collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções  (Lida 37451 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rodriguesf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 74
    • HamTrónica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #30 em: 19 de Julho de 2013, 00:08 »

 Tenho só de arranjar uma forma de controla-lo com um manipulo.

Agora se quiser mais de 12V é chato


removes o potenciómetro que lá está e soldas fios depois metes um potenciómetro "normal" na caixa e soldas-lhe os fios.
para mais de 12v metes um boost, simple and cheap(pelo menos no meu caso foi a solução melhor que arranjei)!
hamtronica.blogspot.com

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #31 em: 19 de Julho de 2013, 00:10 »
Eu basicamente vou colocar a fonte atx e a de 45V dentro de uma caixa metalica. Vou colocar saidas directas de 12V, 5V, 3.3V e -12V da fonte atx. Depois coloco dois LM350T para regular duas saidas de 12V da ATX. Coloco mais um LM350T para regular os 45V da outra fonte e uma saida directa. Ainda estava a pensar colocar um IC para agarrar nos 5V da ATX e converte-los em -5V que as vezes dá jeito.

As saidas reguladas têm display's led associados, ou seja 3 displays.


Vou utilizar um sensor Hall que tenho para aqui e um micro para medir a corrente e mostrar num display. Este sensor pode ler as correntes de todas as saidas, escolhendo a saida num selector tipo potenciometro.


Depois vou ter saidas para a terra e tá feito. Eu depois faço um desenho...
Algum material:

http://www.ebay.com/itm/5PCS-Multimeter-instrument-4MM-Binding-Post-Banana-Socket-panel-mount-Test-Probe-/280886908680?pt=US_Audio_Cables_Adapters&hash=item41662a1708

http://www.ebay.com/itm/Mini-3-Digital-0-36-LED-DC-3-30V-Blue-Volt-Voltage-Meter-Voltmeter-Self-Power-/330958979845?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4d0eb14305

Depois tenho de ver como se faz o amperimetro.

Acho que é melhor usar um ecrã destes: Nokia 5110 isto porque tenho a biblioteca e dá para ter lá todos os valores só com 1

Para regular uso este Regulador buck. Tenho só de arranjar uma forma de controla-lo com um manipulo.
Agora se quiser mais de 12V é chato

O amperimetro é simples. O sensor tem uma saide linear de 0 a 5V e basta ligar a uma analogica.

Ja pensei usar esse ecrâ que ate tenho por ca, mas gosto mas do aspecto com os display's. O ecra fica para o robot diferencial :D

Os LM350T so suportam é 3A mas penso que chega, alem disso é so nas linhas regulaveis.

Gostaria de usar um limitador de corrente mas ainda nao perdi tempo a ler sobre isso. Contudo vou deixar um lugar guardado para o limitador, para colocar no futuro.

Pois mas não faço mesmo a minima como funciona um amperimetro nem IC já disso. Isso de 5V e 0V é complicado porque o meu micro é de 3.3V tinha de fazer um divisor de tensão acho eu.

Pois mas o LM350T é linear certo? para 3A era cá um dissipador de calor. Vou usar o buck para evitar isso, deverei poder usar 2A à vontade sem dissipador e 3A com um pequeno dissipador.

Fico para ver como vai ficar. A minha vai ficar provavelmente em PVC e...cartão  :-[
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #32 em: 19 de Julho de 2013, 00:13 »

 Tenho só de arranjar uma forma de controla-lo com um manipulo.

Agora se quiser mais de 12V é chato


removes o potenciómetro que lá está e soldas fios depois metes um potenciómetro "normal" na caixa e soldas-lhe os fios.
para mais de 12v metes um boost, simple and cheap(pelo menos no meu caso foi a solução melhor que arranjei)!

Por acaso tou com sorte que este potenciometro é facil de retirar. Obrigado pela sugestão
O boost tenho ver se compro depois. Por agora safo-me com so 12V. A minha calhar de LEDs é de 5 em série mas tenho ca algo para desenrascar.

