collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Servo rodar o mais lento possivel 45 graus para a direita e 45 para a esquerda  (Lida 14985 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Servo rodar o mais lento possivel 45 graus para a direita e 45 para a esquerda
« Responder #15 em: 14 de Janeiro de 2015, 13:11 »
A referência do arduino é vosso amigo:

http://arduino.cc/en/reference/delay

A lista da documentação dos comandos todos:

http://arduino.cc/en/Reference/HomePage

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Servo rodar o mais lento possivel 45 graus para a direita e 45 para a esquerda
« Responder #16 em: 14 de Janeiro de 2015, 14:31 »
Se dermos uma olhadela rápida pelos teus tópicos aqui no fórum vamos ver projectos com arduinos e rf, telemoveis, alarmes... fico espantado como é que até agora não aprendeste rigorosamente nada sobre programação. Tens aqui uma lista de tutoriais sobre arduino:

http://playground.arduino.cc/Main/TutorialList

Se não souberes Inglês, tá na hora de aprender. Tens aqui a grande ajuda do google:

https://translate.google.com/

Mas não traduzas a página toda que assim não aprendes rigorosamente nada. Vai traduzindo frase a frase, que assim ao fim de um par de horas já tás a perceber umas coisas de Inglês.

Citar
Dá um peixe a um homem e ele fica alimentado por um dia; ensina-o a pescar, e ele fica alimentado para o resto da vida!

É verdade como viste vontade nunca faltou para novas ideias novos projetos...mas de servos podes procurar que não vais encontrar da minha parte...não sei ...assumir que não sei é um crime? Enquanto for um forum de partilha de ideias de mostrar algo..postarei sabendo ou não cada um é de livre vontade para escrever dentro do bom senso.  Agora não tenho culpa de ser curioso e querer saber como se faz...mas dai a saber fazer tudo nao sei..nem nunca saberei. Sou fraco de raciocinio não é a minha area. É o mais sincero que te posso ser.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Servo rodar o mais lento possivel 45 graus para a direita e 45 para a esquerda
« Responder #17 em: 14 de Janeiro de 2015, 14:35 »
Pegando no código do jm, e assumindo que a posição central  são os 90 graus,para teres um movimento do servo de 20 graus, o código fica algo como:

Código: [Seleccione]
void loop()
{
    int i;
    for (i=90;i>(90-20);i--) { //roda entre o centro (90º) 20º para uma direção
        motor.write(i);
         //delay(xx);
    }
    //delay(xx);
    for (i=(90-20);i<90;i++) { // e volta ao centro
         motor.write(i);
        //delay(xx);
    }
    //delay(xx);

    for (i=90;i<(90+20);i++) { //roda entre o centro (90º) 20º para a outra direção
        motor.write(i);
        //delay(xx);
    }
    //delay(xx);
    for (i=(90+20);i>90;i--) { // e volta ao centro
        motor.write(i);
        //delay(xx);
    }
    //delay(xx); //ULTIMO DELAY
}

O delay que tens que mudar é o que está dentro dos 'for'. O minimo é 1ms (sendo que com 1 ms roda rápido). Se queres uma rotação lenta, terás que aumentar esse delay para um valor mais alto.

O delay fora dos for (nomeadamente o ultimo delay) serve para fazeres uma 'pausa' até o código se repetir novamente.

Ferb

Ferb obrigado eu ja tinha tentado alterar o 20 pelo 45 mas nao resultou. Mas eu vou comprar outro servo pois eu acho que aquele ja deve tar danificado...
Mas eu vou tentar novamente. Pois o servo tinha um travao ..depois eu cortei e agora para nao terca rotacao continua coloquei um travao um parafuso mt pequeno mas é mais largo que o bocado de plastico que tava de origem e pode ter influencia.
Depois dou feedback.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Servo rodar o mais lento possivel 45 graus para a direita e 45 para a esquerda
« Responder #18 em: 14 de Janeiro de 2015, 15:10 »
Tipicamente quando se modifica para rotação continua o potenciometro tambem salta fora e soldam-se duas resistências para definir o ponto dos 90º que é para puderes mandar o servo parar, como é que modificaste o servo ao certo?
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Servo rodar o mais lento possivel 45 graus para a direita e 45 para a esquerda
« Responder #19 em: 14 de Janeiro de 2015, 15:31 »
Se dermos uma olhadela rápida pelos teus tópicos aqui no fórum vamos ver projectos com arduinos e rf, telemoveis, alarmes... fico espantado como é que até agora não aprendeste rigorosamente nada sobre programação.

