collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Plataforma genérica de iniciação ao desenvolvimento de robótica!  (Lida 27441 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Plataforma genérica de iniciação ao desenvolvimento de robótica!
« Responder #30 em: 13 de Julho de 2010, 21:05 »
Gostei bastante da ideia mas para este caso em concreto é demasiado específico.

São boas ideias! vamos ver se delas surgem mais.

Open Source Robot Platform !?

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Plataforma genérica de iniciação ao desenvolvimento de robótica!
« Responder #31 em: 13 de Julho de 2010, 21:11 »
Gostei bastante da ideia mas para este caso em concreto é demasiado específico.

São boas ideias! vamos ver se delas surgem mais.
Open Source Robot Platform !?

Grande demais penso eu .... OpenPlatform ou OpenRobot é bom

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Plataforma genérica de iniciação ao desenvolvimento de robótica!
« Responder #32 em: 13 de Julho de 2010, 21:13 »
Para isso é melhor OpenRobot que só apresente 10k resultados vs 3M para OpenPlatform

Offline Arknum

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re: Plataforma genérica de iniciação ao desenvolvimento de robótica!
« Responder #33 em: 13 de Julho de 2010, 22:40 »
Boas

e porque não um nome em português em vez de termos em inglês.
TugaRobo
RoboLivre(tradução de OpenRobo +/-)
LusoRobo
RoboLuso

A ideia de ser possivel adicionar ou remover módulos acho que é bastante interessante, para nao limitar a fazer uma só coisa e depois ficar arrumado num canto.

Cump
Visitem os Açores vale a pena.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Plataforma genérica de iniciação ao desenvolvimento de robótica!
« Responder #34 em: 13 de Julho de 2010, 22:41 »
LusoBot nem soa mal de todo
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Plataforma genérica de iniciação ao desenvolvimento de robótica!
« Responder #35 em: 14 de Julho de 2010, 11:15 »
LusoBot ou LusoRobot não soa nada mal, porque já o nome indica de onde provém a criação e é um nome Pequeno, Ilucidativo e Objectivo...Para além de ser Curto e Engraçado é claro....

Em relação ao produto final, julgo que deveria ser tipo um puzzle com varias soluções de montagem...
O que quero dizer com isto, é que por exemplo deviamos criar uma simples placa tipo BreadBoard com um circuito imbebido com por exemplo 2 leds 1 verde e 1 vermelho, e com sitio para colocar 4 pilhas (no minimo/ou bateria), o que permitiria isto??? Simples, permitiria o seguinte um leigo na materia de electronica podia montar a vontade o seu circuito como lhe apetecesse, mas caso ouvesse alguma falha de conexao entre componentes, ou TTL's mal ligados o led vermelho deveria acender, caso estivesse tudo a ser montado correctamente o led verde estaria aceso.

Em relação as programações porque não por por exemplo umas 3 ou 4 ATMega328 pré programadas e 1 ATMega328 vazio, de maneira a que quem fosse utilizar o produto seguia as instruções e colocava o respectivo ATMega correspondente ao projecto que estava a realizar e testava se fazia, depois disso poderia ver o ATMega como estava programado, daí ter o ATMega vazio para fazer as suas próprias "invençoes", "experiencias"....
Em relação aos Steppers ou Pernas roboticas, ou Braços roboticos estava resolvido o problema, supondo que o produto tinha uma versao Base, que trazia por exemplo 2 steppers e a tal breadboard e o seu respectivo ATMega pre programado, quem mais tarde quisesse investir numas "pernas", as pernas trariam os Componentes + o ATMega preprogramado para essas pernas funcionarem.... e quem diz pernas diz braços, kits de com lagartas, so que cada kit traz o seu ATMega preprogramado com coisas simples, de maneira a que quem esteja do lado de lá consiga olhar para a programaçao do ATMega e veja como são feitas as coisas, com Comentarios ao longo do codigo...

Nota: Na minha ideia como estes ATMegas vinham pre-programados deveriam de estar bloqueados a alterações para quem não tiver experiencia, nem estrague o que esta feito, e nao consiga fazer nada no ATMega vazio, de maneira a ter sempre os kits que comprou operacionais com os ATMegas Standart....


