collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Aprilia RS125e  (Lida 29303 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Humm...
« Responder #15 em: 06 de Outubro de 2012, 14:33 »
Já agora, onde é que arranjaste esse de 5kw e quanto te custou ?
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Humm...
« Responder #16 em: 06 de Outubro de 2012, 14:36 »
Não será uma scooter hoover... é que com 1400W , desculpa hoje estou um pouco avariado, tenho de repor a minha dose de cafeína  ::) hummm

Njay, pensei que já tivesse sido feito a modificação, não entendo mesmo nada de motas e o meu limite é o contador de mudanças, força nesse projecto  ;)
acho melhor ficar caladinho estou para aqui a dizer demasiados disparates e entrar num assunto desconhecido...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Humm...
« Responder #17 em: 06 de Outubro de 2012, 14:43 »
No ebay, custou-me cerca de 400€ com um código de desconto, é um "B&S eTek", que já não se fabrica mas ainda se vendem por aí alguns, até bem baratos se vivesses nos EUA.

hehehe dropes... não, não está feito :(. Diz disparates à vontade, tou aqui a abrir este tópico mesmo para discutir e esclarecer...
1400W numa mota ainda te leva a qualquer lado, embora não "a abrir".
« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, 14:46 por Njay »

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Humm...
« Responder #18 em: 06 de Outubro de 2012, 14:44 »
Como tinha dito é fraquita, mas pelo velocimetro da mota chega aos 70km/h (mas parece-me demais), e com as baterias em bom estado faz cerca de 50km com uma só carga. Claro que isto depende do peso do condutor da estrada, etc
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Humm...
« Responder #19 em: 06 de Outubro de 2012, 14:51 »
NJay

Depois de mudares o motor vais poder andar na via pública com ela ? Legalmente ?
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Humm...
« Responder #20 em: 06 de Outubro de 2012, 14:52 »
Depois de a legalizar, sim.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Humm...
« Responder #21 em: 06 de Outubro de 2012, 14:57 »
Pois, mas gostava era de saber como é o processo de legalização.

Que bateria vais utilizar ?
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Humm...
« Responder #22 em: 06 de Outubro de 2012, 15:01 »
Também ainda não sei ao certo, a informação que consegui recolher é que é preciso submeter um pedido de alteração ao IMTT, manter a mota o mais de origem possível (nada de alterações a elementos estruturais, ter espelhos, piscas etc homologados etc etc), ir a uma inspecção e submeter informação sobre a alteração (um diagrama eléctrico).

Vou usar 16 ou 18 células de LiFePO4 (lítio) de 60Ah, é um sistema de 48V ou 54V (depende do que couber).

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Humm...
« Responder #23 em: 06 de Outubro de 2012, 15:12 »
eheh vindo de quem vem parece bastante promissor!

Diz me só que vais fazer toda a parte electrónica, desde bms (se é que os vais implementar), controlador, carregador sistema de gestão etc...

Pensas meter um Agni? hmm e os golden motor de 10kW? acham que vão aos 20kW contínuos também.

Mete aí as specs do motor para ter noção do comportamento.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Humm...
« Responder #24 em: 06 de Outubro de 2012, 15:44 »
Citar
eheh vindo de quem vem parece bastante promissor!
hehehe... acho que depositas lá demasiadas esperanças mas de qq forma obrigado :)
A intenção de agarrar este projecto não é de hoje, ja começou há pelo menos 2 anos (e já tenho esta mota há mais de 1 ano), incluindo um curso de mecânica de motas de 8 meses, que eu não pescava mesmo nada de mecânica.

Citar
Diz me só que vais fazer toda a parte electrónica, desde bms (se é que os vais implementar), controlador, carregador sistema de gestão etc...
Não vou fazer o carregador, pelo menos não a parte de alta tensão, não estou à vontade com isso.

Citar
Pensas meter um Agni? hmm e os golden motor de 10kW? acham que vão aos 20kW contínuos também.
O AGNI era o ideal, mas é caro pa cacete, mais caro (novo) que o pack de baterias. Mas acabará por ter que ser, porque com este eTek a performance deixa um bocado a desejar (em particular na velocidade de ponta, embora esta mota seja para o dia-a-dia de casa trabalho).
O GoldenMotor é brushless, mais pesado e mais volumoso. Esta mota é magrinha, e brushless é muito complexo para mim.