Ficas ? Eu não .. é o legado do arduino: copiar qualquer um sabe, fazer é só para os bons.

Triste, muito triste ...

Abraços,
PA

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Servo rodar o mais lento possivel 45 graus para a direita e 45 para a esquerda
« Responder #20 em: 14 de Janeiro de 2015, 15:55 »
É verdade como viste vontade nunca faltou para novas ideias novos projetos...mas de servos podes procurar que não vais encontrar da minha parte...não sei ...assumir que não sei é um crime? Enquanto for um forum de partilha de ideias de mostrar algo..postarei sabendo ou não cada um é de livre vontade para escrever dentro do bom senso.  Agora não tenho culpa de ser curioso e querer saber como se faz...mas dai a saber fazer tudo nao sei..nem nunca saberei. Sou fraco de raciocinio não é a minha area. É o mais sincero que te posso ser.
Apenas manifestei o meu espanto por, depois de vários projectos com arduino, alguns envolvendo telemóvel e RF (ou seja, coisas até relativamente "avançadas"), e de já andares por aqui há algum tempo, aparentares não saber quase rigorosamente nada de programação. Não há "fracos de raciocínio"; dito dessa forma até parece que queres que tenham pena de ti e que te atendam aos pedidos "por favor". Fizeste projectos e não aprendeste nada de programação, o que quer dizer que te limitaste a copiar e a juntar pedaços de código sem teres a menor ideia do que fazem e sem entenderes como o fazem. Assim claro que não aprendeste nada, e voltarás a vir aqui vezes sem conta perguntar o que deves alterar exactamente no código (ou que o alterem por ti), vindo de um qualquer outro lado da net, para fazer X. A questão é que, assim não vais a lado nenhum; não avanças, não evoluis, não aprendes, não te tornas independente, não fazes exactamente aquilo que gostarias de fazer, e ficas eternamente dependente da boa vontade de outros.

A solução, definitiva, para as tuas dúvidas, é que precisas de fazer uma pausa e estudar exclusivamente programação. Vais ver que depois de o fazeres vais sentir que não há limites às tuas ideias, vais sentir que estás sempre em controlo e que consegues fazer o que quer que seja que te ocorra. Isto não quer dizer que vais deixar de ter dúvidas e perguntar, mas as perguntas vão passar de "que texto tenho que mudar neste código para fazer X" para "tou a meter X no registo mas tá-me a dar Y, alguém já teve este problema?" e, até pode até não parecer, mas há uma diferença gigante e fundamental entre estas 2 perguntas. Podes não estar a cer a coisa desta forma, mas estou a ajudar-te muito mais do que qualquer outra resposta com código.

StarRider

  • Visitante
Re: Servo rodar o mais lento possivel 45 graus para a direita e 45 para a esquerda
« Responder #21 em: 14 de Janeiro de 2015, 16:12 »
Boas,

Copiar pode ser uma forma de aprendizagem, penso que todos nós já usámos código que não foi
de nossa autoria, eu já o fiz várias vezes, na maioria dos casos porque sou obrigado a isso a nível
profissional, mas uma coisa posso afirmar, nunca usei uma linha de código de terceiros que não tenha
passado a pente fino, faço questão de perceber e analisar todos os algoritmos ... é uma excelente
forma de acumular conhecimento.