Não sei se são boas ideias pessoal, mas pronto foi o que me veio agora a cabeça e não sei se me consegui explicar muito bem.....

Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Plataforma genérica de iniciação ao desenvolvimento de robótica!
« Responder #36 em: 14 de Julho de 2010, 11:16 »
Não sei ... a nivel de robots fica melhor uma nome ingles ...  apenas a minha opinião...

Mas penso que LusoBot não fica nada mal

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Plataforma genérica de iniciação ao desenvolvimento de robótica!
« Responder #37 em: 14 de Julho de 2010, 11:42 »
A ideia é basicamente essa zordlyon, contudo os atmegas (ou outros micros) dos módulos secundários não podem vir bloqueados para permitir fazer upgrades aos firmwares, para alem disso.. ou é open ou é closed. Pode vir é de forma a não facilitar quem não tem experiência, mas também não dificultar quem quer fazer algo mais complexo. Se fizer porcaria, é só sacar um firmware estável do servidor e flashar.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Plataforma genérica de iniciação ao desenvolvimento de robótica!
« Responder #38 em: 14 de Julho de 2010, 11:56 »
Ah exato, sim realmente também é bem pensado....

Se fizer asneira saca do servidor e recoloca novamente tudo do inicio...

Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Plataforma genérica de iniciação ao desenvolvimento de robótica!
« Responder #39 em: 14 de Julho de 2010, 12:01 »
Estou a gostar da ideia do LusoBot!

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Plataforma genérica de iniciação ao desenvolvimento de robótica!
« Responder #40 em: 14 de Julho de 2010, 15:51 »
Qual é o  passo que estamos e o seguinte?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Plataforma genérica de iniciação ao desenvolvimento de robótica!
« Responder #41 em: 14 de Julho de 2010, 15:55 »
Estamos a definir requisitos genéricos das boards e do protocolo de comunicações entre as boards.

Estava a ver até que ponto era interessante permitir firmwares updates por i2c, fazendo com que fosse possível fazer upgrade ao firmware de um módulo slave sem ser necessário desmontar nada do robot ou até ligar cabos extra ao pc para além da board principal.

Isto iria permitir uma grande flexibilidade na expansão no futuro.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Plataforma genérica de iniciação ao desenvolvimento de robótica!
« Responder #42 em: 14 de Julho de 2010, 17:53 »
Pelo menos para atmega, pegando num bootloader é relativamente simples de o meter a receber o programa por i2c, a atmel até deve ter uma apnote com código completo sobre isso, daqui a duas semanas já me debruço sobre o assunto ;)
Com pics não sei como será, mas tambem deve ser possivel, afinal queremos manter algumas opções de escolha e permitir o uso de avr's, pic's a até arm's seria perfeito.
Um arm como cerebro da coisa, um dsPic a pegar em dados de n sensores e mais um avr ou outro pic a fazer controlo de motores e assim fica super flexivel, obviamente que poderá usar-se qualquer combinação de controladores se nos basearmos em device drivers.
Avr fanboy

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Plataforma genérica de iniciação ao desenvolvimento de robótica!
« Responder #43 em: 14 de Julho de 2010, 17:57 »
Sim.. para core estava a pensar permitir um avr (arduino) para facilmente qualquer pessoa que saiba arduino pegar nisto, mas pelo menos para já um segundo com arm e eCos para brincar com multithreading e começar a estruturar os devices como devices do eCos.

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Plataforma genérica de iniciação ao desenvolvimento de robótica!
« Responder #44 em: 14 de Julho de 2010, 17:59 »
Pelo menos para atmega, pegando num bootloader é relativamente simples de o meter a receber o programa por i2c, a atmel até deve ter uma apnote com código completo sobre isso, daqui a duas semanas já me debruço sobre o assunto ;)
Com pics não sei como será, mas tambem deve ser possivel, afinal queremos manter algumas opções de escolha e permitir o uso de avr's, pic's a até arm's seria perfeito.
Um arm como cerebro da coisa, um dsPic a pegar em dados de n sensores e mais um avr ou outro pic a fazer controlo de motores e assim fica super flexivel, obviamente que poderá usar-se qualquer combinação de controladores se nos basearmos em device drivers.

Será preciso então uma especie de programador ao qual é conectado ao robot?