Olha onde posso arranjar tipo L's? Tipo para prender uma placa de PVC a outra em 90º? A ATX que tenho é de prender de lado
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 00:16 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #33 em: 19 de Julho de 2013, 00:15 »
Eu basicamente vou colocar a fonte atx e a de 45V dentro de uma caixa metalica. Vou colocar saidas directas de 12V, 5V, 3.3V e -12V da fonte atx. Depois coloco dois LM350T para regular duas saidas de 12V da ATX. Coloco mais um LM350T para regular os 45V da outra fonte e uma saida directa. Ainda estava a pensar colocar um IC para agarrar nos 5V da ATX e converte-los em -5V que as vezes dá jeito.

As saidas reguladas têm display's led associados, ou seja 3 displays.


Vou utilizar um sensor Hall que tenho para aqui e um micro para medir a corrente e mostrar num display. Este sensor pode ler as correntes de todas as saidas, escolhendo a saida num selector tipo potenciometro.


Depois vou ter saidas para a terra e tá feito. Eu depois faço um desenho...
Algum material:

http://www.ebay.com/itm/5PCS-Multimeter-instrument-4MM-Binding-Post-Banana-Socket-panel-mount-Test-Probe-/280886908680?pt=US_Audio_Cables_Adapters&hash=item41662a1708

http://www.ebay.com/itm/Mini-3-Digital-0-36-LED-DC-3-30V-Blue-Volt-Voltage-Meter-Voltmeter-Self-Power-/330958979845?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4d0eb14305

Depois tenho de ver como se faz o amperimetro.

Acho que é melhor usar um ecrã destes: Nokia 5110 isto porque tenho a biblioteca e dá para ter lá todos os valores só com 1

Para regular uso este Regulador buck. Tenho só de arranjar uma forma de controla-lo com um manipulo.
Agora se quiser mais de 12V é chato

O amperimetro é simples. O sensor tem uma saide linear de 0 a 5V e basta ligar a uma analogica.

Ja pensei usar esse ecrâ que ate tenho por ca, mas gosto mas do aspecto com os display's. O ecra fica para o robot diferencial :D

Os LM350T so suportam é 3A mas penso que chega, alem disso é so nas linhas regulaveis.

Gostaria de usar um limitador de corrente mas ainda nao perdi tempo a ler sobre isso. Contudo vou deixar um lugar guardado para o limitador, para colocar no futuro.

Pois mas não faço mesmo a minima como funciona um amperimetro nem IC já disso. Isso de 5V e 0V é complicado porque o meu micro é de 3.3V tinha de fazer um divisor de tensão acho eu.

Pois mas o LM350T é linear certo? para 3A era cá um dissipador de calor. Vou usar o buck para evitar isso, deverei poder usar 2A à vontade sem dissipador e 3A com um pequeno dissipador.

Fico para ver como vai ficar. A minha vai ficar provavelmente em PVC e...cartão  :-[

Sim gera muito calor. So com 1A ja queima se tocarmos... Se calhar um buck era boa opção, tenho de ir ler os slides de electronica industrial que tenho para aqui :P

A minha vai ser feita com metal de uma caixa de computador antiga e alguns bocados de madeira, em principio...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #34 em: 19 de Julho de 2013, 00:19 »
Já cá venho escrever a sério, mas vejam isto:
http://www.electro-tech-online.com/custompdfs/2013/01/50-00002.pdf

Se acharem interessante, podemos fazer disto um projecto comunitário, medir a corrente um INA qualquer coisa, ou até mesmo uma simples resistência de 0.1ohms(por ai) e um op-amp servem perfeitamente!
Medir voltagem é divisor resistivo, ecrã é á escolha do freguês, existem tantos!
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #36 em: 19 de Julho de 2013, 00:22 »
Senso tu com a fonte que tens ali ainda necessitas de outra? :p

Por acaso é algo que tambem acho interessante, não tenho nenhuma, nem 150/200€ para dar uma neste momento.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #37 em: 19 de Julho de 2013, 00:24 »
Já cá venho escrever a sério, mas vejam isto:
http://www.electro-tech-online.com/custompdfs/2013/01/50-00002.pdf

Se acharem interessante, podemos fazer disto um projecto comunitário, medir a corrente um INA qualquer coisa, ou até mesmo uma simples resistência de 0.1ohms(por ai) e um op-amp servem perfeitamente!
Medir voltagem é divisor resistivo, ecrã é á escolha do freguês, existem tantos!

