collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: AVRDRAGON vs AVRISP mkII  (Lida 3859 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
AVRDRAGON vs AVRISP mkII
« em: 13 de Fevereiro de 2014, 14:58 »
Olá malta,

Alguem me pode elucidar sobre as diferenças entre estes dois programadores?

Eu tenho um AVRISP mkII que nunca usei e pelo que percebo só dá para programar e não fazer "debug". Eventualmente o AVRDragon tambem dá para fazer debug certo?
Tenho aqui um hardware que recomendam como programador o JTAGICE (carissimo) e o AVRDragon e gostava de saber se nao terei problemas em usar o AVRISP que ja tenho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: AVRDRAGON vs AVRISP mkII
« Responder #1 em: 13 de Fevereiro de 2014, 17:53 »
Se for para programar um atmega ou attiny, via ISP qualquer um serve, até um USBAsp de 2€ do ebay, a diferença é que o Dragon suporta mais modos de programação, e dá para fazer o debug com o DebugWire(coisa que nunca usei), e tem JTAG assim como HVPP e HVSP para programar chips que ficam com fuses num estado manhoso e não falam mais via ISP, penso que o AVRISP tambem não suporta os AVR32 e os Dragon sim.

O que o AVRISP é melhor é se for um Atxmega que se programa via PDI, nesse caso o Dragon só suporta meia duzia de chips e raramente funciona bem.
Avr fanboy

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: AVRDRAGON vs AVRISP mkII
« Responder #2 em: 13 de Fevereiro de 2014, 18:18 »
Obrigado pela resposta!

Não fazia ideia que o Dragon suportava JTAG. Em relação aos modos de programação, sem ser JTAG e ISP, quais é que existem mais?

Em relação aos Fuses. Nunca programei AVRs a um nivel suficientemente baixo para me ter de preocupar com eles (usei sempre coisas já feitas, Arduino etc). No entanto, pelo que tenho lido na net a ideia com que fico é que se se fizer asneira nos fuses posso dizer "adeus para sempre" ao micro. É mesmo assim? Ou dá sempre para recuperar se tiver um Dragon por ex?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: AVRDRAGON vs AVRISP mkII
« Responder #3 em: 13 de Fevereiro de 2014, 19:03 »
Tens ISP para maior parte dos ATtiny e todos os atmegas, tens PDI para os ATXmega, tens TPI para os attiny de 6 pinos, tens JTAG para a familia SAM e se não estou em erro para os micros da atmel com core ARM, tens HVSP e HVPP que é high voltage parallel programming/ serial programming, neste modo o pino de reset é alimentado a 12v e entras num modo de programação que te permite alterar fuses e tambem programar flash e eeprom do micro, é basicamente o que se usa para recuperar um micro depois de alterares erradamente os fuses.

Quanto aos fuses só te podes fechar do ISP de uma maneira, desactivar o RSTDISBL, o que isto faz é tornar o reset num pino de IO, se o reset não tens ISP, o fuse do ISP não é possivel de se alterar em modo ISP para evitar ainda mais micros trancados, de resto a unica coisa errada que podes fazer é meter o clock como oscilador, mas isso é dar-lhe uma onda quadrada de 1-4Mhz no Xin que estás safo.

Os fuses é algo muito facil de se usar, se tiveres duvidas, é só dizeres, mas é sempre a mesma coisa, activar brown-out, e o clock é sempre full swing crystal e escolhes um tempo de startup, tipicamente meto sempre 1k ciclos mais 4.1ms só para ter a certeza que o clock está estavel, isto com cristais mesmo, com ressonadores podes dar-lhe mais tempo, tipo 64ms se não estou em erro, desactivar o clkdiv que divide o clock por 8 e está feito, não é preciso mexer em mais nada, em nunca mexo nos fuses via avrdude, uso o AvrStudio, tem um GUI todo bonito que te explica tudo para não fazeres asneira.
Avr fanboy

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: AVRDRAGON vs AVRISP mkII
« Responder #4 em: 14 de Fevereiro de 2014, 12:19 »
Thanks senso!

Estou a ver que deveria ter comprado um Dragon em vez do AVR ISP mkII. Em principio vou encomendar um agora.

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: AVRDRAGON vs AVRISP mkII
« Responder #5 em: 14 de Fevereiro de 2014, 12:58 »
Afinal não dá. :X


Sinceramente pelo preço o AVR Dragon é uma plataforma muito interessante. Eu comprei um para o trabalho e estou a pensar comprar um para mim agora.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2014, 14:14 por jmiguelff »

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: AVRDRAGON vs AVRISP mkII
« Responder #6 em: 14 de Fevereiro de 2014, 13:26 »

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: AVRDRAGON vs AVRISP mkII
« Responder #7 em: 14 de Fevereiro de 2014, 14:13 »
Dá para programar PICs.

Dá mesmo?
Não te estás a referir a este video pois nao? ;D http://www.eevblog.com/2013/04/01/eevblog-448-new-pickit-4-avr-dragon/

Damn you. :(

Acho que ter JTAG é fixe na mesma. :p
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2014, 14:15 por jmiguelff »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: AVRDRAGON vs AVRISP mkII
« Responder #8 em: 14 de Fevereiro de 2014, 14:34 »
Atenção que não é JTAG universal, não dá para o ligar a uma FPGA ou um micro de outra marca qualquer e correr um boundary scan.
Avr fanboy