collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: HMC6352 bússola digital como gerador percursos para invisuais  (Lida 5293 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Asilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Olá pessoal
como sou iniciante agradecia a vossa ajuda e compreensão por alguma falta de conhecimento
Estou a desenvolver um projecto no arduino uno que basicamente é um gerador de percursos para invisuais, e ao encontrar o sensor HMC6352 fiquei com duvidas sobre os dados que o mesmo devolviam, alquem me pode esclarecer se este sensor é apenas uma bussola ou é tambem um GPS.
Na verdade para gerar e verificar um percurso eu preciso de um modulo GPS para a todo o momento ter a noção da localização.
Alguem me pode dar uma dica de um sensor que preencha estes requisitos e que tenha um custo aceitavel????

Abraço
Berto

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: HMC6352 bússola digital como gerador percursos para invisuais
« Responder #1 em: 30 de Julho de 2011, 02:32 »
Olá Asilva, o sensor que indicaste é uma bussola de dois eixos pelo que uma rápida pesquisa revelou.

Tem em atenção que um módulo GPS não tem precisão suficiente para a tua aplicação, vais ter de fundir o GPS e outros sensores para conseguires ter uma localização correcta para um invisual, vai ser um desafio!

No carro em que estou a trabalhar usamos GPS diferencial (mto mais preciso que um gps normal) e mesmo assim nem sempre temos localizações correctas devido sobretudo a reflexões em edificios ou mesmo bloqueamento dos sinais GPS.

Cumprimentos, Mauro.

Offline Asilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: HMC6352 bússola digital como gerador percursos para invisuais
« Responder #2 em: 31 de Julho de 2011, 11:38 »
Olá maurosmartins
Realmente, tambem me pareceu que se tratava apenas de uma bussula, fiquei com duvidas porque este produto onde eu pesquisei estava catalogado com sendo GPS.
Quanto á precisão, claro que é um aspecto muito importante para um trabalho desta natureza, mas eu apenas o estou a desenvolver a nivel academico, posso lidar bem com o erro que resulta dessa imprecisão ( o problema é que qualquer modulo de GPS que encontrei na Net é realmente muito dispendioso +/- 60 $).
Um grande desafio que tambem me estou a deparar neste projecto é gravar trechos de som num cartão SD com o arduino.
Qualquer dica sobre algum modulo GPS que exista em preços interessantes, ou informação sobre gravar ficheiros de som num cartão SD no arduino eram bem vindas.

Abraço
Berto

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: HMC6352 bússola digital como gerador percursos para invisuais
« Responder #3 em: 31 de Julho de 2011, 14:20 »
Nem vais encontrar nenhum GPS por menos que isso, só se for aqueles manhosos do eBay que tanto trabalham como não...
Mesmo para fins académicos, erros de meia duzia de metros não me parecem muito aceitaveis.

O som o mais facil é simplesmente usar FAT no cartão e usar a biblioteca SD para Arduino, guardas o som em PCM/WAV a 8Khz e depois é facil de meter um timer a correr esse som.
Avr fanboy

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: HMC6352 bússola digital como gerador percursos para invisuais
« Responder #4 em: 31 de Julho de 2011, 14:45 »
Tens este aqui por pouco mais de 17€:
http://pt.mouser.com/ProductDetail/Maestro-Wireless-Solutions/A1035-H/?qs=sGAEpiMZZMsjLMBIknjmknI83wAc1FiLrP800DYMdFM%3d

Parece-me bem jeitoso. Se o comprares depois deixa aqui o feedback para a malta ficar a conhecer melhor o módulo :)

Offline Asilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: HMC6352 bússola digital como gerador percursos para invisuais
« Responder #5 em: 01 de Agosto de 2011, 23:37 »
  Obrigada a todos pelo feedback

  msr, estive a observar o gps que indicastes, as caracteristicas parecem realmente formidaveis, (precisão de 2 a 2.5 mts), o que não consegui perceber foi quais eram as saidas (as informações sobre os filamentos de saida eram muito escassas, após pesquisa no fabricante verifiquei que este modulo era parte integrante de um outro mais completo, (mas custa 160Euros) mesmo assim sou capaz de experimentar.
  senso, realmente 6 metros é pouco aceitaval para um projecto desta natureza, até mesmo 2 metros não é aceitavel, penso que neste momento não existe ainda sensores que tenham precisão aceitavel ( pois num espaço de 0.5 mts pode matar um invisual), o que queria dizer é que neste momento o que realmente preciso é de um modulo que me dê dados que me permita meter mãos na massa, estou consciente que este projecto com a tecnologia actual (e particularmente a que posso adquirir) não é viavel mas mesmo assim encarei isto como um desafio aliciante e motivador. O meu parecer sobre a realização de ficheiros de som com o arduino não foi da minha experiencia mas sim daquilo que pesquisei na NET, acabei de fazer o amplificador para o microfone e entretanto tambem vou experimentar.
  Abraço a todos, e vou agradecendo todos os comentários
  Berto
 

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: HMC6352 bússola digital como gerador percursos para invisuais
« Responder #6 em: 02 de Agosto de 2011, 00:58 »
  Obrigada a todos pelo feedback

  msr, estive a observar o gps que indicastes, as caracteristicas parecem realmente formidaveis, (precisão de 2 a 2.5 mts), o que não consegui perceber foi quais eram as saidas (as informações sobre os filamentos de saida eram muito escassas, após pesquisa no fabricante verifiquei que este modulo era parte integrante de um outro mais completo, (mas custa 160Euros) mesmo assim sou capaz de experimentar.
  senso, realmente 6 metros é pouco aceitaval para um projecto desta natureza, até mesmo 2 metros não é aceitavel, penso que neste momento não existe ainda sensores que tenham precisão aceitavel ( pois num espaço de 0.5 mts pode matar um invisual), o que queria dizer é que neste momento o que realmente preciso é de um modulo que me dê dados que me permita meter mãos na massa, estou consciente que este projecto com a tecnologia actual (e particularmente a que posso adquirir) não é viavel mas mesmo assim encarei isto como um desafio aliciante e motivador. O meu parecer sobre a realização de ficheiros de som com o arduino não foi da minha experiencia mas sim daquilo que pesquisei na NET, acabei de fazer o amplificador para o microfone e entretanto tambem vou experimentar.
  Abraço a todos, e vou agradecendo todos os comentários
  Berto

uma ideia, se usar mais do que um modulo, não iria conseguir obter uma melhor precisão?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: HMC6352 bússola digital como gerador percursos para invisuais
« Responder #7 em: 02 de Agosto de 2011, 01:34 »
A saida está lá bem clara, serial com baud-rate default de 4800, até 115200, saida na tipica string NMEA, está logo na página 2 da datasheet....
Avr fanboy

Offline Asilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: HMC6352 bússola digital como gerador percursos para invisuais
« Responder #8 em: 02 de Agosto de 2011, 06:47 »
senso,espero não estar a dizer nenhuma asneira, mas quando falei na saida estava a referir-me á parte fisica do sensor (pinos para fazer a conexão com o arduino) não ao tipo de dados de saida.

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: HMC6352 bússola digital como gerador percursos para invisuais
« Responder #9 em: 02 de Agosto de 2011, 10:13 »
uma ideia, se usar mais do que um modulo, não iria conseguir obter uma melhor precisão?
Essa idea foi discutida aqui: http://letsmakerobots.com/node/23827  ;)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: HMC6352 bússola digital como gerador percursos para invisuais
« Responder #10 em: 02 de Agosto de 2011, 12:43 »
Aquilo é facil de soldar, mais que não seja com meia duzia de fios.
Avr fanboy