Interessante. Tenho de ver isso. Até usa um dos buck que tenho cá de samples. Tenho de ler isso amanha com mais atenção.
Mas acho que vou só usar a parte depois do AC...não quero andar a mexer ainda em AC que tem tudo de ficar muito bem isolado
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #38 em: 19 de Julho de 2013, 00:26 »
Senso tu com a fonte que tens ali ainda necessitas de outra? :p

Por acaso é algo que tambem acho interessante, não tenho nenhuma, nem 150/200€ para dar uma neste momento.

Essa ficou-me em 190€ de Inglaterra, um link que o Mike postou no EEVBlog, mas andam lá mais, tivesse eu possibilidades que tinha comprado logo umas 3, porque aquele caixote gigante só tem uma saida, mas agora só uso aquilo, medição de voltagem e corrente de saida, pode fazer sink de corrente, só falta mesmo mais umas quantas.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #39 em: 19 de Julho de 2013, 00:27 »
O pdf que o senso postou é bastante interessante, mas nao tenho €€€ para gastar nos componentes e no transformador.

Tenho de pedir uns samples para experimentar esses bucks da TI.
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #40 em: 19 de Julho de 2013, 00:29 »
O pdf que o senso postou é bastante interessante, mas nao tenho €€€ para gastar nos componentes e no transformador.

Tenho de pedir uns samples para experimentar esses bucks da TI.

Podes fazer um à vontade...basta seguir as datasheet para os condensadores mas não vale a pena tipo escolher das marcas especificas como eles dizem. Se queres mesmo uma fonte limpinha para os micros é sempre melhor os reguladores lineares
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #41 em: 19 de Julho de 2013, 00:29 »
O transformador podes usar uma fonte ATX, ficas limitado na voltagem máxima, a bobine usada é monstruosa, dá para usar mais pequena, e se usares o lm mais recente que comuta a 150Khz ainda mais pequena é a bobine.
Avr fanboy

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #42 em: 19 de Julho de 2013, 00:30 »
Já cá venho escrever a sério, mas vejam isto:
http://www.electro-tech-online.com/custompdfs/2013/01/50-00002.pdf

Se acharem interessante, podemos fazer disto um projecto comunitário, medir a corrente um INA qualquer coisa, ou até mesmo uma simples resistência de 0.1ohms(por ai) e um op-amp servem perfeitamente!
Medir voltagem é divisor resistivo, ecrã é á escolha do freguês, existem tantos!

Interessante. Tenho de ver isso. Até usa um dos buck que tenho cá de samples. Tenho de ler isso amanha com mais atenção.
Mas acho que vou só usar a parte depois do AC...não quero andar a mexer ainda em AC que tem tudo de ficar muito bem isolado

A parte do AC é simplesmente um transformador de 230v para 25v nada mais, nada menos.
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #43 em: 19 de Julho de 2013, 00:31 »
Já cá venho escrever a sério, mas vejam isto:
http://www.electro-tech-online.com/custompdfs/2013/01/50-00002.pdf

Se acharem interessante, podemos fazer disto um projecto comunitário, medir a corrente um INA qualquer coisa, ou até mesmo uma simples resistência de 0.1ohms(por ai) e um op-amp servem perfeitamente!
Medir voltagem é divisor resistivo, ecrã é á escolha do freguês, existem tantos!

Interessante. Tenho de ver isso. Até usa um dos buck que tenho cá de samples. Tenho de ler isso amanha com mais atenção.
Mas acho que vou só usar a parte depois do AC...não quero andar a mexer ainda em AC que tem tudo de ficar muito bem isolado

A parte do AC é simplesmente um transformador de 230v para 23v nada mais, nada menos.

Mas eu nem sei como uma ponte de diodos funciona :P e quero aproveitar a ATX que sempre me dá 300W (para que raio quero tanto Wat)
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #44 em: 19 de Julho de 2013, 00:33 »
Uma fonte ATX é algo perigosa pela falta de limite de corrente, um curto e bum, lá se vai tudo o que estão a testar ao ar, por outro lado, para rebentar componentes é engraçado..
Avr fanboy