui muito claro, eu sei como o MIDI funciona, há MUITO tempo adicionei MIDI a um teclado de 4 oitavas que não tinha, com uma PIC 16C84 (sim, C, antes das F) e um shift register para conseguir pinos para cobrir a matriz das teclas, também fiz a interface para o PC  (na época ligava ao porto do joystick de 15 pinos), e demorei um bocado a entender o esquema de isolamento e loop de corrente para controlo mas ficou-me.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [MIDI] DIY para musicos -> ABC-Box, com controlo MIDI
« Responder #6 em: 21 de Julho de 2016, 11:33 »
Seu NERD :) eu tb comecei c o 16C54 OTP, depois apareceu o 16C84 c EEPROM, uma festa.
Hoje em dia quem comeca c Flash rapida, Arduinos, RPis... nem sabe a sorte q tem :D

Adoro o MIDI, qd comecei a ter aparelhos de musica q vinham c esta ligacao, nao descansei enqt nao arranjei maneira de os controlar. Mt jeitoso o metodo.

Tens razao em relacao ah caixa, fica flutuante. Vou provavelmente ligar uma anilha ao botao-de-pressao e ao GND da alimentacao. Assim fica melhor, a PSU q trate da coisa. Mesmo q seja SMPS isolada, o transformador tem o condensador EMI entre o primario-secundario q faz descarregar a chispalheira.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: [MIDI] DIY para musicos -> ABC-Box, com controlo MIDI
« Responder #7 em: 21 de Julho de 2016, 12:44 »
Acabamento profissional como sempre.

Nem sabia que era possível enviar comandos via MIDI (Program Change/Controller) :-[ o que também não percebi é porque estão gravados na flash 128 programas, qual a necessidade de tantos?

À uns tempos encontrei este vídeo para gravar metal, nunca experimentei mas parece-me bastante fácil, já precisei de o fazer numa chapa de aço e recorri a brocas + tinta pelo que ficou uma porcaria mas desenrascou:

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [MIDI] DIY para musicos -> ABC-Box, com controlo MIDI
« Responder #8 em: 21 de Julho de 2016, 13:54 »
Acabamento profissional como sempre.

Nem sabia que era possível enviar comandos via MIDI (Program Change/Controller) :-[ o que também não percebi é porque estão gravados na flash 128 programas, qual a necessidade de tantos?

À uns tempos encontrei este vídeo para gravar metal, nunca experimentei mas parece-me bastante fácil, já precisei de o fazer numa chapa de aço e recorri a brocas + tinta pelo que ficou uma porcaria mas desenrascou:



Eh possivel isso e muito mais c o MIDI, https://www.midi.org/specifications/item/table-1-summary-of-midi-message

O sinal MIDI eh normalmente ligado a todos os aparelhos q o comportam. Por vezes ha interligacao entre os varios musicos, ao mesmo sinal MIDI, para q o sincronismo de beat/clock esteja certo. Ex.: se o baterista enviar o MIDI clock/beat p todos, quem tiver pedais de delay/reverb/outro, fica c o som sincopado e nao atrasado/adiantado. Eh extremamente desagradavel ouvir um delay de uma guitarra em q as repeticoes sao aceleradas/atrasadas em relacao ao tempo da musica.

O numero de programas/patchs disponiveis eh bastante util pois cada programa significa uma configuracao. No meu caso, eu uso varios programas por musica. Chego a ter 5 programas por musica. Ha programas partilhados entre musicas pois usa-se a mesma configuracao dos aparelhos. Facilmente se chegam aos 50 programas gravados. Ja li de musicos q chegam a ter 100 programas p um espectaculo inteiro! :)


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: [MIDI] DIY para musicos -> ABC-Box, com controlo MIDI
« Responder #9 em: 21 de Julho de 2016, 14:11 »
o que também não percebi é porque estão gravados na flash 128 programas, qual a necessidade de tantos?

Penso que duvida e', se:

O controlo por microprocessador permite a configuracao da ABC-Box da seguinte maneira: A ou B ou C, A+B, B+C, A+C ou A+B+C. A comutacao eh feita por um Interruptor de Peh, ou pela entrada MIDI.

So existem 7 ? opcoes de comutacao? porque a necessidade de guardar 128 programas. ?

Talvez pelo que entenda, como isso 'e um midi-in e existem 128 programas possiveis no MIDI, entao existe um mapeamento desses programas para as combinacoes (comutacoes).

Em C algo do genero:
UINT8 EstadoDosReles[128] = { , ... };

Como isso pode ser usado em conjunto com outros efeitos, pode haver combinacoes que em certos programas essa ABX-Box esteja desligadaa, mas outros efeitos ao receberem o programa, estao ligados.


Isso levanta outra duvida,
Como programas o numero do programa associado `a comutacao? (Mapeamento) ?


Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [MIDI] DIY para musicos -> ABC-Box, com controlo MIDI
« Responder #10 em: 21 de Julho de 2016, 14:16 »
So existem 7 ? opcoes de comutacao? porque a necessidade de guardar 128 programas. ?

Talvez pelo que entenda, como isso 'e um midi-in e existem 128 programas possiveis no MIDI, entao existe um mapeamento desses programas para as combinacoes (comutacoes).

Em C algo do genero:
UINT8 EstadoDosReles[128] = { , ... };

Como isso pode ser usado em conjunto com outros efeitos, pode haver combinacoes que em certos programas essa ABX-Box esteja desligadaa, mas outros efeitos ao receberem o programa, estao ligados.

Eh isso mesmo, melhor explicado eu nao conseguia: Cada programa guarda o estado dos reles.




Isso levanta outra duvida,
Como programas o numero do programa associado `a comutacao? (Mapeamento) ?

Em modo de programacao, o programa MIDI q for recebido eh guardado juntamente c o estado dos reles.