collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Component Organizer  (Lida 79650 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Component Organizer
« Responder #165 em: 17 de Julho de 2012, 14:48 »
Boas, eu já estou esclarecido ;)

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Component Organizer
« Responder #166 em: 17 de Julho de 2012, 20:34 »
Antes de mais, muito obrigado pelos vossos comentários!

@metRo_, acho que não percebi bem a tua sugestão... Se se colocar o CO na pasta da dropbox não fica logo a sicronização automaticamente feita? (é o que faço actualmente). Em relação a SQLite, quais seriam as vantagens em relação ao XML?

@tr3s, não ainda não dá para fazer isso :( Essa seria uma das próximas "metas": BOM manager. Isto é, poder criar projectos e associar-lhes uma BOM com componentes que já se encontrem listados no CO. Poderia aparecer uma lista identica à que já aparece (que inclui o stock actual) com uma coluna adicional com o "stock" necessário para o projecto. Uma outra meta será a integração com o Octopart e assim ficavas a saber o preço em tempo real dos componentes/custo do teu projecto. Na "wiki" do Github dou algumas dicas (extremamente elementares) de como fazer isso. Basicamente é usar sockets TCP (ou outras classes que facilitem os HTTP requests) e pegar no QJson para fazer parse da informação que vem do Octopart.

@LoneWolf, a versão antiga (C# .NET) dava para fazer uma coisa desse género, esta não. Por falta de tempo e ter achado que não seria uma prioridade. O que se fazia na versão anterior era importar um novo XML (o XML de um amigo teu por exemplo) e o CO comparava com os que já tinhas adicionando apenas os novos componentes (só informação do componente, nada de .pdfs)

Já agora aproveito para partilhar uma outra ideia que tive, que está relacionada com isso e que ficou pelo caminho, por falta de tempo e conhecimentos técnicos (web).  Pode ser que alguem ache interessante e lhe queira pegar (ou não).
Seria uma espécie de rede social de componentes integrada com o CO. Cada user do CO teria um account onde definia os seus interesses ou projectos em que está envolvido (robótica, quadcopter, audio, arduino, etc) e o CO sincronizava-se com uma base de dados online (cloud/web). Esta seria uma forma de perceber que componentes costumam ser usados em determinados projectos. Por exemplo, em pequenos projectos de robótica o L293D é muito usado, etc.


Uma curiosidade. Apesar das stats não serem "nada de especial" não deixa de ser surpreendente a importância que sites como o DP têm na divulgação de projectos. Stats dos ultimos dias:


Dia 10 o CO foi publicado no DP e ontem, dia 16, no AmpHour com o mister Dave Jones a falar sobre o CO ;D (ouvir a partir dos 38min)
O projecto também já tem mais seguidores no Github, 1 fork, 1 pull request, e 2 issues. No proximo fim de semana espero dedicar-lhe algum tempo.

Último reparo. Esta divulgação vem numa péssima altura para mim. Estou completamente atulhado em trabalho com a minha tese de mestrado. Verdade seja dita, mal tenho tempo para a minha tese quanto mais para o CO. Por isso é que digo que a contribuição será vital para o melhoramento do CO. Se tiverem tempo e interesse em contribuir/aprender C++/Qt aproveitem! Como já disse, dentro da minha disponibilidade e conhecimentos tentarei sempre ajudar quem estiver interessado em contribuir. Usar o GitHub é a forma mais fácil de cotribuir.




Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Component Organizer
« Responder #167 em: 17 de Julho de 2012, 23:18 »
A cena seria mais, fazia-se login e ele ia logo buscar o ficheiro, se por exemplo, abrixes noutro PC, bastava fazer login para ele carregar o ficheiro não o terias que ir sacar e assim, não digo que era nada de outro mundo, mas devia ficar bonito :p

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Component Organizer
« Responder #168 em: 17 de Julho de 2012, 23:51 »
Boas,