Abraços,
PA

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Servo rodar o mais lento possivel 45 graus para a direita e 45 para a esquerda
« Responder #22 em: 14 de Janeiro de 2015, 19:57 »
Njay... não vou dizer que tens razão porque tens. Tens toda...menos a parte da pena...
Ja que estamos a falar de penas...este projeto que assim pode ser chamado é para uma chocadeira ...é para que esta possa baloicar esses 45 para um lado e 45 para o outro...mas já vi que 45 é muito tenho que reduzir o angulo. Como já disse é verdade...o que disseste eu procuro tutoriais e tento fazer aquilo que imaginei com o que encontro...por aí..não estou a aproveitar me do trabalho dos outros por maldade sim para minha necessidade...este sistema de baloiçar no mercado é caro..custa muito dinheiro.
Agora....sim gostaria muito de aprender programação...mas eu faço coisas exporadicas e nem sempre há tempo e pai como sou como muitos deverão aqui ser não consigo ter concentraçao para isto..mas tambem gostaria de aprender mecanica...de aprender ingles de aprender carpintaria de medicina etc etc.muita coisa entendes? Não é ser comodista é tentar encontrar caminhos que nos facilitem sem ter que propriamente ser experts em uma coisa que não tem sequer a ver como a vida profissional...que neste caso nada tem a ver mesmo. Sou mecanico de avioes. Eu penso que já me entendeste e dou te razao como te disse. Mas como tambem te disse sempre que quiser algo e que nao saiba...nao vou matar a cabeça e vou pedir ajuda a quem sabe ..cada macaco no seu galho. Quando tas doente acho que vais ao medico..e por ai fora.
Penso mais uma vez ter sido claro e agradeço a tua boa vontade..e se quiseres ajudar ajudas se não amigos na mesma...é a vida. Um dia se for ao contrário não farei o mesmo que tu... dou te a cana dou te os peixes dou o carvao e o vinho...

Senso...eu alterei o servo apenas partindo o plastico da roldana. Nunca usei o potenciometro

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Servo rodar o mais lento possivel 45 graus para a direita e 45 para a esquerda
« Responder #23 em: 14 de Janeiro de 2015, 20:16 »
Eu comecei como tu com Arduino e a copiar da NET (apesar de já ter uns conceitos de programação, um gajo tem de ser criativo a fazer auxiliares de memória lol) mas graças a deus tive um prof que me abriu os olhos e obrigou-me a aprender assembly e a construir as minha PCBs para os PIC's custa de início mas depois verás que um novo mundo fica a teus pés para fazeres tudo o que possas imaginar.
Apenas uma dica, se poemas usar numa chocadeira  penso que o mais benefício seria fazeres 45 graus esperares uma hora ou coisa parecida, pelo que em tempos pesquisei o movimento não precisa de ser constante, até porque quando feito à mão o que recomendam é de 12 em 12 horas se não me engano

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Servo rodar o mais lento possivel 45 graus para a direita e 45 para a esquerda
« Responder #24 em: 18 de Janeiro de 2015, 17:09 »

Njay... não vou dizer que tens razão porque tens. Tens toda...menos a parte da pena...
Ja que estamos a falar de penas...este projeto que assim pode ser chamado é para uma chocadeira ...é para que esta possa baloicar esses 45 para um lado e 45 para o outro...mas já vi que 45 é muito tenho que reduzir o angulo. Como já disse é verdade...o que disseste eu procuro tutoriais e tento fazer aquilo que imaginei com o que encontro...por aí..não estou a aproveitar me do trabalho dos outros por maldade sim para minha necessidade...este sistema de baloiçar no mercado é caro..custa muito dinheiro.
Agora....sim gostaria muito de aprender programação...mas eu faço coisas exporadicas e nem sempre há tempo e pai como sou como muitos deverão aqui ser não consigo ter concentraçao para isto..mas tambem gostaria de aprender mecanica...de aprender ingles de aprender carpintaria de medicina etc etc.muita coisa entendes? Não é ser comodista é tentar encontrar caminhos que nos facilitem sem ter que propriamente ser experts em uma coisa que não tem sequer a ver como a vida profissional...que neste caso nada tem a ver mesmo. Sou mecanico de avioes. Eu penso que já me entendeste e dou te razao como te disse. Mas como tambem te disse sempre que quiser algo e que nao saiba...nao vou matar a cabeça e vou pedir ajuda a quem sabe ..cada macaco no seu galho. Quando tas doente acho que vais ao medico..e por ai fora.
Penso mais uma vez ter sido claro e agradeço a tua boa vontade..e se quiseres ajudar ajudas se não amigos na mesma...é a vida. Um dia se for ao contrário não farei o mesmo que tu... dou te a cana dou te os peixes dou o carvao e o vinho...

