collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [MIDI] DIY para musicos -> MIDI-THRU, uma entrada-oito saidas  (Lida 3841 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Ola a todos,
Tenho andando entretido com um projecto DIY que estava na forja faz bastante tempo. Um buffer para sinais MIDI.

O problema de usar os MIDI-OUT dos aparelhos para ligar a outro MIDI-IN causa, ao fim de alguns saltos, um delay extraordinario que nao eh bem tolerado por alguns aparelhos, especialmente por aqueles que necessitam de sincronismo em "tempo-real" (MIDI clock).
A melhor solucao eh usar a saida de MIDI-THRU em vez de MIDI-OUT, mas sao poucos os aparelhos que trazem esta saida de fabrica.

Assim, e para evitar estes delays inconvenientes, resolvi fazer um buffer/expansor com uma entrada MIDI e 4 ou 8 saidas MIDI-THRU. Ao mesmo tempo que um sinal MIDI estah a entrar, automaticamente estah a sair pelas MIDI-THRU, sem atraso.


Aproveitei para tornar robustas as entradas e saidas, com a inclusao de protectores de picos de energia, trovoadas e polaridades invertidas.
Deixo umas imagens do exterior e do interior.

O que acham? opinioes sao bem vindas!
Obrigado!

Sérgio

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: [MIDI] DIY para musicos -> MIDI-THRU, uma entrada-oito saidas
« Responder #1 em: 09 de Julho de 2016, 10:54 »
Muito bom aspecto, parabéns  ;)

Não resisto a perguntar... plano de terra, isolamento ótico individual, fichas na PCB, 2 ICs censurados, ok está questionado  :P

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [MIDI] DIY para musicos -> MIDI-THRU, uma entrada-oito saidas
« Responder #2 em: 09 de Julho de 2016, 19:37 »
Muito bom aspecto, parabéns  ;)

Não resisto a perguntar... plano de terra, isolamento ótico individual, fichas na PCB, 2 ICs censurados, ok está questionado  :P


Nao percebi bem a tua pergunta, se eh q eh pergunta !? :)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: [MIDI] DIY para musicos -> MIDI-THRU, uma entrada-oito saidas
« Responder #3 em: 09 de Julho de 2016, 22:22 »
Nao percebi bem a tua pergunta, se eh q eh pergunta !? :)

Era mesmo uma pergunta, não estou nada habituado a comunicações MIDI então surgiu-me a dúvida se era normal faltar o que coloquei.

Já agora, porque é que os fios do LED D6 foram dar uma volta por baixo e como é feita a fixação da placa à caixa?

Lá estou eu com pormenores, não ligues, está muito bom :)

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [MIDI] DIY para musicos -> MIDI-THRU, uma entrada-oito saidas
« Responder #4 em: 09 de Julho de 2016, 22:38 »
Nao percebi bem a tua pergunta, se eh q eh pergunta !? :)

Era mesmo uma pergunta, não estou nada habituado a comunicações MIDI então surgiu-me a dúvida se era normal faltar o que coloquei.

Já agora, porque é que os fios do LED D6 foram dar uma volta por baixo e como é feita a fixação da placa à caixa?

Lá estou eu com pormenores, não ligues, está muito bom :)


Sao pormenores sempre importantes! Eu nao sou mecanico nem tenho experiencia de trabalhar metais, fiz o q podia dentro dos parcos conhecimentos.
A caixa nao tem qq suporte p PCBs, ou se soldam/colam suportes, ou entao as fichas estao soldadas na PCB e as mesmas ao estarem fixas ah caixa, suportam a PCB no ar. Neste caso, as ligacoes das pontas sao feitas em fio unifilar c maior seccao. Isto possibilita q a PCB esteja suspensa mas firmemente no lugar. Esteticamente desagradavel, mas permite nao ter q andar com suportes colados ah caixa ou PCB de maior dimensao p q as fichas estejam soldadas na propria PCB. Se houver revisao para comercializacao, eh isso q vai acontecer.

A ligacao MIDI tem apenas isolamento no INPUT. A saida nao tem isolamento por isso o INPUT do aparelho terceiro partilha do potencial do transmissor. Mas, como o MIDI-IN eh um photocoupler, o transmissor estah sempre isolado.

Os fios do LED D6 estao propositadamente longos porque sim :D nao me apeteceu corta-los hihi

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: [MIDI] DIY para musicos -> MIDI-THRU, uma entrada-oito saidas
« Responder #5 em: 10 de Julho de 2016, 11:15 »
Obrigado pela resposta, estou esclarecido.

O isolamento seria mais para ligar outros aparelhos sem haver preocupações de diferenciais... com alimentações independentes nunca se sabe.
O suporte da placa ainda é o menos desde que haja isolamento eléctrico, já soldar directamente às fichas do painel fica sempre restringido qualquer intervenção ao circuito, para comercialização recomendava a ajuda de um mecânico  ;D

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [MIDI] DIY para musicos -> MIDI-THRU, uma entrada-oito saidas
« Responder #6 em: 10 de Julho de 2016, 11:20 »
Obrigado pela resposta, estou esclarecido.

O isolamento seria mais para ligar outros aparelhos sem haver preocupações de diferenciais... com alimentações independentes nunca se sabe.
O suporte da placa ainda é o menos desde que haja isolamento eléctrico, já soldar directamente às fichas do painel fica sempre restringido qualquer intervenção ao circuito, para comercialização recomendava a ajuda de um mecânico  ;D


Tahs preocupado c alimentacoes diferentes mas provavelmente nao me expliquei bem acima acerca do isolamento do MIDI. Eh mesmo assim q eh feito pois ha isolamento entre aparelhos pq o MIDI-IN eh feito atraves de um photocoupler. Ateh mesmo a malha do cabo eh apenas ligada no lado do transmissor
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a5/MIDI_IN_OUT_schematic.svg

Mecanico ja tenho ;) mas nao o posso estar chempre a chatear de cada vez q quero fazer um prototipo rapido. Ja lhe dou mt trabalho c outros projectos.