collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por jm_araujo
[Ontem às 18:12]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Circuito power externo + bateria  (Lida 22584 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Junior Frota

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #45 em: 17 de Novembro de 2011, 01:04 »
Será que alguma alma caridosa poderia me ajudar!?

Necessito muito de ajuda, pois o dia da exposição está chegando e eu gostaria muito de fazer bonito.

Um abraço!
"Nossa maior fraqueza está em desistir. A forma mais certa de vencer, é tentar mais uma vez" (Thomas Edson)

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #46 em: 06 de Dezembro de 2011, 11:07 »
Desenterrando o topico...

Resumo: neste momento tenho uma fonte de PC ligada ao meu equipamento. Ela fornece 12V e um máximo de 8A. Depois dentro do equipamento baixo para 5 V com um regulador comutado. Esses 5V alimentam o charger de uma lipo e a saída desse charger liga ao meu circuito é a uma bateria de 2Ah. Na entrada do circuito tenho 3 x 4700uF electroliticos.

O resultado está mais ou menos porreiro. O GM862 consegue comunicar na boa tanto com a alimentação externa ligada como apenas com a bateria. Continuo com oscilações entre os 4.1V e os 3.5V na entrada do circuito... Tenho tambem alguns resets ao processador que nao sei se sao dos abaixamentos de tensao ou problemas de software. Consigo ir buscar o valor do registo MCUSR com o valor do reset mas nao sei a que numero corresponde o reset, aparentemente nem no manual diz.

asena, disseste algures atrás "Tambem, um bom condensador na entrada do circuito de >2200u e <10000u, resolve muita coisa. Com um de 100n e 1n em paralelo com os grandes.". Por curiosidade, pq razao se metem esses pequenos em paralelo com os grandes? Porque nao meter um condensador com todo o valor somado uma vez que em paralelo os valores dos condensadores se somam (isto se existisse um condensador com essa valor exacto)? Ou será que os grandes ser electroliticos e os pequenos ceramicos faz diferença?

Obg

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #47 em: 06 de Dezembro de 2011, 12:15 »
Porque os condensadores mais pequenos são capazes de filtram ruido de frequência mais elevada que os condensadores grandes(os electroliticos).
Avr fanboy

Offline Junior Frota

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #48 em: 10 de Dezembro de 2011, 00:50 »
Agradeço muito as respostas de todos, mas devo ser sincero: não manjo muito de eletrônica e o que preciso mesmo era de um desenho me indicando os componentes e o esquema de um circuito capaz de receber tensão entre 12 e 18 volts proveniente de um painel solar e transformar em 9 volts para que seja usado como carregador para uma bateria de 9 volts e ainda alimentar o Arduino e 2 servos. Assim, quando o projeto estiver na sombra ou no escuro, a bateria alimentaria o sistema.

Reforçando: preciso de um esquema de montagem, de preferência passo-a-passo. Já procurei muito na net e nada significativo.

A quem poder me ajudar, deixo o meu obrigado!
"Nossa maior fraqueza está em desistir. A forma mais certa de vencer, é tentar mais uma vez" (Thomas Edson)

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #49 em: 05 de Fevereiro de 2012, 11:58 »
asena, estou de volta a este topico :)

Relembrando: neste momento tenho a minha alimentaçao externa de 5V ligada a um carregador de bateria. Por sua vez a saida do carregador liga á bateria e ao circuito que quero que inclui um modulo GSM GM862. (na entrada do curcuito tenho 3 condensadores de 4700uF 10V).

Ora bem, tendo alimentaçao externa ligada e bateria ao mesmo tempo tudo se comporta bem e tenho à entrada do circuito/saida da beteria os 4.2V de tensao. Este caso funciona bem.

Depois se desligar a alimentaçao externa e ficar so com bateria vou ter à entrada do circuito aquilo que a bateria me vai dando... fiz um teste durante a noite e o modulo sempre a transmitir, a bateria dura aproximadamente 8h30minutos (a bateria é de 2000mAh). Caso porreiro tb!

O problrma vem depois: com a bateria completamente descarregada se ligar a alimentaçao externa o equipamento nao liga sequer... pq a bateria está descarregada. Se tirar a bateria e ficar so com alimentaçao externa ele já liga (pq tenho 4.2V na entrada do circuito que é imposto pela saida do carregador).