Citar
@LoneWolf, a versão antiga (C# .NET) dava para fazer uma coisa desse género, esta não. Por falta de tempo e ter achado que não seria uma prioridade. O que se fazia na versão anterior era importar um novo XML (o XML de um amigo teu por exemplo) e o CO comparava com os que já tinhas adicionando apenas os novos componentes (só informação do componente, nada de .pdfs)

Obrigado pelo esclarecimento extra hehehehe ;)

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Component Organizer
« Responder #169 em: 18 de Julho de 2012, 19:32 »
A cena seria mais, fazia-se login e ele ia logo buscar o ficheiro, se por exemplo, abrixes noutro PC, bastava fazer login para ele carregar o ficheiro não o terias que ir sacar e assim, não digo que era nada de outro mundo, mas devia ficar bonito :p

Nesse caso utilizas por exemplo a dropbox , a questão que se pode por é a multi-plataforma para android ou iphone visto que cada vez existe mais pessoal com estes aparelhos e é uma forma de utilizar o programa em qual quer lugar

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Component Organizer
« Responder #170 em: 18 de Julho de 2012, 20:50 »
Se calhar era útil alterares o link no 1º post do tópico (está a apontar para um endereço inválido), embora seja fácil recorrer à tua assinatura para ir para o sitio certo, aquele 1º post engana... :-)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Component Organizer
« Responder #171 em: 18 de Julho de 2012, 21:10 »
A cena seria mais, fazia-se login e ele ia logo buscar o ficheiro, se por exemplo, abrixes noutro PC, bastava fazer login para ele carregar o ficheiro não o terias que ir sacar e assim, não digo que era nada de outro mundo, mas devia ficar bonito :p

Nesse caso utilizas por exemplo a dropbox , a questão que se pode por é a multi-plataforma para android ou iphone visto que cada vez existe mais pessoal com estes aparelhos e é uma forma de utilizar o programa em qual quer lugar

E era para usar a dropbox, a vantagem de estar embutido na aplicação è que não necessitavas sequer de ter um cliente dropbox instalado no pc.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Component Organizer
« Responder #172 em: 18 de Julho de 2012, 22:47 »
@poliveira, obrigado pela dica! ;)

@metRo_, parece cool. Mas a meu ver faria mais sentido como um plugin visto que poderá haver gente que não esteja interessada em usar a de todo Dropbox. Ou melhor, bastaria colocar uma checkbox nas "settings" gerais para activar/desactivar essa funcionalidade, ou uma tab adicional.
Tens conta no Github? Se decidires começar a "bater código" faz fork do CO, assim dá para ir acompanhando melhor os "commits" :)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Component Organizer
« Responder #173 em: 18 de Julho de 2012, 23:06 »
@poliveira, obrigado pela dica! ;)

@metRo_, parece cool. Mas a meu ver faria mais sentido como um plugin visto que poderá haver gente que não esteja interessada em usar a de todo Dropbox. Ou melhor, bastaria colocar uma checkbox nas "settings" gerais para activar/desactivar essa funcionalidade, ou uma tab adicional.
Tens conta no Github? Se decidires começar a "bater código" faz fork do CO, assim dá para ir acompanhando melhor os "commits" :)

Ainda me tenho que habituar ao git, pouco mais sei fazer que uns clone, mudar de branchs, etc. Mas enquanto eles não fizerem a alteração para a nova versão não vale a pena.

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: Component Organizer
« Responder #174 em: 05 de Abril de 2013, 16:03 »
Baixei a ultima versão que está disponível e nos primeiros testes obtive um erro ao adicionar um pdf ao datasheet.
estou com  Win XP
Já tinha testado antes este programa e funcionava bém.

imagem do erro em anexo.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Component Organizer
« Responder #175 em: 05 de Abril de 2013, 22:27 »
jp_, o CO na versão actual nunca foi testado no WinXP.
Sei tambem que tem alguns bugs que ainda não foram corrigidos, mas neste momento não tenho disponibilidade para os resolver.

Se te sentires com coragem, tens sempre o código fonte disponivel :) Podes dar uma vista de olhos e tentar perceber o que poderá estar a funcionar mal.

http://3xbla.wordpress.com/component-organizer/
https://github.com/cidadao/Component-Organizer