collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Andruino para um octocopter  (Lida 11788 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FlyVcopter

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Andruino para um octocopter
« Responder #15 em: 05 de Março de 2012, 00:36 »
O giroscopio, tamben eu uso para nivelar camara, com respeito a la posição do aparelho.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Andruino para um octocopter
« Responder #16 em: 05 de Março de 2012, 00:37 »
Tenho um link sobre ardruino para copter :
http://code.google.com/p/arducopter/wiki/ProgrammingSettingUp
Não sei si pode ajudar.

fotos :https://picasaweb.google.com/107140843588901385097/Ardruino?authkey=Gv1sRgCKLnsf-S0a-2uQE

onde se compra essa board/s? n existe os dfx da estrutura do octopter?

Offline FlyVcopter

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Andruino para um octocopter
« Responder #17 em: 05 de Março de 2012, 00:39 »
Disculpa minha ignorância que e dfx.

Offline FlyVcopter

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Andruino para um octocopter
« Responder #18 em: 05 de Março de 2012, 00:46 »
Este link faz uma mostra.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Andruino para um octocopter
« Responder #19 em: 05 de Março de 2012, 01:25 »
Disculpa minha ignorância que e dfx.

desculpa eu! queria dizer dxf...o layout das peças da estrutura do octocopter para poder mandar fazer numa cnc...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Andruino para um octocopter
« Responder #20 em: 05 de Março de 2012, 10:31 »
O giroscópio mede a velocidade angular, ou seja a que velocidade está cada eixo a rodar em relação ao giroscópio, o giroscópio dá uma saida de dados em º/s, e não serve para nivelar nada, porque podes ter o avião/quad inclinado, mas se não se estiver a inclinar mais a saida do giroscópio é 0, o que permite nivelar um quad/avião é um acelerómetro de 3 eixos, ao medir a aceleração imposta pela gravidade podes saber se tens apenas aceleração no eixo dos Z ou se tens aceleração no Z e em X e ou Y o que com alguma trigonometria simples permite calcular a inclinação do quad/avião.

Dai um IMU com acelerómetro e giroscópio ser para mim o minimo aceitavel, um magnetómetro é muito util pois permite ao IMU ter um referencial real( o campo magnético da Terra) que permite eliminar drifts e erros cumulativos devido ao ruido inerente do acelerómetro e do giroscópio, e por fim um sensor de pressão para derivar a elevação e assim ser possivel manter uma elevação mais ou menos fixa.
Avr fanboy

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Andruino para um octocopter
« Responder #21 em: 05 de Março de 2012, 12:18 »
podem-me mostrar um exemplo de onde se vende um giroscopio?

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Andruino para um octocopter
« Responder #22 em: 05 de Março de 2012, 12:26 »
O giroscópio mede a velocidade angular, ou seja a que velocidade está cada eixo a rodar em relação ao giroscópio, o giroscópio dá uma saida de dados em º/s, e não serve para nivelar nada, porque podes ter o avião/quad inclinado, mas se não se estiver a inclinar mais a saida do giroscópio é 0, o que permite nivelar um quad/avião é um acelerómetro de 3 eixos, ao medir a aceleração imposta pela gravidade podes saber se tens apenas aceleração no eixo dos Z ou se tens aceleração no Z e em X e ou Y o que com alguma trigonometria simples permite calcular a inclinação do quad/avião.

Dai um IMU com acelerómetro e giroscópio ser para mim o minimo aceitavel, um magnetómetro é muito util pois permite ao IMU ter um referencial real( o campo magnético da Terra) que permite eliminar drifts e erros cumulativos devido ao ruido inerente do acelerómetro e do giroscópio, e por fim um sensor de pressão para derivar a elevação e assim ser possivel manter uma elevação mais ou menos fixa.

