collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Hoje às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Desenho de PCB com motores e módulo rádio  (Lida 3094 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Desenho de PCB com motores e módulo rádio
« em: 24 de Março de 2014, 13:40 »
Estou a desenhar uma PCB para um projecto que vai incluir um módulo rádio assim como o controlo de 2 motores steppers (para controlo dos steppers vou usar o conhecido A4988
).

Neste momento está tudo testado e na verdade não tive problemas causados pelo ruido que os motores poderam estar a introduzir, mesmo assim, ao desenhar a PCB queria saber o que fazer para tentar evitar ao máximo a existencia de ruido que possa influenciar o sistema.

Ou como para alem do controlo dos motores tudo o resto é digital não necessito de ter grandes preocupações?

No rádio iriei utilizar uma antena externa, comparativamente a uma antena desenhada na PCB ou mesmo uma chip antena, para alem do alcance, uma antena externa deve estar menos susceptivel a este tipo de ruidos, certo?

A alimentação da placa e dos motores é feita pela mesma bateria.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Desenho de PCB com motores e módulo rádio
« Responder #1 em: 24 de Março de 2014, 17:42 »
Separar massas analógicas e digitais, ligar as duas apenas em UM ponto, possivelmente através de um inductor, ou inductor e ferrites(convem que as vás escolher, quando abrires datasheets de ferrites vai ser engraçado, existem centenas de modelos, cada um com a sua impedância e resposta a frequência diferente).

A antena convem ficar o mais longe possivel de tudo o resto, uso liberal de ferrites entre parte digital e o transmissor RF, antena externa tipicamente tem mais ganho o que pode causar ainda mais problemas de ruido induzido em traços, principalmente coisas analógicas.

Mesmo na alimentação podes tentar separar a parte digital e analógica, visto que a massa não absorve ruido como que por magia, quanto mais bem separados ficarem os sistemas melhor.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Desenho de PCB com motores e módulo rádio
« Responder #2 em: 24 de Março de 2014, 18:40 »
Imagina que tenho um micro logado a um A4988 e este a controlar os steppers. Tenho outro micro ligado ao modulo radio, e estes dois micros ligados entre eles por porta serie. A massa analogica no meu caso sera so a do a4988?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Desenho de PCB com motores e módulo rádio
« Responder #3 em: 24 de Março de 2014, 18:53 »
Sim, será da tua secção que trata dos steppers, não é bem bem só analógica, trata-a como uma zona de massa em que circulam correntes elevadas, tenta isolar isso do resto dos micros e afins, seja com planos separados ligados por uma resistência/inductor/ferrites, ou com um cut-out no plano, e separação fisica tambem, tipo micros numa ponta da placa, drivers na outra.
Avr fanboy