Citar
Mete aí as specs do motor para ter noção do comportamento.
48V nominal
6A de corrente sem carga
72 rpm/V
0.129Nm/A
9.5Kg
Deve fazer uns 110A contínuos embora em alguns sitios diga 140A
330A por 30s se ele estiver frio
A transmissão é directa com relação 51/11:1, 51/12:1 ou 51/13:1
« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, 15:49 por Njay »

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Humm...
« Responder #25 em: 06 de Outubro de 2012, 16:01 »
Também tenho essa intenção, mas gostava de ir mais longe e fazer também o quadro mas isso também é muita coisa para a camioneta.

então o motor é este http://www.robotmarketplace.com/products/images/etekmanual.pdf

Vais precisar duns valentes mosfet para isso.. O motor tem um binário bastante alto :O, acho que já vi alguém usar esse motor a 72V

O ideal era tirares peso da mota... ir a rebarbadora mesmo xD

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Humm...
« Responder #26 em: 06 de Outubro de 2012, 16:31 »
Não sei que "testes" exigiria um quadro de origem, e é isso que poderá tornar a coisa muito díficil.

Sim é esse motor. Ainda há pouco vi um tipo a vender 3 em 2ª mão por $56(!) cada (leilão), mas parece que só envia para os EUA. O que aqui tenho tem um problema que ainda vou ter que resolver, mas de qualquer forma agora com o tudo o que já adquiri agora a mota vai ter que andar, e depois logo se vê.

Sim, há quem tenha usado a 72V, mas parece-me ser demasiado. Reportaram problemas se bem me lembro. Vou usar 6x IRFP4368 ou 8x IRFP4110 (este 4110 tem o pacote grande, não o TO220); o motor é com escovas portanto precisa só de 1/2 ponte H. Inicialmente estava virado para os IRFP4368 mas são só de 75V e como quero tentar chegar às 18 células já fica demasiado à conta para o meu gosto. O controlador se fizer 125A contínuos já serve perfeitamente para este eTek, mas queria chegar aos 200A (a pensar no AGNI).

O quadro de aluminio desta RS é levezinho, 9.75Kg (quase o mesmo que o eTek! O AGNI pesa 11Kg). Não há muito por onde tirar. Mas tenho estado a apontar o peso de tudo o que sai da mota ao desmontar, vamos ver qual será realmente o peso final.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, 16:33 por Njay »

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Humm...
« Responder #27 em: 06 de Outubro de 2012, 17:16 »
Tenho aqui em casa IRFP4110, é prai o dobro de um to-220.

o IRFP4368 vai aquecer bem menos mas é mais caro qualquer coisa... os 75V chegam, também vais ter lá os condensadores para amortecer qualquer pico de tensão.



Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Humm...
« Responder #28 em: 06 de Outubro de 2012, 17:41 »
porquê n fazer uma cena de raiz estilo isto:



n é mais facil começar a fazer uma cena destas, do que estar a adaptar/transformar uma mota?..

Later Edited:
Esta está mto fixe: link
« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, 17:46 por Hugu »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Humm...
« Responder #29 em: 06 de Outubro de 2012, 17:58 »
Se quiseres dar uma vista de olhos pelo LOLrio Kart, que o Charles fez, e que usou um motor eTek, aqui fica:
http://www.etotheipiplusone.net/?cat=56

Hugo, isso são basicamente bicicletas com um motor e umas baterias penduradas, usar como base uma mota, tens uma suspensão, e um quadro muito superior tanto a nivel de segurança como de rigidez.

Recomendo tambem, se não conheces a ouvir este podcast, alguma informação sobre este tipo de conversões.


Só uma coisa, já pensaste em calcular quanto dióxido de carbono/poluição é gerada com a mineração do litio, enfiar o litio num barco para a China, fazer as baterias, ser enviado para outro lado, dai para ti, o mesmo com os motores, e veres quantos km tens de percorrer para compensar o dioxido de carbono emitido pelo motor original até que chegues a um ponto de igualdade?
É um ponto abordado no podcast.
http://theamphour.com/2012/09/09/the-amp-hour-112-ardent-automotive-artisan/
Avr fanboy