collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Electric Bike 200W power  (Lida 30297 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Electric Bike 200W power
« Responder #45 em: 12 de Janeiro de 2013, 22:12 »
O motor é brushless?
Se for, é um controlador de eBike do ebay por 30€.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Electric Bike 200W power
« Responder #46 em: 12 de Janeiro de 2013, 23:49 »
penso que nao é o MY1035 que esta na pagina dois deste topico

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Electric Bike 200W power
« Responder #47 em: 14 de Janeiro de 2013, 12:17 »
Ok! ;)

Perguntei por curiosidade e porque ainda penso em um dia ter uma, também :)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Electric Bike 200W power
« Responder #48 em: 11 de Agosto de 2013, 18:28 »
depois de algum tempo



Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Electric Bike 200W power
« Responder #49 em: 20 de Março de 2015, 20:10 »
boas, comprei um rele de estado solido igual a este http://www.ebay.com/itm/370724519353?_trksid=p2059210.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT mas mesmo usando um díodo com esta no esquema em anexo, o motor em carga queima o transístor do rele, alguma solução?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Electric Bike 200W power
« Responder #50 em: 20 de Março de 2015, 23:03 »
As cargas indutivas são tramadas para os mosfets, só usando um IGBT que resumidamente é um mosfet montado em darlington com um bipolar.
Os bipolares suportam melhor cargas indutivas e como no teu circuito já tens um mosfet, bastaria colocar um bipolar à saída.
O díodo rápido é imprescindível em qualquer caso.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Electric Bike 200W power
« Responder #51 em: 21 de Março de 2015, 00:42 »
Não tens limite de corrente, portanto vai sempre acabar por queimar a não ser que controles muito bem o esforço a que submetes o motor.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Electric Bike 200W power
« Responder #52 em: 21 de Março de 2015, 09:47 »
Estou a  usar pwm para controlar a velocidade,  ele em vazio sem ter o motor em esforço trabalha bem,  agora quando me sento em cima da bike dou-lhe velocidade e ele arranca mas já não para xD, njay, como posso controlar?
« Última modificação: 21 de Março de 2015, 11:17 por andre_f_carvalho »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Electric Bike 200W power
« Responder #53 em: 21 de Março de 2015, 14:14 »
Tenho a noção que SSR não estão preparados para aguentar com comutação por PWM, o circuito de drive não é dos mais rápidos.

Precisas também de proteger dos picos de tensão do motor quando comutas. Costuma-se ver uns condensadores entre os polos e à carcaça do motor. Valores ao certo devem estar no google :P


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Electric Bike 200W power
« Responder #54 em: 21 de Março de 2015, 15:04 »
Procura no ebay um controlador, qq coisa como "brushed dc motor controller", tem atenção à tensão e potência. Há quem venda no uk (sem stress de alfandegas), costumam custar menos de 15£.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Electric Bike 200W power
« Responder #55 em: 21 de Março de 2015, 16:22 »
Procura no ebay um controlador, qq coisa como "brushed dc motor controller", tem atenção à tensão e potência. Há quem venda no uk (sem stress de alfandegas), costumam custar menos de 15£.

referes-te a estes controladores? http://www.ebay.com/itm/New-DC-8-30V-40A-Brush-Motor-Driver-Module-Drive-Board-75A-MAX-/251264559326?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a8088e8de


 motor de 24v e 350w

Tenho a noção que SSR não estão preparados para aguentar com comutação por PWM, o circuito de drive não é dos mais rápidos.

Precisas também de proteger dos picos de tensão do motor quando comutas. Costuma-se ver uns condensadores entre os polos e à carcaça do motor. Valores ao certo devem estar no google :P



eu tive a ideia de usar um ssr porque vi este rapaz a usar http://members.westnet.com.au/page3/picaxe-08m_electric_bike.htm
« Última modificação: 21 de Março de 2015, 16:26 por andre_f_carvalho »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Electric Bike 200W power
« Responder #56 em: 21 de Março de 2015, 17:25 »
Refiro-me a coisas tipo isto, é material de trotinetes eléctricas: http://www.amazon.co.uk/Electric-Controller-Brushed-E-bike-Scooter/dp/B00CV3CI0E

Quanto a esse outro projecto, "o diabo esconde-se nos detalhes", não basta olhar para umas fotos e "vou fazer igual" e funciona, além de que lá porque as coisas aparecem na net e diz lá que "funciona"...
Mas tens aí um bom exercício e uma óptima oportunidade de aprendizagem: analizar esse projecto ao detalhe e comparar com o teu, assinalar as diferenças.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Electric Bike 200W power
« Responder #57 em: 21 de Março de 2015, 17:33 »
Refiro-me a coisas tipo isto, é material de trotinetes eléctricas: http://www.amazon.co.uk/Electric-Controller-Brushed-E-bike-Scooter/dp/B00CV3CI0E

Quanto a esse outro projecto, "o diabo esconde-se nos detalhes", não basta olhar para umas fotos e "vou fazer igual" e funciona, além de que lá porque as coisas aparecem na net e diz lá que "funciona"...
Mas tens aí um bom exercício e uma óptima oportunidade de aprendizagem: analizar esse projecto ao detalhe e comparar com o teu, assinalar as diferenças.

sei que tem detalhes que ainda não identifiquei, já tentei contactar o rapaz mas sem sucesso, a ideia de não usar esses controladores é porque quero adiconar outras coisas no seu controlo, e ter acesso directo a controlo do motor é uma mais valia

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Electric Bike 200W power
« Responder #58 em: 21 de Março de 2015, 18:22 »
Podes sempre ligar um uC com um DAC (até mesmo um simples filtro RC) à entrada do acelerador e assim controlar o motor através do controlador. Esses controladores costumam ser muito simples, um que abri uma vez tinha só a parte de potência e um LM339 (4 x comparador de tensão) a fazer o PWM e limitação de corrente.

Ah, já agora, quando querem mostrar que têm o componente X ou Y, pá, não ponham links pó ebay... o que interessa é a datasheet. Se compraram um semiconductor ou placa no ebay ou onde quer que seja sem terem a datasheet, fizeram asneira; e não há problema nenhum em fazer asneira mas desejo-vos boa sorte com a peça, é assim que se aprende. Tem que ser a datasheet do fabricante e não tabelinhas de 5 ou 6 características no anúncio de venda. A datasheet do fabricante é que é Lei.
« Última modificação: 21 de Março de 2015, 18:32 por Njay »

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Electric Bike 200W power
« Responder #59 em: 21 de Março de 2015, 19:15 »
Podes sempre ligar um uC com um DAC (até mesmo um simples filtro RC) à entrada do acelerador e assim controlar o motor através do controlador. Esses controladores costumam ser muito simples, um que abri uma vez tinha só a parte de potência e um LM339 (4 x comparador de tensão) a fazer o PWM e limitação de corrente.

Ah, já agora, quando querem mostrar que têm o componente X ou Y, pá, não ponham links pó ebay... o que interessa é a datasheet. Se compraram um semiconductor ou placa no ebay ou onde quer que seja sem terem a datasheet, fizeram asneira; e não há problema nenhum em fazer asneira mas desejo-vos boa sorte com a peça, é assim que se aprende. Tem que ser a datasheet do fabricante e não tabelinhas de 5 ou 6 características no anúncio de venda. A datasheet do fabricante é que é Lei.


eu inseri o link do ebay para mostrar qual era, mas sou da tua opinião, tenho de ver esse tipo de controladores, eu tenho um de 200w mas da-me a sensação que o motor não tem o rendimento total