Senso...eu alterei o servo apenas partindo o plastico da roldana. Nunca usei o potenciometro
[offtopic]
Vou escrever isto porque já dei comigo a pensar nisto em vários momentos da minha curta existência e que em parte até me preocupam.

Este tipo de coisas dá sempre que pensar.
E o que é certo é que a quantidade de gente que anda a aparecer por aqui a "pedir código feito" são imensas.

Eu mesmo o fiz e colei código meu com erros para "eles" corrigirem.
Já tive aqui gente que me explicou a coisa de maneira técnica, outros fizeram e deram me feito, já tive quem me desenhou PCB's...
E quando te fazem as coisas pouco ou nada aprendes e vais voltar com a mesma dúvida depois. Contudo nunca ninguém se recusou a explicar-me. Explicar e fazer são coisas diferentes.

Já aprendi e evolui muito por aqui, e a maneira como expões as dúvidas demostra essa essa evolução ou a inexistência dela.
Eu pouco percebia na pratica das coisas só teoria que é o que nos ensinam na universidade. E daí as minhas dificuldades iniciais.

Entendo o teu ponto de vista. O tempo que temos nos dias de hoje é quase nulo. A vontade de procurar atalhos é enorme porque nos permite chegar à solução (ineficientemente). Existem muitas coisas que nos absorvem ainda por cima és pai e tens uma família.

Mas também temos de nos por no lugar dos experts. Se a chocadeira que falas é cara é porque algum deles teve esse trabalho numa empresa qualquer ao desenvolvê-la. E muitos deles também têm família e assim. Deste o exemplo de estar doente e ir ao médico. Mas ninguém vai ao médico de graça.
O mesmo se aplica aqui, se chegasses ao pés de algum deles é dissesses quero uma coisa que faça isto e aquilo. Pagavas e eles faziam do início ao fim. Como ao médico.

Isto para dizer que ambos os lados têm a sua razão.
E que o sociedade e toda sua tecnologia de facilitar a nossa vivência no mundo permite nos estar em tanto lado a toda a hora, fazer tantas coisas que antes seriam inalcansaveis que não somos felizes com o pouco que podemos fazer com as capacidades que temos.

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Servo rodar o mais lento possivel 45 graus para a direita e 45 para a esquerda
« Responder #25 em: 18 de Janeiro de 2015, 21:53 »
Só queria deixar aqui o meu comentario...

Na minha opinião as pessoas não são obrigadas a saber tudo, por outro lado, responder a uma pergunta de alguem tambem não é uma obrigação, quem quer responde, quem não quer não responde.
Eu sou do tipo de pessoas que gosta de aprender tudo (o que me interessa, que tambem são varios campos), mas entendo muito bem quem não o quer fazer, porque tem outras coisas para fazer, ou simplesmente não lhe apetece.
Fazer a "papa toda" tambem não é coisa que me incomoda, desde que a pessoa entenda o que foi feito por ela, e tente aprender, se nao quiser tambem não morro, tambem só faço a papa toda se puder, e se me apetecer.
Provavelmente não faço a "papa toda" para a mesma pessoas vezes sem conta, tambem não sou parvo (ou assim quero acreditar).
A internet tem evoluido, porque ha pessoas que fazem o arduino opensource e muitos outros opensources por ai, porque algumas pessoas "fazem a papa toda" para que muitos nao o tenham de fazer e a oferecem de borla.
Todos nos vamos buscar coisas que os outros fizeram a custo "zero" e usamos e abusamos dessas "coisas", no entanto, se eles não o tivessem feito de forma tão detalhada, muitos de nos, nem sequer sabiamos nada, ou os que tem capacidade para tal, teriam de fazer sempre tudo "from scratch".

Por outro lado, gostaria de saber quantas pessoas deixaram de perguntar outras coisas simplesmente porque vieram a um forum e foram "flamadas" por não quererem aprender logo. Quantas pessoas deixaram de fazer o "tal projecto" que lhe poderia ter sido o veiculo para terem vontade de aprender algo novo, mas com tantas dificuldades, acabaram por desistir... ou deixar para tras....

