collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Compra de LED e respetivo Driver  (Lida 14033 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Compra de LED e respetivo Driver
« Responder #30 em: 14 de Junho de 2016, 15:53 »
Muito fixe! A caixa é alumínio?

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Compra de LED e respetivo Driver
« Responder #31 em: 14 de Junho de 2016, 16:05 »
Muito fixe! A caixa é alumínio?

Obrigado Njay!
Sim, é.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Compra de LED e respetivo Driver
« Responder #32 em: 14 de Junho de 2016, 18:48 »
Sim, faço.
Vai chegar agora uma coisa de electrónica feita a pedido para ver se resulta, porque sem isso o LED chega aos 13V e tal. Penso que também tem uma protecção contra a temperatura do LED que se começar a aquecer baixa a potência.
É um foco auxiliar para motos.

Aqui um motard com conhecimentos de eletrónica.

"Penso que" e "uma coisa eletrónica" nesse mercado pode não ser suficiente. Tens de ter um circuito que te controle a corrente no LED, a tensão numa mota em funcionamento pode chegar até aos 14.4V e pode descer abaixo dos 12V, e é naturalmente um ambiente com bastante ruído elétrico, quanto mais antiga a mota pior. E convém ter uma boa margem de segurança para não queimar o farol quando o retificador pifar (em algumas motas é um problema quase crónico, por exemplo as AT que fazem parte do mercado habitual para esses projetores).

Proteção térmica também é essencial. Não podes controlar o local de montagem, nas GS se os meterem nos ferros junto às mamas no verão até assam, e noutras presos no quadro muitas vezes é perto dos coletores.

E também tem cuidado com a montagem do LED, sendo o corpo de alumínio quanto maior a área de contacto da traseira do LED com o corpo melhor. Nessa zona o alumínio não deve ser anodizado e deves usar pasta térmica para garantir uma boa dissipação.

Dito isso, estão com muita boa pinta, parabéns pelo empreendedorismo.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Compra de LED e respetivo Driver
« Responder #33 em: 17 de Junho de 2016, 20:08 »
Sim, faço.
Vai chegar agora uma coisa de electrónica feita a pedido para ver se resulta, porque sem isso o LED chega aos 13V e tal. Penso que também tem uma protecção contra a temperatura do LED que se começar a aquecer baixa a potência.
É um foco auxiliar para motos.

Aqui um motard com conhecimentos de eletrónica.

"Penso que" e "uma coisa eletrónica" nesse mercado pode não ser suficiente. Tens de ter um circuito que te controle a corrente no LED, a tensão numa mota em funcionamento pode chegar até aos 14.4V e pode descer abaixo dos 12V, e é naturalmente um ambiente com bastante ruído elétrico, quanto mais antiga a mota pior. E convém ter uma boa margem de segurança para não queimar o farol quando o retificador pifar (em algumas motas é um problema quase crónico, por exemplo as AT que fazem parte do mercado habitual para esses projetores).

Proteção térmica também é essencial. Não podes controlar o local de montagem, nas GS se os meterem nos ferros junto às mamas no verão até assam, e noutras presos no quadro muitas vezes é perto dos coletores.

E também tem cuidado com a montagem do LED, sendo o corpo de alumínio quanto maior a área de contacto da traseira do LED com o corpo melhor. Nessa zona o alumínio não deve ser anodizado e deves usar pasta térmica para garantir uma boa dissipação.

Dito isso, estão com muita boa pinta, parabéns pelo empreendedorismo.

Sim, eu sei que o sistema eléctrico das motos e carros é instável e que não é um problema simplicíssimo de resolver. Não sei como é o electricidade numa AT mas calculo que seja como a duma SuperTenere.


Quanto à protecção térmica, "Penso que" nada, tenho a certeza que tem protecção contra alta temperatura, aos 75ºC baixa a potência para metade e aos 55ºC volta a pôr a 100%.
O LED (STAR do LED) tem 100% da sua área com pasta térmica totalmente em contacto com a parte de trás do corpo do LED que por sua vez tem uns rasgos de modo a aumentar área de dissipação com o ar de fora.

