collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Problemas com relés - Amperagem insuficiente?  (Lida 3870 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Problemas com relés - Amperagem insuficiente?
« em: 23 de Dezembro de 2011, 00:45 »
Boas.

Estou com um problema num projecto que tenho em que estou a usar um sistema com relés para controlar um estore eléctrico. Durante um ou dois dias as coisas funcionam muito bem, mas passado algumas utilizações os relés começam a ficar colados (ou seja, as partes que é suposto so estarem em contacto quando o relé funciona nunca se desligam). Isto já aconteceu em 3 diferentes, por isso não foi um defeito de um produto apenas. Sendo assim, imagino que o meu problema seja eu estar a usar relés fracos demais. O meu problema agora é eu não estar bem certo de como funcionam as contas aqui...
Não sei nada das especificações do motor que está a ser usado pois está completamente fechado, mas medi a potência usando um contador daqueles que se ligam às tomadas, e o motor consome à volta de 120W. Dá para mostrar tambem a amperagem, e nesse caso indica à volta de 0.5A. Pelo que testei, está a fazer as contas usando simplesmente P=U*I. Eu tenho idéia que isto é só para corrente contínua. Já fiz algumas pesquisas mas não percebo bem se estou a fazer as contas certas, nem se tenho os dados todos... É possível calcular a amperagem do motor sabendo apenas que ele gasta 120W/220V?
Se o valor for mesmo 0.5A então é mesmo estranho, porque os relés supostamente estão classificados para 220V/5A.

Será mesmo um problema de amperagem, ou estarei aqui a falhar em alguma coisa a outro nível?

Agradeço qualquer esclarecimento que alguem me possa oferecer... :)

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: Problemas com relés - Amperagem insuficiente?
« Responder #1 em: 23 de Dezembro de 2011, 01:02 »
bem... tu tas a usar reles para controlar motores... quando tu desligas um motor... devido à alta variaçao da tensão num tempo muito pequeno, como o motor e basicamente uma bobine, vai te gerar um campo electrico de magnitude muito elevada... ou seja, vais criar um arco electrico... o que esta a acontecer e que as "palhetas" das bobines estao a ficar desgastadas com aqueles arcos electricos, deixando de funcionar....

(digo eu)

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: Problemas com relés - Amperagem insuficiente?
« Responder #2 em: 23 de Dezembro de 2011, 01:04 »
outra coisa, o motor pode estar a gastar 500mA em regime nominal, mas talvez quando se liga concerteza que existirao picos de corrente elevados... mas nao era isso que estragava a rele

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Problemas com relés - Amperagem insuficiente?
« Responder #3 em: 23 de Dezembro de 2011, 02:09 »
Pois a minha teoria assim um bocado a adivinha tb é que ao ligar o motor haja ali algum pico de corrente, forte o suficiente para derreter um pouco o metal dos contactos do relé, e depois qdo solidifica ela não volta a desligar. (imagino que a coisa aconteça ao ligar e não ao desligar, uma vez que eles encravam sempre na posição de ligado.
Mas sendo esse o problema, o que é que eu posso fazer então? Tentar prevenir os picos de alguma forma? Ou usar outro tipo de solução? Se usar por exemplo um solid state relay já não terei o problema dos picos?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Problemas com relés - Amperagem insuficiente?
« Responder #4 em: 23 de Dezembro de 2011, 04:03 »
Uma das coisas que deves usar é snubbers, ou seja filtros C/RC para limitar os picos de tensão gerados pelo motor pois um motor é efectivamente uma bobine, isso ou usar relés heavy duty, um relé de estado sólido vai trabalhar algum tempo, mas depois acaba por queimar se não usares snubbers, e aconselho a usar uns MOV's aos terminais do motor.
Avr fanboy

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Problemas com relés - Amperagem insuficiente?
« Responder #5 em: 05 de Janeiro de 2012, 18:10 »
Boas. Andei a investigar a questão dos snubbers, e pelo que vi o ideal é mesmo ter um snubber dimensionado para o motor que está a ser usado. Mas para isso acho que precisaria de saber coisas que não consigo descobrir (uma vez que o motor está dentro da parede e só tenho acesso mesmo aos fios). Sendo assim, tentarei usar um mais genérico. Na wikipedia li isto "While the values can be optimised for the application, a 100 ohm non-inductive resistor in series with a 100 nanofarad, or larger, capacitor of appropriate voltage rating is usually effective". Mesmo assim estou meio confuso, porque não sei de quantos watts terá de ser a resistência, e não encontrei uma resposta simples em nenhum sítio... :s


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Problemas com relés - Amperagem insuficiente?
« Responder #6 em: 05 de Janeiro de 2012, 18:17 »
P= R*I*I, em que R é a resistencia e I é a corrente que o motor consome, e tens assim a potência máxima que a resistência dissipa.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Problemas com relés - Amperagem insuficiente?
« Responder #7 em: 06 de Janeiro de 2012, 00:10 »
Não há respostas simples. O Snubber tem que ser calculado para cada caso. Isto, claro, para ficar bem adaptado.

Como já disseram, pode comprar-se um Snubber RC já feito e encapsulado, pronto a usar. Não é o melhor, mas já resolve alguma coisa. São baratos. As boas casas da especialidade devem ter isso.
"While the values can be optimised for the application, a 100 ohm non-inductive resistor in series with a 100 nanofarad, or larger, capacitor of appropriate voltage rating is usually effective"


Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Problemas com relés - Amperagem insuficiente?
« Responder #8 em: 06 de Janeiro de 2012, 04:00 »
Pois eu ao início tambem estava a fazer os cálculos de potencia com base na lei de Ohm...
Mas isso é para calcular a potência do motor em funcionamento, com tudo estável... Pelo que li, o snubber elemina a tal faísca, causada por um pico de tensão, do qual não sei o valor.

Bem infelizmente acho que nunca vai dar mesmo para dimensionar a coisa, por isso acho que vou tentar passar numa loja e tentar arranjar um já pré-feito e pode ser que até me recomendem algum.

Obrigado a todos pela ajuda :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Problemas com relés - Amperagem insuficiente?
« Responder #9 em: 06 de Janeiro de 2012, 04:04 »
Mas o pico de tensão/corrente são meros mili-segundos se tanto, dimensionas para os valores nominais que não é com os picos que vai queimar de certeza.
Avr fanboy

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Problemas com relés - Amperagem insuficiente?
« Responder #10 em: 06 de Janeiro de 2012, 04:18 »
Ok no ultimo post eu dei a idéia errada... A minha questão dos watts era mais para não estar a usar uma resistencia grande demais (grande a nivel de watts, não de ohms). Tou habituado a resistencias de 1/8, 1/4, 1/2 watt... pelas referencias de tamanho que tenho, uma resistencia de 120W seria provávelmente enorme, e muito mais do que eu precisaria, considerando que todos os snubbers que eu vi em imagens parecem ser relativamente pequenos e nem terem dissipador :)

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Problemas com relés - Amperagem insuficiente?
« Responder #11 em: 06 de Janeiro de 2012, 09:15 »
Tu procuras algo como isto ::

www.paktron.com/pdf/Quencharc_QRL.pdf


Offline Sextafeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Problemas com relés - Amperagem insuficiente?
« Responder #12 em: 07 de Janeiro de 2012, 00:47 »
também podes usar arrancadores suaves, deve ficar mais caro.

http://pt.rs-online.com/web/p/arrancadores-suaves/4784702/