collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Aprilia RS125e  (Lida 29376 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Humm...
« Responder #30 em: 06 de Outubro de 2012, 18:21 »
Boas, hehehee essas 125 são "bravas" eu compreendo o que queres fazer a essa...ate dá "pena" fazer as alterações ate se fazem, mas vale a pena? só a trabalheira de a legalizar....se for como em outras coisas vais-te ver lixado para legalizar....coisas do nosso lindo Portugal....tem de ser tudo homologado, certificado....desde um simples pisca a electrónica e depois fazer uma inspecção B que é bastante rigorosa,  mas espero que consigas que era um bom projecto ;)

Abraço.   
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Humm...
« Responder #31 em: 06 de Outubro de 2012, 20:44 »
senso, não o fiz nem estou a pensar fazê-lo. Mas se quiseres pensar em calcular o custo ambiental (não só o de extracção... também o de derrames) e de vidas humanas e povos explorados que o petróleo causa, talvez eu pense nisso :). É uma grande falácia pensar que o único impacto negativo e ambiental é o CO2. Ah!... E há outro detalhe... é que Portugal não tem petróleo, mas tem bué sol e vento ;). Quem não quiser ficar prisioneiro duns xeiques ali pós lados do médio oriente vai ter que arranjar alternativas; e nós Portugal já vamos bastante atrasados face ao que já poderíamos ter feito.

Não acredito que seja assim tão difícil legalizar, mas veremos. Piscas homologados etc são coisas "corriqueiras", só têm que lá ter escrito o símbolo de homologação.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, 20:51 por Njay »

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Humm...
« Responder #32 em: 06 de Outubro de 2012, 21:00 »
Boas,

Citar
Não acredito que seja assim tão difícil legalizar, mas veremos. Piscas homologados etc são coisas "corriqueiras", só têm que lá ter escrito o símbolo de homologação.

Espero que tenhas razão ;)

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Humm...
« Responder #33 em: 06 de Outubro de 2012, 21:02 »
Citar
Só uma coisa, já pensaste em calcular quanto dióxido de carbono/poluição é gerada com a mineração do litio, enfiar o litio num barco para a China, fazer as baterias, ser enviado para outro lado, dai para ti, o mesmo com os motores, e veres quantos km tens de percorrer para compensar o dioxido de carbono emitido pelo motor original até que chegues a um ponto de igualdade?

O petróleo tb não é produzido em Portugal, embora a refinação possa ser feita por aqui ... e precisas de muitos mais kilos ou m3 de petróleo do que kilos ou m3 de lítio.
Normalmente sempre que se fazem contas destas é preciso ver bem quem as está a fazer ... porque esquecem sempre o que lhes convém !
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Humm...
« Responder #34 em: 06 de Outubro de 2012, 21:40 »
Não esquecer que o litio no melhor dos casos é reciclavel uma vez, e que por exemplo uma sapata de um gerador eólico tem uns 75m^3, no caso das que estão na serra da Lousã são 150m^3 de betão, e um colega meu que o irmão trabalha na Cimpor, fala que para cada tonelada de cimento, sai uma tonelada de CO2, sem contar com o resto..

O "verde" que nos é vendido não é assim tão verde como isso.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Humm...
« Responder #35 em: 06 de Outubro de 2012, 22:29 »
Lá tás tu a concentrar-te só no CO2. Podes mandar pó ar os números que quiseres e não vamos a lado nenhum. E o CO2 de fazer cá chegar electricidade produzida a partir de combustíveis fósseis e a sua extracção e distribuilão e a construção dos equipamentos necessários a isso, não há? E se ainda internalizarmos os custos da extração de petróleo? E as outras substâncias que saiem do escape e afectam a saúde, especialmente do dos motores 2T, e daquelas a quem removem o catalizador (sim, porque o que interessa é só "mais potência" e que se lixe o resto não é?)? Se tás preocupado com o CO2, planta umas árvores!
Tudo o que é tecnologia tem impactos, mas mais uma vez digo: nós não produzimos petróleo mas temos sol e vento pa caraças; e a actual indústria petrolífera deve ser a mais desprezível que existe não só pelo impacto ambiental mas também pelo "modus operandi".

Mas não te preocupes que a chegada de uma tecnologia mais limpa e moderna como a eléctrica não quer dizer que os veículos com motor de combustão interna vão acabar, quem quiser pode sempre continuar a gastar fortunas em combustível e a pagar taxas de poluição, financiando o estrangeiro e a indústria petrolifera; sim, porque não tarda muito os eléctricos vão superar o CI em todos os aspectos... os CI já têm mais de 100 anos de "evolução" em cima, mas dá uma olhadela por exemplo pelas novas Zero 2013.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Humm...
« Responder #36 em: 06 de Outubro de 2012, 22:33 »
Sim, eu sei bem que o CO2 é apenas a ponta do iceberg, e não estou aqui a defender nada, mas entre um motor 2 tempos e um diesel, o 2 tempos é mais limpo, e até que muitos motores a gasolina, funciona a temperaturas de combustão mais altas.
Força nisso, que acho que estou a ser mal entendido..
Avr fanboy

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Humm...
« Responder #37 em: 06 de Outubro de 2012, 22:34 »
Senso

Sendo eng civil tenho de dizer que não é bem assim.
Na verdade por cada tonelada de cimento produzidos são libertados +- 600kg de CO2 devido à transformação do CaCO3, depois depende de que tipo de combustível utilizado pra subir a temperatura até aos 1450 C.
No entanto existem diversos métodos para reduzir essa emissão de CO2.

