collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Guilhotina para PCBs  (Lida 16228 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #15 em: 02 de Março de 2015, 22:24 »
o ideal é ter uma destas! XD




@senso: cortar com dremel com agua à mistura iria dar mto espalhafato :S antes prefiro levar com o pó... e evito electrocusao :P

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #16 em: 02 de Março de 2015, 22:46 »
Uma serra destas com aspirador a agua ou com disco molhado para manter o pó retido, com disco diamantado.

PDI

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #17 em: 02 de Março de 2015, 22:55 »
@Hugu... já cá faltava a palhaçada, não se é eletrocutado se souber-se o que se está a fazer, no teu caso recomendaria usar água destilada, a resistência óhmica é maior.
Já furei muitos tijolos de vidro completamente submersos em água e o berbequim não se queixou.

@artur36, obrigado pela informação, sempre fiquei com uma melhor ideia do seu funcionamento.

@Alfredo Garcia, esse foi um vídeo que me custou ver, falhou tantas normas de segurança que só faltava água à mistura  :-\

Daria para se usar facas (cutelos) para se construir uma guilhotina, usava-se a parte não cortante?
Estas não se dobram, não é necessário serem muito compridas, o material é bom e fica mais em conta.
Também se usava um sistema de alavancas como nas imagens.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #18 em: 02 de Março de 2015, 23:08 »
Nao foi palhaçada nenhuma.. >:( é um comentario normal pra quem queira misturar agua com equipamentos electricos!
claro que n morria dum choque de 12v do berbequim, mas agua a salpicar pra dentro do mesmo, nao lhe faria mto bem e usar um berbequim a furar com broca ou usar um disco na agua é completamente diferente...


Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #19 em: 02 de Março de 2015, 23:18 »

@Alfredo Garcia, esse foi um vídeo que me custou ver, falhou tantas normas de segurança que só faltava água à mistura  :-\


Era apenas como exemplo, que de certeza conseguias fazer melhor e com segurança.

PDI

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #20 em: 03 de Março de 2015, 00:16 »
@senso: cortar com dremel com agua à mistura iria dar mto espalhafato :S antes prefiro levar com o pó... e evito electrocusao :P
::)


Até minha "Dremel" do Chinês trazia um acessório destes...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #21 em: 03 de Março de 2015, 00:31 »
nem todos os mini-berbequins trazem esse acessorio... nem mm na dremel veem todas com essa extensao..

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #22 em: 03 de Março de 2015, 00:57 »
Isso de cortar com disco e água para agarrar o pó parece muito bonito, mas experimentem e divirtam-se com a água a saltar para todo lado, em tempos andei a brincar com isso :)
Faz um corte per-fei-to, mas é espalhafatoso, prefiro um método seco.
« Última modificação: 03 de Março de 2015, 01:54 por Njay »

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #23 em: 03 de Março de 2015, 10:15 »
Eu sei que cortar com agua provoca uma javardisse enorme mas depois de andar a trabalhar painéis de fibra e ficar com problemas respiratórios, prefiro a javardisse e sim utilizava mascara, ou utilizar um potente aspirador mesmo junto ao corte e de preferência a base de agua para que as minúsculas partículas la fiquem.
PDI

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #24 em: 03 de Março de 2015, 10:58 »
Nao foi palhaçada nenhuma.. >:( é um comentario normal pra quem queira misturar agua com equipamentos electricos!
Não queria que levasses a mal, não me estava a referir em usar água à mistura mas o vídeo de uma guilhotina industrial, tudo à grande e não ajuda muito, né?

Já cortei muitas placas com dremel, há uns discos pretos que parecem ter fibras no meio, são muito resistentes e até cortam metal.
Não tenho suporte como o Njay montou e à mão livre não fica perfeito e tem de ser lixado, sempre com o tubo do aspirador encostado.

Por isso mantenho a forma arcaica da serra de metal...

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #25 em: 03 de Março de 2015, 13:05 »
@Njay, podes por algumas imagens com mais pormenor do teu sistema de corte?
E se possível alguma descrição da montagem. Pareceu-me interessante.
Obrigado.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #26 em: 04 de Março de 2015, 10:32 »
Aquilo foi uma cena que montei para experimentar, mas não me agradou o espalhafato. Esventrei um daqueles micro-berbequims e meti-lhe um disco de corte "dremel", preso numa "mesa" feita com uns L de aluminio e uma base de acrilico, algumas fotos mais abaixo. Um L de aluminio serve de guia para o PCB, está preso com o grampo. Aquela placa da foto é 0.8mm, não me lembro se cheguei a experimentar em placas grossas. A largura do PCB que dá para cortar é limitada pela distância da bucha ao disco de corte.
O pó do FR4 é considerado cancerigeno, quando digo que prefiro um método seco refiro-me a um método sem pó, como guilhotina.

Obrigado pela oferta senso, mas isso não é uma barra, com essas dimensões já é um barrote, lol. Se e quando experimentar será com algo bastante mais pequeno, tipo 2 barras de uns 700x30x3mm ou parecido.

dropes, o problema do cutelo é que a lâmina quase de certeza que tem o gume ao centro e não encostado a um dos lados, não sei se me estou a fazer entender.

Para placas mais pequenas há quem use uma tesoura de chapa, há de vários tamanhos.
« Última modificação: 04 de Março de 2015, 10:41 por Njay »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #27 em: 04 de Março de 2015, 20:23 »
Daria para se usar facas (cutelos) para se construir uma guilhotina, usava-se a parte não cortante?
Estava-me a referir ao lado de cima... de qualquer forma tinha de ser rectificada, pois o ângulo não é dos melhores.

Ontem experimentei cortar com uma tesoura de jardinagem, prendi uma ponta a um torno e a outra ficou livre para cortar.
O corte é bastante suave, a tesoura tem cerca de 50cm de comprimento, como não é minha não lhe vou fazer mais nada, também não sei a durabilidade daquilo após vários cortes.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #28 em: 04 de Março de 2015, 20:48 »
Lá tás tu a usar as coisas dos outros sem pedir, lol

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #29 em: 04 de Março de 2015, 23:52 »
sim, com tesouras de metal tb ja cortei e até se corta mais ou menos...só é chato conseguir cortar placas grande pois consoante se vai cortando é preciso ir dobrando a placa...