Ou seja, qdo existe o caso de o equipamento ficar durante 8h30m com bateria ela vai descarregando e depois nao liga sozinho se eu o ligar à alimentaçao externa (so tirando a bateria) :(

Como dou a volta a isto? Ideias?

Obg

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #50 em: 05 de Fevereiro de 2012, 13:00 »
Põe aí o esquema eléctrico de como actualmente está tudo montado.
Tudo se resolve, no problem.

Pode estar a acontecer um AND de tensão, ao invés de um OR.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #51 em: 05 de Fevereiro de 2012, 14:14 »
Usa um transformador capaz de dar a corrente de carga da bateria MAIS a corrente que o teu circuito precisa, mais 100 ou 200mA de segurança.
Avr fanboy

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #52 em: 05 de Fevereiro de 2012, 17:04 »
senso: já estou a usar a fonte de um PC que fornece 12V e 8A máximo.

asena: segue em baixo os três esquemas principais. O do atmega1280 não é necessario.

Fonte comutada


Charger


GM862


EDTI: nao sei pq mas as imagens ficaram mais pequenas. Seguem os links directos:
Fonte comutada http://img845.imageshack.us/img845/613/fontecomutada.png
Charger http://img842.imageshack.us/img842/884/chargerw.png
GM862 http://img808.imageshack.us/img808/7366/gsmb.png

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2012, 17:07 por SJD22 »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #53 em: 05 de Fevereiro de 2012, 22:27 »
Pois, toda a corrente do teu circuito tem de passar sempre pelo carregador da bateria que está basicamente a ser usado como um regulador de tensão.
Podes agarrar na saida do LM2675 e meter-lhe um diodo e ligas onde tens a NET circuito, penso que assim vai funcionar correctamente.
Avr fanboy

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #54 em: 05 de Fevereiro de 2012, 23:19 »
Ou seja, olhando ali para o esquema do charger, iria ligar um diíodo entre a entrada do charger e a saída, correcto? Isso não curto-circuita?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #55 em: 05 de Fevereiro de 2012, 23:25 »
Pois, tens ai uma duzia de reguladores...
Vai ver como é que o Arduino faz a escolha das fontes que ele tem á escolha, se usb se Vin.
Avr fanboy

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #56 em: 05 de Fevereiro de 2012, 23:28 »
Já explorei há uns meses esses circuitos do Arduino e funcionava bem mas carregar bateria nao tem. Ele alterna entre Vin e USB e isso consegui replicar com sucesso... mas aqui existe o factor carregar a bateria...

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #57 em: 06 de Fevereiro de 2012, 23:35 »
...asena... help! help! :)

Outra coisa que tenho dúvida e penso que não vale a pena abrir um topico novo: posso ligar a saida do L7985 (ou seja, 5V) a um pino digital do ATmega1280 para saber se a alimentação é externa ou nao? Caso a entrada desse pino seja HIGH entao tenho alimentação externa, caso contrario seria bateria.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #58 em: 06 de Fevereiro de 2012, 23:39 »
Se o estiveres a alimentar dai sim, mas mete um resistência de 10k para limitar a corrente.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Circuito power externo + bateria
« Responder #59 em: 07 de Fevereiro de 2012, 00:00 »
# É impressão minha, ou o IC5 está com a entrada na mesma Net que a saída?

# Como o Senso disse, podes fazer isso, com uma resistência de valor médio/alto em série. 10k é mais que suficiente. E eu poria uma de 1M em pull-down, depois da de 10k.

# em minha opinião não precisas do IC5 se só usares bateria.

# para alimentar o sistema, com redundância entre esses dois sistemas de alimentação, a forma mais simples é fazer um OR das alimentações, com díodos Schottky capazes da corrente ::
- da Net 5V à entrada do IC5
- da Net Circuito à entrada do IC5
- os cátodos dos díodos vão-se encontrar na entrada do IC5.
:: assim, a tensão mais forte é donde sai a corrente, e a não há correntes inversas de uns para outros.

- como já foi dito, o facto de se a bateria esgotar não conseguires alimentar o sistema enquanto esta não está carregada, tem a ver com a limitação de corrente do IC2. Se fizeres a configuração em OR, já vais tirar corrente de onde ela pode ser dada.