Já me tinha surgido essa questão da anodização. Tenho de ver melhor, mas pelo pouco que li parece-me já um pormenor, com a sua importância claro, mas não muito relevante por agora.

Obrigado!

BTW:
Tens moto?






Voltando ao assunto deste tópico.

Algumas marcas como a Cree e a Luminus disponibilizam LED's dentro da mesma serie mas especialmente desenvolvidos para estúdio. Estes LED's são bastante mais caros que os outros modelos com as especificações praticamente iguais. Por serem LED's de extrema qualidade de luz fui obrigado a ir procurar mais e perceber no quê que eram melhores e se valia a pena a grande diferença de preço ou se também era o marketing que havia por trás só por terem "LED's de Estudio" escrito.
Escolhi comparar as variantes dos modelos "CXB3590" e "CXA2 Studio" da marca Cree para o fazer esta análise.
Cheguei à conclusão que as diferenças destes LED's de estúdio (CXA2 Studio) para os outros semelhantes (CXB3590) eram três, sendo que a terceira nem sempre conta. O valor CRI é um pouquinho mais alto, passando por exemplo de 90 para 92, existem modelos com 5600K (nos normais o mais próximo é 5700K) e não existe mau Standard Deviation Color Matching (SDCM), nem sempre melhor que os normais, mas não existem maus.
Já agora para quem não sabe tal como eu não sabia, o SDCM significa o mesmo que MacAdam, numas marcas aparece uma noutras outra, na CREE por exemplo falam em MacAdam, na Bridgelux já falam em SDCM.
Muito basicamente isto tem a ver com a diferença de cor que 2 LED's iguais podem ter entre eles.

Concluí que estes LED's só valem a pena em condições extremas onde a mínima diferença conta, isto por serem o MELHOR QUE HÁ.
Decidi não optar por estas versões por já estar a seleccionar LED's de excelente qualidade e mais este bocadinho que as versões "Studio" oferecem não compensa a diferença de preço para o efeito pretendido. O preço pode passar de 80€ para 120€.
Para terem uma ideia os Vero 29 que já antes falei podem ter uma diferença até 100k, numa versão studio da Cree teriam até 80k, é de facto 20k mais certo. A mim parece-me uma diferença mínima.



Avancei com a lista de hipóteses baseando-me no que existia em stock nas lojas Mouser e Digikey das quais vou escolher um LED. As outras lojas que vi não gostei das lojas em si, filtros de treta, lentas, má organização ou poucos produtos. A Arrow então mete-me nojo mas pareceu ter melhores preços em certas coisas, deve ser para contra-balançar LOL
Se souberem de lojas fixes para este tipo de material...
Ora passemos à lista de hipóteses (Filtros: +/-5600K; >=90 CRI; <=4 SDCM; Marca reconhecida; Em stock e que reponham stock;):

    COB LED's
    • 1X CXA3070
      Este LED foi a melhor alternativa que encontrei na Mouser face ao Vero29 na Digikey. Custa 33,97 €.
      Das duas lojas prefiro comprar na Mouser porque eles têm um acordo qualquer com a França e assim não tenho de pagar alfandega e se for para empresa não tenho de pagar o IVA logo à partida como seria normal, isto porque nos papeis estou a comprar a uma empresa francesa que faz parte do espaço comunitário e no espaço comunitário não se paga IVA dumas empresas para as outras.
      Por outro lado este LED tem uma emissão de luz um bocado abaixo do pretendido, 7390lm que podem chegar a 9237,5lm numa situação aceitável.
      Este LED também tem outra desvantagem, o facto de não ter qualquer forma de ancoragem teria de produzir mais uma peça para o segurar ao dissipador. Eu sei que existem as pastas térmicas adesivas como a "Artic Alumina" que por acaso comprei ontem. Isto é o suficiente para garantir que o LED não sai do sítio? Se for está tudo bem.
      Já agora, estas pastas são tão eficientes como as normais (não adesivas)?

