collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Dremel sem precisão  (Lida 52697 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Dremel sem precisão
« Responder #15 em: 14 de Setembro de 2012, 20:32 »
Boas,

Dropes, para fixar a broca usas essa bucha com aquilo que fixa a broca que normalmente é em bronze? É que se for só com muita sorte é que vais resolver isso, penso que seja um "calhar" bem a peça de bronze, o melhor é comprar uma mini bucha de aperto igual as dos berbequins ....aquelas que tem " 3 pinça lá dentro" ....após ter gasto também alguns €€€€ nessas peças só com uma bucha dessa é que resolveu a coisa ;) 

Já agora ja testas-te as brocas em outra maquina?

...e já me esquecia hehehe qual as RPM's max´s que a broca pode atingir? ate pode ser disso ;) muitas delas ( isto das melhores) eles recomendam 4,000~5,000 rpm's assim como as freses mais do que isso e elas fazem isso ou simplesmente partem. 

Abraço.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2012, 20:46 por LoneWolf »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Dremel sem precisão
« Responder #16 em: 14 de Setembro de 2012, 23:58 »
Boas LoneWolf

Após ter lido algumas vezes o que escreveste, acabei por ficar confuso com a pergunta.
Volto a colocar aqui a mesma imagem porque já passou de página e parece que não leste as mensagens anteriores:

Para fixar a broca, a peça 18 enrosca na 3, no meio fica a bucha (19). Esta bucha de origem é em alumínio.
A peça que te referes com 3 pinças lá dentro chama-se Multi Chuck e não funciona , como já tinha mencionado no 1º post.
Quanto mais fina é a broca, menor tem de ser a velocidade foi por isso que coloquei um balastro na alimentação e funciona perfeitamente.
O facto dela oscilar não tem nada a ver com a velocidade, desde o momento que começa a rodar até às 33000rpm tem de se manter direita.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dremel sem precisão
« Responder #17 em: 15 de Setembro de 2012, 00:01 »
Não, porque as brocas só são equilibradas estaticamente o que lhe garante que até X rpm não vibram, dai para cima a distribuição não uniforme de peso vai levar a melhor e as brocas vão vibrar ou até partir devido a forças de vibração extremas, por isso é que existem fresas que custam 100, 200, 300€ e estou a falar em fresas desse tamanho e pouco maiores, por serem feitas de outros metais e porque são feitas para rotações na casa das centenas de milhar de voltas por minuto.

Sim, todas essas peças são cónicas, que é para ajudar a centrar a broca.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Dremel sem precisão
« Responder #18 em: 15 de Setembro de 2012, 00:07 »
Apenas quis referir que o facto da broca oscilar não vai depender da velocidade, deve andar pelas 5000rpm.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dremel sem precisão
« Responder #19 em: 15 de Setembro de 2012, 00:23 »
Mas depende, quanto maior é a velocidade mais ela vai oscilar.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Dremel sem precisão
« Responder #20 em: 15 de Setembro de 2012, 00:33 »
Ok... claro que se o peso não estiver centrado vai oscilar mais com a rotação, isso é óbvio, o que coloco fora de questão neste caso pela baixa velocidade e estando a broca centrada, não tem nada que oscilar.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Dremel sem precisão
« Responder #21 em: 15 de Setembro de 2012, 16:10 »
Isto é uma foto comparativa que tirei na altura sobre o defeito que tinha um dos mini-berbequins no suporte da bucha:



Este berbequim faz cerca de 10Krpm. Sei que isto é um defeito do berbequim porque mais tarde comprei outro igual e não tem este problema (assim como a minha Dremel e Einhel não têm). O defeito é que a broca não está direita no seguimento do eixo do motor, e portanto a ponta em vez de rodar sobre si própria faz circunferências em torno do eixo sobre o qual deveria rodar. O defeito é mais pronunciado quanto mais nos afastamos do berbequim ao longo da broca.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Dremel sem precisão
« Responder #22 em: 15 de Setembro de 2012, 17:11 »
É bom saber que o defeito é mesmo do mini-drill e ser considerado uma anomalia.
Também é muito complicado de encontrar este tema na net, só se encontram acessórios e bricolage com eles, agora para furar PCBs ou falam mal dele ou não se fala.
Realizo sempre as furações completamente às escuras com uma daquelas lanternas USB a iluminar a PCB, à frente tenho um suporte com lupa. Não é que veja mal mas esforço mais a vista com reflexos e tentar ver onde tenho de furar com precisão... as dimensões das pads por vezes não ajudam.

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Dremel sem precisão
« Responder #23 em: 15 de Setembro de 2012, 18:04 »
Eu tinha uma muito boa ideia das dremel, mas utilizar pinças de alumínio não me parece o mais apropriado, nas ferramentas profissionais utiliza-se o aço ou pelo menos bronze, compra uma pinça de aperto rápido que aperta em três pontos e deve ser mais precisa.
Alfredo Garcia

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Dremel sem precisão
« Responder #24 em: 16 de Setembro de 2012, 03:27 »
Para teres a certeza é arranjares outra Dremel (ou Einhel, ou outra com velocidades similares) e testares com a mesma broca.

Então tens uma CNC para furar e ainda posicionas a broca à mão :D? Tens que fazer um programa de PC para posicionares os buracos à mão em cima do desenho do PCB (ou ler um ficheiro .DRL se estiver disponível) e depois deixar a gaja fazer os buracos sozinha!

O berbequim Dremel em si é bom, agora os acessórios... demasiado plástico. Não são de precisão, nem para madeira.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Dremel sem precisão
« Responder #25 em: 16 de Setembro de 2012, 14:17 »
Epá, a CNC está em fase de estudo, já funciona bem e reconhece as posições de furação em DXF ou NC (Eagle), se aparecer outro formato também é possível programar para isso.  ::)
Para se posicionar a PCB basta cola-la na base, clicar num furo da imagem e de seguida em "GoTo", a seguir fazem-se pequenos ajustes através de setas ou teclado, depois seleciona-se outro furo e repete-se isto até se ter a certeza que a PCB está bem colocada, depois é só fazer "Run" e ficar a ver... também dá para ver a estimativa do tempo restante entre outras coisas, ainda estou em detalhes.



Última atualização: http://pdropes.blogspot.pt/search/label/CNC%20Drill

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Dremel sem precisão
« Responder #26 em: 16 de Setembro de 2012, 14:55 »
Ah bom :)!

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Dremel sem precisão
« Responder #27 em: 16 de Setembro de 2012, 15:37 »
O projecto está muito bom, parabens!

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Dremel sem precisão
« Responder #28 em: 16 de Setembro de 2012, 16:16 »
Obrigado, espero pelo teu  ;)

last edit: estou a ver se arranjo uma caixa em acrílico para a electrónica, pó+serradura+230VAC não funciona.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2012, 21:33 por dropes »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Dremel sem precisão
« Responder #29 em: 17 de Setembro de 2012, 01:43 »
last edit: estou a ver se arranjo uma caixa em acrílico para a electrónica, pó+serradura+230VAC não funciona.

Arranja-me o desenho que mando-te fazer as peças em acrilico!