collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projecto Arduino [Oximetro]  (Lida 8702 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline mario

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Projecto Arduino [Oximetro]
« em: 21 de Setembro de 2010, 15:17 »
Olá a todos!

Sou estudante do 12º ano e para área de projecto acabei por escolher como tema os problemas cardiovasculares. Como componente prática do projecto pensei em fazer um oximetro com arduino. De um modo muito simples, o aparelho que seria ligado ao dedo iria medir os níveis de oxigénio no sangue, bem como os batimentos cardíacos por minuto e transmiti-los através do X-bee para um receptor ligado a um computador de modo a que pudessem ser traçados os gráficos tempo-variáveis em análise no Processing.
Agora, as minhas questões são as seguintes:
  • onde comprar todo o material necessário? Já procurei por todo o lado e só na Sparkfun encontrei leds com comprimentos de onde aproximados do pedido...
  • onde encontrar um esquema do projecto? Já vi videos e explicações por alto... mas nada de concreto
Já visitei o site www.oximetry.org que me deu a entender razoavelmente o modo de funcionamento do oximetro. O grande problema que também acaba por existir é que já não programo há pelo menos 2 anos (tenho umas vagas luzes...) e de electrónica percebo muitíssimo pouco (daí a necessidade de um tutorial ou esquemas...).
Agradeço toda a ajuda! ;D
« Última modificação: 21 de Setembro de 2010, 15:18 por mario »

Offline VascoP

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 66
Re: Projecto Arduino [Oximetro]
« Responder #1 em: 21 de Setembro de 2010, 15:31 »
1. Antes de saber onde comprar o material era importante saber, que material vais adquirir. No entanto tens um tópico algures com um conjunto de links de lojas portuguesas e não só.

2. Isto vai depender do oxímetro que utilizes. Já tens este equipamento? É claramente o componente fulcral do projecto e precisas de primeiro que tudo saber como lhe tiras a informação.

Offline mario

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Re: Projecto Arduino [Oximetro]
« Responder #2 em: 21 de Setembro de 2010, 17:21 »
1. Antes de saber onde comprar o material era importante saber, que material vais adquirir. No entanto tens um tópico algures com um conjunto de links de lojas portuguesas e não só.

2. Isto vai depender do oxímetro que utilizes. Já tens este equipamento? É claramente o componente fulcral do projecto e precisas de primeiro que tudo saber como lhe tiras a informação.

Bem... sei que já é possível adquirir oximetros. Contudo, a ideia do projecto era um pouco diferente. Pensava era realmente montar um oximetro de raiz com o arduino. Basicamente, o hardware geral será:
- led vermelho com comprimento de onda entre 600-750 nm;
- infrevermelho com comprimento de onda entre 800-1000nm;
- fotodiodo;
- arduino;
- ...

Alguns conceitos gerais e ideias do projecto podem ser vistas em http://personal.ph.surrey.ac.uk/~phs3ps/surj/v2/li.pdf.
Qualquer sugestão ou ajuda é bem vinda! ;)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Projecto Arduino [Oximetro]
« Responder #3 em: 21 de Setembro de 2010, 21:45 »
  • onde encontrar um esquema do projecto? Já vi videos e explicações por alto... mas nada de concreto
Já visitei o site www.oximetry.org que me deu a entender razoavelmente o modo de funcionamento do oximetro. O grande problema que também acaba por existir é que já não programo há pelo menos 2 anos (tenho umas vagas luzes...) e de electrónica percebo muitíssimo pouco (daí a necessidade de um tutorial ou esquemas...).

Não estarás então a tentar dar o passo maior que a perna? Se calhar é melhor escolher alguma coisa com que estejas mais à vontade => maior probabilidade de sucesso. Se é para "copiar" algum projecto da net... sem comentários.

Offline Arknum

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re: Projecto Arduino [Oximetro]
« Responder #4 em: 21 de Setembro de 2010, 22:52 »
Boas

Até acho a ideia interessante e acho que te posso ajudar.
Os meus dois filhos gémeos estiveram internados no hospital 2 semanas e estavam sempre agarrados a oximetros através de uns cabos que eles lá têm. Como depois de usados eles deitam tudo fora, eu peguei nesses cabos e trouxe para casa a pensar que poderiam servir para alguma coisa, até mais pelos fios que não rígidos.
Realmente numa das pontas têm dois leds smd, os tais que tu falas, e na outra tem uma espécie de ficha db9 capazes de facilitar o teu projecto.
O que eu sugeria era passares num hospital, serviço de pediatria, e tentas arranjar lá uma coisa dessas, ou então até te envio um dos que tenho.

Aqui uma foto dos cabos



Espero ter ajudado, pelo menos da parte do material.

Cumprimentos
Visitem os Açores vale a pena.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto Arduino [Oximetro]
« Responder #5 em: 21 de Setembro de 2010, 22:55 »
É assim, o principio deste modo é mesmo muito básico como já referis-te, alimentar uns leds e depois com um fotodiodo adquirir o que é refletido no entanto a aplicação prática é muito mais complexo, tenho dois amigos meus que fizeram este trabalho numa cadeira da faculdade. A dificuldade está principalmente na altura de amplificar e condicionar o sinal adquirido, eles usaram filtros bastantes complexos para obter um sinal razoável.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arduino [Oximetro]
« Responder #6 em: 21 de Setembro de 2010, 23:33 »
Pois, com um par de leds não vão ter grande informação.
Faz algo que estejas mais á vontade, até porque este tipo de coisas e o corpo humano é sempre manhoso, uns fios mal ligados e podes apanhar uns valentes choques ou até mesmo matar alguem.
Avr fanboy

Offline mario

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Re: Projecto Arduino [Oximetro]
« Responder #7 em: 22 de Setembro de 2010, 14:53 »
Citar

Não estarás então a tentar dar o passo maior que a perna? Se calhar é melhor escolher alguma coisa com que estejas mais à vontade => maior probabilidade de sucesso. Se é para "copiar" algum projecto da net... sem comentários.

De um modo geral, não estou a tentar copiar nada. Já vi alguns trabalhos que de facto foram realizados em faculdades. A ideia seria procurar recriar esses mesmos trabalhos, e se necessário fosse, pedir apoio a alguma Universidade (a minha escola fica perto das Universidades do Minho e do Porto). Acho o trabalho interessante, e por isso procurava construir algo de raiz. Se não der, talvez acabe por comprar um oximetro e fazer a ligação com arduino.
Quanto a outros projectos... Também já tinha pensado em fazer com o arduino um electrocardiografo. Partia do projecto do arduinoscope, depois era utilizar o amplificador AD620. Contudo, considero mais simples e prático o primeiro. Aliás, a ideia seria utilizar o oximentro para medir os níveis de oxigénio no sangue e batimentos cardíacos por minuto de indivíduos com diferentes frequências/intensidades de prática de exercício físico.


Obrigado Arknum. Vou seguir a tua sugestão e dar um salto aos serviços de pediatria!  ;)
« Última modificação: 22 de Setembro de 2010, 20:58 por mario »