Possaa... eu ja andei a pensar em fazer um brinquedo destes, mas estou a ver que isto tem pano para mangas e acabei por desistir... isto conseguir conciliar isto tudo e dps saber programar todos os sensores deve ser uma bela aventura... Só meramente por curiosidade, com esse sensores todos, mais base baterias, etc, etc este robot sai mais ou menos em quantos € ?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Andruino para um octocopter
« Responder #23 em: 05 de Março de 2012, 14:14 »
Possaa... eu ja andei a pensar em fazer um brinquedo destes, mas estou a ver que isto tem pano para mangas e acabei por desistir... isto conseguir conciliar isto tudo e dps saber programar todos os sensores deve ser uma bela aventura... Só meramente por curiosidade, com esse sensores todos, mais base baterias, etc, etc este robot sai mais ou menos em quantos € ?

pelo que tenho visto e sondado cerca duns 200/300€ ja fazes um quad..mas tb depende da qtidade de sensores e extras k keres no quadcoptero... e tb depende se vais comprar tudo ou se vais fazer tu alguma coisa de raiz..

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Andruino para um octocopter
« Responder #24 em: 05 de Março de 2012, 14:51 »
Se usares a KK board, mesmo comprando a estrutura, fica em menos de 150€

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Andruino para um octocopter
« Responder #25 em: 05 de Março de 2012, 14:58 »
Tens vários/muitos projectos open-source que é só comprar os sensores e colar um arduino algures no quad, tens o multiWiiCopter, AeroQuad, ArduCopter e mais uns quantos, mas estes são por assim os 3 grandes.
Avr fanboy

Offline FlyVcopter

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Andruino para um octocopter
« Responder #26 em: 05 de Março de 2012, 21:38 »
Boa noite , o pessoal de electrónica RC Espanha , tem a venda um sistema ardruino completo para quad, hexa e octocopters, só que el custo e 530 euros sem os sensores de aproximação, pensava que aqui em portugal podia conseguir  mas barato,.

Link:http://www.electronicarc.com/catalogo/product_info.php?cPath=85_89&products_id=603&osCsid=12ad125ce633f4fbad3ee28a69756a03  mais os extras,

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Andruino para um octocopter
« Responder #27 em: 05 de Março de 2012, 21:42 »
Isso é bastante caro..
Se é para comprar isso vai ao diyDrones que são os criadores dessas placas, mas vai ao RCGroups e vê o tópico do multiWiiCopter:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1261382

E este mega tópico:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1519946
Avr fanboy

Offline patinhofeio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 73
Re: Andruino para um octocopter
« Responder #28 em: 07 de Março de 2012, 18:53 »
e que tal:


Gandas malucos estes robots(quads) ;D ;D
Sobre placas controladoras, vi umas num site da china, que parece ser baseado no arduino, mas julgo só ter 6 saídas para motor e 4 entradas do receiver rádio.
Quando receber a minha encomenda desse site e depois de saber os custos de alfandega, logo informo se compensa.

Sobre o quad, ou octocopter, fiquei baralhado com a cena dos sensores. Não irei precisar disso para já porque antes tenho de praticar a programação e o tipo de comunicação, só depois talvez pense em fazer um controlador de voo(deve ser difícil eheh). Se eu usar os acelerometros, serão necessários os giroscópios?(Eu a pensar que era tudo a mesma coisa  ;D ) Se o acelerometro me diz a inclinação do modelo, é quanto basta ou não? Sobre o tal sensor magnetoscopio, pelo que li acima funciona tipo bussula, mas também tem percepção das inclinações do modelo?ou apenas da rotação em relação a norte? A placa que vi barata, acho que só tem giroscópios, talvez por isso ser tão barata.
« Última modificação: 07 de Março de 2012, 22:17 por patinhofeio »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Andruino para um octocopter
« Responder #29 em: 08 de Março de 2012, 07:33 »
Não re-inventes a roda, com tanto projecto open-source com anos de trabalho colectivo não vale a pena o tempo perdido, os problemas que vais ter e um sistema no geral muito menos performante.
Um octo-copter é basicamente um quadx2, os sinais são só os 4 de um quad, mas em vez de um ESC por saida tens 2 ESC's por saida.

Um giroscópio é o minimo essencial para estabilizar um quad, tudo o resto é extra, mas são extras que tornam o voo muito mais suave e controlado.

A melhor fonte de informação é mesmo este mega tópico:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1097355
Com o layout novo realmente isso parece uma gigantesta wall of text, mas só se aprende a ler..
Avr fanboy