collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Mini Localizador  (Lida 4274 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Mini Localizador
« em: 21 de Outubro de 2015, 20:32 »
Boa noite.

A ideia deste tópico é conseguir tirar algumas duvidas em relação a um projecto mini localizador.

A ideia é criar um mini localizador com a possibilidade de envio de coordenadas.

Partindo do principio daqueles micro localizadores que se vê na vida selvagem a colocarem em animais para conseguirem detectarem a posição deles, mas só tenho visto que utilizam umas antenas para saberem de que lado vem o sinal e não a posição exacta.

Agora pergunto se é possível criar um mini localizador do género referido anteriormente, mas com recurso a coordenadas exactas.

Possíveis soluções:
Necessário um cartão SIM;
Localizador via GPS;


 

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Mini Localizador
« Responder #1 em: 21 de Outubro de 2015, 21:22 »
O problemas de soluções com GPS e GSM é o consumo.
Esses para vida selvagem usam soluções engenhosas para poupar o máximo de pilha.
O que costuma aparecer nesses documentários é um "pinger" que emite um sinal RF de tempos a tempos e com uma antena direcional e triangulação ajuda a determinar a posição.

Uma solução que achei muito engraçada foi para seguir as rotas migratórias da vida marinha (não me lembro bem que animal era, acho que um mamífero), em que um micro com um relógio interno preciso e com uma célula fotoelétrica calculavam a posição baseando-se na duração do dia (latitude) e a hora do meio dia (longitude), a precisão não era grande coisa mas para o fim pretendido chegava. Não me lembro como recuperavam os dados, acho que tinham de reaver os dispositivos.

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Mini Localizador
« Responder #2 em: 21 de Outubro de 2015, 21:34 »
Estou interessado!!

GPS e GSM vai ser complicado. Algo RF+antenas acredito que seja capaz!

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Mini Localizador
« Responder #3 em: 21 de Outubro de 2015, 22:21 »
porquê nao misturar varios sistemas? digo isto porque se ha a necessidade de ter um localizador com boa precisao era usar entao um modulo GPS, mas devido ao consumo, era po-lo a funcionar apenas quando condiçoes especiais ocorrecem ou entao guardar internamente coordenadas de x em x tempo e quando o modulo entrasse entao em modo de emergencia ou de rescue, usasse um final RF para criar comunicaçao com o receptor e quando houvesse eco e ao responder reactivar o gps para fazer uma leitura de coordenadas e consequente transmissao das mesmas por RF.. Depois qq um com tlm em modo GPS podia ir ao encontro da coordenada recebida...

Isto se a ideia do modulo fosse para salvamento ou urgencias pontuais e nao para rastreio de trajectorias..

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Mini Localizador
« Responder #4 em: 21 de Outubro de 2015, 22:44 »
Penso que primeiro seria melhor percebermos que dimensões poderá ter o dispositivo.
Vai ser transportado por um animal?
Qual a duração da bateria?
Qual a precisão necessária?

Eu pretendo algo de dimensões o mais pequenas possíveis, pode apenas emitir um sinal rádio, convém é que o alcance tenha alguns km (2 ou 3 km).
Alguma sugestão?

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Mini Localizador
« Responder #5 em: 21 de Outubro de 2015, 23:20 »
Em HF consegues coisas muito pequenas, principalmente se usares um micro, e o alcance pode ser muito bom.
Com a programação adequada com uns periodos de sleep, e com pilhas de Li-Poly de 100mAh do tamanho de um selo (as dos micro-quads) deve durar um bocado.

Exemplo de um transmissor do género do que digo: http://www.lb3hc.net/archives/1303


Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Mini Localizador
« Responder #6 em: 21 de Outubro de 2015, 23:32 »
O consumo nem é um problema muito significativo.
Por exemplo se colocar o transmissor(com bateria de backup) ligado à bateria do automóvel, se for retirada a bateria do automóvel tenho um certo tempo de conseguir localizar o automóvel, enquanto a bateria de backup possui carga.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Mini Localizador
« Responder #7 em: 21 de Outubro de 2015, 23:39 »
Convinha dizeres então a utilização e onde vai ser usado.
Avr fanboy

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Mini Localizador
« Responder #8 em: 21 de Outubro de 2015, 23:57 »
O consumo nem é um problema muito significativo.
Por exemplo se colocar o transmissor(com bateria de backup) ligado à bateria do automóvel, se for retirada a bateria do automóvel tenho um certo tempo de conseguir localizar o automóvel, enquanto a bateria de backup possui carga.

Nesse caso deves querer um deste género: www.ebay.com/itm/291233250116
GPS+GSM, bateria interna se for desligado(dura uns dias), mais pequeno que um maço de cigarros, e muito fácil de instalar (3 fios). Qualidade de construção e fiabilidade muito boas (tenho um que já fez 70000km na mota em 6 anos). Há mais baratos mas nenhum tão bom.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Mini Localizador
« Responder #9 em: 22 de Outubro de 2015, 00:24 »
confundi os "nunos" com o nuno dos quadcopteros!..e estou a ver que ha dois interessados, mas com objectivos diferentes, mais valia abrirem topicos separados pois so vai criar confusao!

qto a gps trackers pra carros, isso ha aos magotes nos sites chinocas! gps com gsm e micro e googlemap e bla bla é o que ha demais!

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Mini Localizador
« Responder #10 em: 22 de Outubro de 2015, 09:53 »
Eu continuo é a tentar explorar essa tal área a transmissão RF de longo alcance.... Sem sucesso :/

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Mini Localizador
« Responder #11 em: 22 de Outubro de 2015, 10:18 »
Não falta informação na net, há carradas de sites de radio-amadores.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Mini Localizador
« Responder #12 em: 22 de Outubro de 2015, 11:51 »
Não falta informação na net, há carradas de sites de radio-amadores.


Sim, mas para isto precisas de licenciamento.
E para manter as coisas simples o melhor eh usar GSM/GPRS.

Os localizadores para WildLife usam um tipo de GPS que nao o convencional, que tira uma "fotografia" do ceu, calcula quais os satelites q estao e manda essa informacao. Todo o processamento da localizacao eh feito no servidor, pelo utilizador. A escuta demora max de 20-30ms e o processamento pode andar pela casa dos 10-15s. Faz-se um snapshot qd necessita de posicao.
Completamente o oposto do GPS convencional q estah constantemente ligado a consumir energia e a dar posicoes em media a cada 1s.


Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Mini Localizador
« Responder #13 em: 24 de Novembro de 2015, 21:25 »
Fiz uma coisa semelhante, shield GSM + shield bluetooth e gps bluetooth, era o que tinha à mão na altura...