collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Spray de Limpeza  (Lida 4609 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Spray de Limpeza
« em: 25 de Novembro de 2014, 10:45 »
Olá,

Gostava de saber qual o melhor spray para:

  • Limpar a placa no fim da soldadura, costumo usar, para facilitar, um pouco massa de soldar e fica sempre uma resina, queria limpá-la e li que em certos casos pode até ser condutora.
  • Para proteger as placas contra humidade.

Andei a ver e seleccionei estes:

- Para proteger: Spray Verniz Isolante "Plastik 70"   -   7.39 €
- Para proteger: Spray Revestimento Isolante "Urethan 71" - 11.29 €

- Para limpar: Spray Limpa Placa Circuito/Resíduos de Soldadura "Kontakt PCC" - 10.09 €
- Para Limpar: Sei que muita gente usa o: "Spray Limpa/Lubrifica Contactos" Kontakt 60 - 5.19 €

Que acham\utilizam?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Spray de Limpeza
« Responder #1 em: 25 de Novembro de 2014, 11:15 »
Para limpar:

Eu tenho um Kontakt PCC, tambem ja limpei placas com Álcool Isopropilico, no entanto, recentemente investiguei, que quando se solda com fluxo "no clean flux", a limpeza correcta será com agua desmineralizada (ou tambem destilada) e um saponificador.
Ainda nao sei bem o que é o saponificador (aparentemente é algo que transforma uma coisa em sabao), mas parece que se podera encontrar em drogarias.

Se estas a limpar com Kontakt e depois de secar fica ainda um residuo branco, é porque tens de passar para a o outro metodo.

Sim é condutora foi mesmo por esse problema que descobri que nao estava a limpar correctamente.
Pelo que medi, entre dois pontos simples, a resistencia pode ser de 1MOhm, o que se a placa estiver relativamente suja, essa resistencia (em paralelo nos varios pontos) podera baixar para algumas centenas de KOhm, o que é muito mau para algumas aplicações.

Ainda outro ponto na sequencia da "agua desmineralizada + saponificador", li tambem que em producao industrial usam banhos num limpador ultra-sónico (ultrasonic cleaner). Ainda nao experimentei. Alguem?

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Spray de Limpeza
« Responder #2 em: 25 de Novembro de 2014, 11:30 »
Para limpar:

Eu tenho um Kontakt PCC, tambem ja limpei placas com Álcool Isopropilico, no entanto, recentemente investiguei, que quando se solda com fluxo "no clean flux", a limpeza correcta será com agua desmineralizada (ou tambem destilada) e um saponificador.
Ainda nao sei bem o que é o saponificador (aparentemente é algo que transforma uma coisa em sabao), mas parece que se podera encontrar em drogarias.

Se estas a limpar com Kontakt e depois de secar fica ainda um residuo branco, é porque tens de passar para a o outro metodo.

Sim é condutora foi mesmo por esse problema que descobri que nao estava a limpar correctamente.
Pelo que medi, entre dois pontos simples, a resistencia pode ser de 1MOhm, o que se a placa estiver relativamente suja, essa resistencia (em paralelo nos varios pontos) podera baixar para algumas centenas de KOhm, o que é muito mau para algumas aplicações.

Ainda outro ponto na sequencia da "agua desmineralizada + saponificador", li tambem que em producao industrial usam banhos num limpador ultra-sónico (ultrasonic cleaner). Ainda nao experimentei. Alguem?
Por acaso vi esse método de limpeza através de ultrasons na EMAF 2014.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Spray de Limpeza
« Responder #3 em: 25 de Novembro de 2014, 12:20 »
Ok, eu neste momento não estou a limpar, quer dizer, meto álcool etílico mas não fica mesmo limpo.

Sendo assim vou comprar o Kontakt PCC e a ver se arranjo uma escova daquelas anti-estática e esfregando deve dar para remover tudo

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Spray de Limpeza
« Responder #4 em: 25 de Novembro de 2014, 12:28 »
Ok, eu neste momento não estou a limpar, quer dizer, meto álcool etílico mas não fica mesmo limpo.

Sendo assim vou comprar o Kontakt PCC e a ver se arranjo uma escova daquelas anti-estática e esfregando deve dar para remover tudo
Esse spray já trás escova incluída.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Spray de Limpeza
« Responder #5 em: 25 de Novembro de 2014, 12:38 »
Esse spray já trás escova incluída.

Tem, mas, não é mal pensado comprar uma mais rígida e/ou com pelos mais finos.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Spray de Limpeza
« Responder #6 em: 25 de Novembro de 2014, 13:10 »
Tenho usado um banho de IPA e uso fluxos no clean, com flux off e removedores de fluxo ficam sempre residuos brancos de fluxo.