Outro pormenor é que só necessitas de +-350kg de cimento para fazer 1 m3 de betão (2.5 ton)

Mas é verdade que a industria cimenteira é considerada uma das maiores emissoras de CO2, creio que os valores andam entre os 5 e os 10% das emissões a nível mundial
« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, 22:49 por kast »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline afonso henriques

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Humm...
« Responder #38 em: 06 de Outubro de 2012, 23:45 »
olá
boas tenho uma bike dessas eletricas
um amigo meu fez o projeto e estou a testar
digo vos impecável um motor na roda traseira 2 baterias de lipo trabalha a 48v
autonomia sem dar ao pedal 15 km
não faz barulho  velocidade maxima 45 km hora
acho que o njay está no bom caminho
e não é por ser eletricista de automoveis mas devemos apostar mais nos elétricos
deixar mos de depender daqueles senhores da areia

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Humm...
« Responder #39 em: 07 de Outubro de 2012, 00:24 »
olá
boas tenho uma bike dessas eletricas
um amigo meu fez o projeto e estou a testar
digo vos impecável um motor na roda traseira 2 baterias de lipo trabalha a 48v
autonomia sem dar ao pedal 15 km
não faz barulho  velocidade maxima 45 km hora
acho que o njay está no bom caminho
e não é por ser eletricista de automoveis mas devemos apostar mais nos elétricos
deixar mos de depender daqueles senhores da areia
posta fotos! foi feita de raiz? ou foi alterada?
Tenho reparado que ha mto ppl interessado em fazer ou projectar motos electricas, e pk é que
o ppl n une forças para fazer algo bom e nacional? ja que é um projecto complexo, a nivel individual, pode ficar mto complexo, caro e levar mto tempo..até se pode meter naqueles pedidos de financiamento e ganhar uns trocos para o fabrico de algumas unidades e quiça angariar empresas que keiram comercializar as motas electricas!

Ainda li algures que uns matematicos mexicanos ou lá k eram, tinham feito um algoritmo pra carregar baterias de litio a metade do tempo, isso é fixe qdo um dos grandes problemas dos veiculos electricos era o tempo de recarga! Outro problema é a autonomia e a pensar nisso, pk não fazer um hibrido? tipo electricidade/baterias-motor2 tempos c gerador electrico ou entao electricidade/baterias-hidrogenio(bateria hidrogenio pra gerar electricidade extra?)
tb era fixe implementar nos sistemas de travagem, recuperaçao de energia electrica pra menos desperdiciu e maior eficiencia energética.

Porquê n abrir um topico geral e pra fazer alguma coisa mm séria?!


Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Humm...
« Responder #40 em: 07 de Outubro de 2012, 00:59 »
De mecânica não sei nadinha, mas penso que já existe forma de transformar a energia cinética perdida na travagem em energia eléctrica. Pelo menos lembro-me de ver nalgum lado que karts e carros de fórmula 1 já possuem isso.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frenagem_regenerativa
« Última modificação: 07 de Outubro de 2012, 01:07 por rglove »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Humm...
« Responder #41 em: 07 de Outubro de 2012, 01:58 »
De mecânica não sei nadinha, mas penso que já existe forma de transformar a energia cinética perdida na travagem em energia eléctrica. Pelo menos lembro-me de ver nalgum lado que karts e carros de fórmula 1 já possuem isso.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frenagem_regenerativa
para mota, este sistema KERS com mola e libertaçao da energia armazena logo em movimento, era fixe:

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Humm...
« Responder #42 em: 19 de Outubro de 2012, 00:07 »
O estado do projecto será blogado no Movido a Electrões. Post de abertura:

http://mae.embeddeddreams.com/2012/10/15/aprilia-rs125e/

Em breve também aceitaremos "candidaturas" a contas Wordpress gratuitas para quem quiser blogar tecnicamente sobre projectos ou assuntos ligados à mobilidade eléctrica.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.194
Re: Humm...
« Responder #43 em: 19 de Outubro de 2012, 00:28 »
Muito bom :) estarei atento ao seu desenvolvimento

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Humm...
« Responder #44 em: 20 de Outubro de 2012, 03:23 »
desculpem o offtopic, mas ja k estamos em discussao sobre motos electricas ..ando a ver bicicletas electricas e achei esta:



o que acham? tem dois motores, um em cada roda, acho que o sistema n tem regeneraçao de energia nas travagens, mas diz que dá 45km/h..
vcs davam 1000dollares +iva por ela?  ::)
« Última modificação: 20 de Outubro de 2012, 03:25 por Hugu »