collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService  (Lida 21765 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #30 em: 28 de Maio de 2010, 12:57 »
Não está decidido que vai ser o micro X ou Y, vai ser preciso utilizar um micro sem duvida para comunicar com o módulo GSM, e esse micro será programado em C/C++.

A maior parte do desafio estará na modelação das necessidades e dos algoritmos para as implementar de forma mais eficiente possível. :P

Offline GnobarEl

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 92
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #31 em: 28 de Maio de 2010, 13:37 »
Com todo o respeito, só não ajuda quem não quer.
Eu pouco percebo de electrónica e tive o meu arduino à duas semanas e ainda só fiz umas brincadeiras. Mas não é isso que me impede de tentar ajudar, quanto mais não seja a dar umas ideias, com algoritmos... depende de cada um.

Força com o projecto.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #32 em: 28 de Maio de 2010, 13:51 »
Tenham lá calma e leiam melhor o que eu disse... Eu disse que pouco podia ajudar... Não disse que não podia ajudar.
É claro que todos podemos dar ideias para o algoritmo, mas num projecto em grupo, divide-se o trabalho por várias pessoas e no fim junta-se todo o trabalho. Aqui vai ser diferente, todos damos ideias e só o Tiago vai poder implementar as nossas ideias, e se tiver problemas na implementação vai ter de ser ele a resolvê-las, pois nós podemos saber C, mas cada micro tem as suas limitações e só quem tem um Arduino (por exemplo) sabe verdadeiramente do que ele é capaz...

Se houvesse várias pessoas com um mbed, metia-se uma a tratar da parte da comunicação com o módulo GSM, outro a tratar da gestão das queues, outro a tratar da parte da "base-de-dados", etc... Isso sim, seria um verdadeiro trabalho de grupo.

Já perceberam o porquê da minha mensagem?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #33 em: 28 de Maio de 2010, 14:04 »
microbyte... as limitações que o micro nos dá são muito poucas ao nível do projecto visto que a maior parte das coisas será gestão de dados e algoritmos de interface com o utilizador (SMSs).

Quanto muito ele vai correr mais ou menos depressa... vai ter mais ou menos capacidade de gerir estruturas, mas isso vais ser uma limitação que só será sentida em grande escala. Numa fase inicial, e fazendo as coisas sempre o mais eficientes possíveis, não se sentirá qualquer dificuldade a esse nível.

Offline GnobarEl

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 92
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #34 em: 28 de Maio de 2010, 14:21 »
Vai ser o mbed que vai tratar de tudo? E programar isso? Não deve ser nada simples programar essas funções todas. Fazer registos no forum, enviar sms com mensagens do forum... não deve ser simples programar isso tudo para o micro.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #35 em: 28 de Maio de 2010, 14:56 »
Registos no fórum? Enviar mensagens para o fórum? (acho que me passou alguma coisa ao lado que não me lembro de nada disso)

A ideia inicial era um "chat" por sms's e não um "fórum" por sms's. Será que ficaram com uma ideia diferente?

Offline GnobarEl

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 92
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #36 em: 28 de Maio de 2010, 15:06 »
Pois, fui eu que entendi mal, estava na ideia que dava para receber uma notificação de um novo post ou de por ex. uma resposta nova num post nosso.

Foi um mal entendido.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #37 em: 28 de Maio de 2010, 15:07 »
Para já vamos manter o projecto simples, contudo é obvio que abre portas a muitas possibilidades para o futuro!

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #38 em: 28 de Maio de 2010, 21:31 »
Mas o mbed permite fazer código em C++, e a programação orientada a objectos pode dar uma grande ajuda nos algoritmos. Fica menos eficiente claro, mas há que dar uso aos 32bits e à imensidão de memória que estes micros proporcionam!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #39 em: 01 de Junho de 2010, 23:55 »
O mbed não usa até umas bibliotecas parecidas com o arduino para ser mais simples configurar timers, usarts e assim?
Acho que depois dos exames mesmo não tendo um mbed podes ir ao site pegar nas tuas ideias e ir compilando código, nem tens que instalar nada no pc para pelo menos ajudar a corrigir erros mais simples e mesmo erros menos simples, não tens é o hardware na mão, mas dá sempre para ajudar um bocado.
Força com o projecto ;)
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #40 em: 18 de Junho de 2010, 00:55 »
Ora bem tenho andado muito ausente mesmo, isto e sempre a andar...depois de ler este tópico todo do inicio ao Fim tenho que vos dar os parabéns...
E.....

Por acaso conheço um professor meu que está a terminar a sua tése, e advinhem com que?? Arduino, ele tem um arduino com Xbee, e com um telemovel desmontado e aplicado (nao sei como) ao arduino, esse telemovel esta a funcionar perfeitamente e tem um cartão SIM.
O Xbee está ligado em rede com um Servidor, em que esse servidor armazena todas as mensagens.

Conclusão ele através de um telemóvel qualquer, manda mensagens para o telemovel que está ligado ao arduino e as mensagens são mostradas no Servidor.

Isto não sei se ajuda mas pode servir de ideias, digo eu...

Ja agora já sabem se precisarem de algo apitem... ;) ;) ;) ;) ;)

Ps: GuiBot, o professor Filipe Valpereiro deve estar a acompanhar este projecto  ;) ;)

Cumprimentos..
Cumprimentos,
André Carvalho.