Podes usar um detergente qualquer é simplesmente para meter as particulas de fluxo em suspensão na água.
Tambem á quem use simplesmente máquinas de lavar louça comuns de cozinha, tambem servem para lavar pcb's.
Ultra-sons de 2-3l já se compram baratinhas no eBay, para meter pcb's de molho devem ter potência suficiente.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Spray de Limpeza
« Responder #7 em: 25 de Novembro de 2014, 13:19 »
Já tentei várias vezes comprar Álcool Isopropílico e nunca encontrei em quantidades ou preços que me agradassem. (preços decentes só garrafões de 5L, demasiado para o que uso, ou latinhas de 200/500ml a preços exorbitantes).
Podem-me dizer onde é que costumam comprar?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Spray de Limpeza
« Responder #8 em: 25 de Novembro de 2014, 13:29 »
Após muita procura lá consegui comprar 2l por 10€.

Uma empresa que faz distribuição de medicamentos supostamente tem 5l por pouco mais de 10€, mas dão a mesma desculpa que pode ser usado para fabrico caseiro de droga(s) e então não vendem.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Spray de Limpeza
« Responder #9 em: 25 de Novembro de 2014, 13:50 »
Já tentei várias vezes comprar Álcool Isopropílico e nunca encontrei em quantidades ou preços que me agradassem. (preços decentes só garrafões de 5L, demasiado para o que uso, ou latinhas de 200/500ml a preços exorbitantes).
Podem-me dizer onde é que costumam comprar?

Penso que em qualquer farmácia podes encomendar. Foi onde comprei 1L, não me lembro quanto custou.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Spray de Limpeza
« Responder #10 em: 25 de Novembro de 2014, 13:53 »
Tambem á quem use simplesmente máquinas de lavar louça comuns de cozinha, tambem servem para lavar pcb's.

Eu tenho usado esse das maquinas :) .. da brilho e tudo!
Uma coisa que me lembrei, supostamente as placas deveriam depois ser colocadas um certo tempo na estufa (70 graus?)
Também ja lavei placas com agua normal da torneira, não sei as consequências, penso que se não ficarem bem secas poderá enferrujar.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Spray de Limpeza
« Responder #11 em: 25 de Novembro de 2014, 14:05 »
Depende do que está exposto.

Convem secar porque os encapsulamentos dos ic's são porosos e higroscópicos, podes ter problemas por ter demasiada humidade no/á volta do silicio do chip, e pela parte de que se metes um chip cheio de humidade num forno ou mesmo com ar quente vai-se partir(ou explodir).

Tambem tens alguns sensores que não podem ser expostos a água, assim como altifalantes, uns são tapados de fábrica e depois tens de tirar um auto-colante, outros simplesmente não os podes lavar.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Spray de Limpeza
« Responder #12 em: 25 de Novembro de 2014, 15:36 »
Ha mesmo um termo industrialo chamado de "bake" para secar os componentes que estao atingidos com humidade: aqueles que ja estao algum tempo com o pacote aberto.

Eh algo que se faz a +40°C por umas 12+horas para que estejam completamente secos antes de ir ao forno a +250°C, para evitar o rebentamento como o Senso disse.

Podem ver que os sacos de componentes trazem silica e uma fita de papel indicadora da humidade com que o interior do saco foi atingido.
Isto para amostras, como para bobines e tabuleiros.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2014, 15:54 por asena »

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Spray de Limpeza
« Responder #13 em: 25 de Novembro de 2014, 15:38 »
Ha mesmo um termo industrialo chamado de "bake" para secar os componentes que estao atingidos com humidade: aqueles que ja estao algum tempo com o pacote aberto.

Eh algo que se faz a ~40°C por umas 12+horas para que estejam completamente secos antes de ir ao forno a ~250°C, para evitar o rebentamento como o Senso disse.

Podem ver que os sacos de componentes trazem silica e uma fita de papel indicadora da humidade com que o interior do saco foi atingido.
Isto para amostras, como para bobines e tabuleiros.
Esses valores são positivos certo, está a criar alguma confusão  :)

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Spray de Limpeza
« Responder #14 em: 25 de Novembro de 2014, 15:54 »
Ha mesmo um termo industrialo chamado de "bake" para secar os componentes que estao atingidos com humidade: aqueles que ja estao algum tempo com o pacote aberto.

Eh algo que se faz a ~40°C por umas 12+horas para que estejam completamente secos antes de ir ao forno a ~250°C, para evitar o rebentamento como o Senso disse.

Podem ver que os sacos de componentes trazem silica e uma fita de papel indicadora da humidade com que o interior do saco foi atingido.
Isto para amostras, como para bobines e tabuleiros.
Esses valores são positivos certo, está a criar alguma confusão  :)


upsss.... ja editado
thanks