    • 1X Bridgelux VERO 29
      Quanto mais LED's e os seus preços vejo mais gosto do Bridgelux Vero29. Não é um LED de estúdio mas é quase , é muito potente e só custa 32USD.
      Emite 8830lm e pode chegar aos 12495lm numa situação aceitável.
      Depois tem uma pequena coisa que também conta, o facto de ter furos para ser montado com 2 parafusos M3 faz com que não tenha de produzir uma segunda peça para segurar o LED como no caso do CXA3070. Torna o custo de produção mais baixo.
      Só encontro à venda na Digikey o que é uma desvantagem porque tenho de acrescentar-lhe 30% de taxas passando para (32x1.3=41.6) 41.60USD.


    Chips LED
    Passando agora aos LED's em Chip que me obrigam a desenvolver uma PCB ou a utilizar as "Stars". Já agora se alguém souber onde posso mandar fazer PCB's com aquela espessura de cobre para fazer contacto com o dissipador agradecia que me dissesse.
    • 7X Lumileds LXR9
      O LXR9 tanto quanto percebi, numa situação aceitável consegue-se tirar até 1.4x mais de lumens chegando aos 1540lm no modelo em questão.
      Para ter a quantidade de luz necessária teria de comprar pelo menos (10000/1540=6.4) 6 LED's o que seria um total de (11.16x6=66,96) 66.96USD.

    • 4X Cree XHP70
      O XHP70 parece-me uma alternativa mais barata em relação a outros LED's da mesma marca. A Cree parece-me uma marca mais cara e quando comparada com outras não tem hipótese em relação a isso.
      Este modelo especifico emite 1290lm e pode chegar a 2451lm, ou seja, ia precisar de (10000lm/2451lm= 4) 4 LED's e por isso já ia subir o preço (18,29€ x 4= 73,16€)



    Agora tenho de decidir onde vou comprar o material, Mouser ou Digikey.
    A digikey é a que tem maior variedade de LED's mas depois não tem LED driver's a bom preço nem das marcas que andava a ver.
    A mouser é ao contrário, não tem LED's mas tem LED drivers a dar com pau, para além da vantagem que falei de comprar como se fosse da união europeia.
    Posso comprar o LED na digikey e o driver na mouser, a questão é que assim já não atinjo o valor mínimo para usufruir de portes grátis em nenhuma das duas lojas. Talvez acrescente umas comprinhas.


    A LED Driver que tenho em vista para qualquer um dos LED's que escolha é uma MEAN WELL ELG-150-42A há nessa loja e na mouser mas essa, a TME, é mais barata.

    Offline caxuda

    • Mini Robot
    • *
    • Mensagens: 194
    Re: Compra de LED e respetivo Driver
    « Responder #34 em: 13 de Julho de 2016, 19:45 »
    Boa tarde,


    Demorei um pouco a fazer a encomenda mas já chegou tudo.



    Em cima temos a fonte, agora em baixo da esquerda para a direita temos em primeiro lugar um LDR, dois termistor NTC, um LED e um sensor PIR.

    Em relação ao LED comprei o Bridgelux tal como estava a pensar mas em relação à fonte de alimentação fugi um pouco à vossa opinião e optei por uma LPC-150-3150 em vez de uma fonte totalmente regulável.
    Esta fonte mantém-se sempre nos 3150mAh ajustando a voltagem não tendo qualquer regulação manual. Se esta fonte funcionar bem mantenho-a porque é mais barata, caso contrário compro a outra que tinha falado.

    Como tinha de gastar mais um pouco para ter portes gratuitos na digikey acabei por comprar mais umas coisinhas como o PIR da Panasonic com 12m de raio de deteção (pelo menos anunciados), o LDR, os termistores e outras coisas que não são para este projecto.

    A fonte de alimentação foi a única coisa que não veio da digikey, veio da TME.

    Dou bom feedback a ambas as lojas, claro que a Digikey é melhor dado o seu tamanho, chat online acho que 24h por dia. Contudo 5 estrelas às duas lojas.


    Cumprimentos

    Sent from my Nexus 5 using Tapatalk