É triste hoje em dia, principalmente neste pais ver tantas pessoas que podiam dar um contributo valioso para os outros e simplesmente não o fazem porque gostam de dar canas e ensinar a pescar...

Outra coisa engraçada, é ver que toda a gente aponta para tutorials ou explicações em ingles, feito pelos outros!! (e de borla), mas quem gosta de ensinar pouco ou nada se dedica para fazer algo em portugues para aqueles que não compreendem ingles... e se calhar usar exemplos que muita gente procura....

Poderia dizer muito mais mas vou ficar por aqui.
Isto tudo para dizer que, quem quer ajudar ajuda, quem não quer deveria ficar calado (mas isso são outros quinhentos).
"We are legion"

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Servo rodar o mais lento possivel 45 graus para a direita e 45 para a esquerda
« Responder #26 em: 18 de Janeiro de 2015, 22:39 »

Por outro lado, gostaria de saber quantas pessoas deixaram de perguntar outras coisas simplesmente porque vieram a um forum e foram "flamadas" por não quererem aprender logo. Quantas pessoas deixaram de fazer o "tal projecto" que lhe poderia ter sido o veiculo para terem vontade de aprender algo novo, mas com tantas dificuldades, acabaram por desistir... ou deixar para tras....
Esqueci me de focar este ponto que também é muito importante.
Bem como o que falaste do arduino . Pode ser um facilitismo mas também pode levar a quem muita gente se interesse pela área mesmo a sério e vá procurar outras coisas.
Como eu disse ambos os lados têm a sua razão.
Vamos esperando que todos gostem de ser professores :)


[ontopic]
Sobre o servo, até me esqueci de perguntar. Mas mal a razão para escolheres um servo?

Já equacionaste um encoder para saber a posição do mesmo?

Ou um motor de passo que neste caso já tem o feedback que precisas?

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Servo rodar o mais lento possivel 45 graus para a direita e 45 para a esquerda
« Responder #27 em: 19 de Janeiro de 2015, 11:11 »
Boas R16,

Diz-me uma coisa, qual é o tempo que queres que leve a fazer os 45º? porque o maximo tempo pode ser 100 anos ;)
Se me disseres quanto tempo queres que leve no maximo, fica mais facil de te ajudar.

Abraço
"We are legion"

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Servo rodar o mais lento possivel 45 graus para a direita e 45 para a esquerda
« Responder #28 em: 19 de Janeiro de 2015, 15:43 »
Já aprendi e evolui muito por aqui, e a maneira como expões as dúvidas demostra essa essa evolução ou a inexistência dela.

[offtopic]
Continuando o offtopic e sem relação a este post.

Esse é outro ponto importante, talvez até o mais importante quando depois o que vemos são "repostas tortas por pessoas no forum".

Acontece que muitos que cá passam que vem à procura das soluções mágicas, nem eles sabem que problema estão a tentar resolver, nem sabem como expor o seu problema. (Para além de por vezes uma notável falta de capacidade de escrita)
Fazendo a analogia do médico, isto é como ir ao médico e nao saber onde lhe doi ou conseguir explicar o que lhe doi.

Muitas dos "pedidos de ajuda" que cá aparecerem, sao mal expostos, com informacao incompleta... que nem se sabe por que ponta lhe pegar.
As pessoas que aqui do forum que mais percebem e com mais capacidades, nao tem paciencia nem tempo a perder com estes casos.

Ainda assim, vejo aqui muitos users com bastante paciencia nestes casos e que pedem mais detalhes e informacao que precisam para poder ajudar: "entao e como tens ligado isto? .. entao e qual é o esquema desse molho de fios?" (lembro um exemplo de um user que tirou foto à sua placa branca com os fios todos ligado e veio aqui perguntar porque nao estava a dar aquilo que ele queria!)
and so on.. and so on..

também relacionado, foi aquela grande discussão do "movimento anti-arduino".

talvez aqui neste forum faça falta aqueles avisos a sugerir como os posts devem ser feitos.. como expor as perguntas.. etc claro que isto vale pouco para resolver o problema.

vamos ter de viver com isto, vai sempre existir!