collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: PCB Assembly em Portugal  (Lida 20075 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
PCB Assembly em Portugal
« em: 05 de Setembro de 2014, 11:44 »
Alguém tem experiência com empresas em Portugal que façam PCB Assembly?

Preços ( entre empresas e / comparativamente com china por exemplo.. )
Serviço
etc..
?

StarRider

  • Visitante
Re: PCB Assembly em Portugal
« Responder #1 em: 05 de Setembro de 2014, 21:19 »
Boas,

Penso que uma comparação de preços vai ser difícil ... pelo simples facto que não
tem comparação possível :(

Recentemente tive a mesma questão, após vários orçamentos e depois de analisar os
prazos de entrega para as 50 boards em questão, a conclusão a que cheguei foi que
todas eram feitas na china, as empresas portuguesas em questão apenas estavam a
agir como intermediários e com margens de 100% sobre o custo quando comparado com
as feitas directamente na china.

Ainda não finalizei a encomenda, mas vou sem duvida (e contra a minha vontade) ter que
adjudicar o trabalho a uma empresa na china.

Cumprimentos,
PA
« Última modificação: 05 de Setembro de 2014, 21:22 por StarRider »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: PCB Assembly em Portugal
« Responder #2 em: 05 de Setembro de 2014, 21:24 »
A G7 faz assemblagem de boards..damos orçamentos (comercialg7@gmail.com)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: PCB Assembly em Portugal
« Responder #3 em: 05 de Setembro de 2014, 22:43 »
Manual, e não automática, e dado que 50 placas á mão, com alguma complexidade, vai demorar mais que assemblar na china..

Interessantemente, nenhum de vós se deparou com a HFA, em Águeda, formada por 3 ex-alunos da UA?
http://www.hfa.pt/servicos.asp
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: PCB Assembly em Portugal
« Responder #4 em: 06 de Setembro de 2014, 10:45 »
Boas,

Pois, não tinha conhecimento da HFA ... tecnicamente, e pelo que pode ver no site deles, quer me
parecer que devem ser muito competentes, fiquei curioso em relação aos preços.

A solução que tenho em vista, na china, é uma solução "chave na mão", ou seja, eles ficam
encarregues de comprar todos os componentes, fazer as boards e a montagem dos mesmos
o custo da "pesquisa e aquisição"  (ou seja, o trabalho que eles tiveram em  burocratismos)
foi de uns míseros 7 euros ... depois existe o custo dos componentes, das PCBs e da montagem
em si, mas posso dizer que em termos finais fica mais barato uma board totalmente assemblada
neste chines do que uma PCB nas 2 empresas que consultei um Portugal.

A questão é que o custo da mão de obra na china é ridiculamente baixa, é impossível qualquer
país ocidental tentar sequer concorrer com eles nesse campo, podem ver pelos 7 euros que
custou a consultadoria neste caso, apenas lhes forneci o BOM e eles trataram de tudo ... em 4 dias
tinha o orçamento final e os prazos de entrega.

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: PCB Assembly em Portugal
« Responder #5 em: 06 de Setembro de 2014, 12:45 »
Cuidado é com isso de serem eles a tratar dos componentes, a empresa em si até pode não usar nada do mercado paralelo, mas os fornecedores sim, já se deu um caso de a Mouser chinesa ter leds supostamente da Kingbright que eram efectivamente falsos, com um comprimento de onda diferente, depende muito do que as placas fazem/têm, mas eu ficava algo de pé atrás.

PCB's em Portugal é preços doentios, e continuo a achar que a qualidade não é das melhores.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: PCB Assembly em Portugal
« Responder #6 em: 06 de Setembro de 2014, 15:22 »
Em algumas pesquisas que fiz online, havia pessoas em foruns a falar em cotacoes para determinados casos que nao eram competitivas. i.e. os precos "na china" eram semelhantes aos praticados na Europa.

Como diz o senso, eu tambem tenho algum receio em certo tipo de componentes. Por exemplo se eu precisar de la ter uma resistencia 1% ou condensadores X7R ou C0G .. espero mesmo que sejam esses.
Para este tipo de componentes so considero vir de fornecedores tipo mouser/digikey..etc

StarRider

  • Visitante
Re: PCB Assembly em Portugal
« Responder #7 em: 06 de Setembro de 2014, 15:40 »
Boas,

Sim, para componentes mais "exigentes" essa é uma questão a ponderar, e esse foi um dos pormenores que deixei
bem claro no dialogo que tive com eles, tenho quatro resistências de 0,1R 1% 1W que são FUNDAMENTAIS para o
bom funcionamento da coisa.

O "chines" de que estou a falar é onde tenho encomendado PCBs nos últimos 2 anos, mas é a primeira vez que vou
comprar boards assembladas deles.

Abraços,
PA

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: PCB Assembly em Portugal
« Responder #8 em: 06 de Setembro de 2014, 17:36 »
A G7 tem opçao de os componentes serem enviados pelos clientes..assim co as pcbs, serem de fabrico interno ou enviadas tb.
De momento só nao fazemos soldaduras BGA ou interiores.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: PCB Assembly em Portugal
« Responder #9 em: 06 de Setembro de 2014, 22:24 »
E mais um milhão de coisas que não fazes, não te estejas a sobre-valorizar, simplesmente porque se o fazes e te cai um pedido desse na rifa depois quero ver como é que vais tratar de soldar as coisas..
O simples facto de não ter pick and place torna a coisa impraticavel para placas com mais de 50-60 componentes, mesmo QFN's são chatos de soldar sem forno, e depois se usam footprints para reflow e vais soldar á mão, óptima experiência 11/10
Avr fanboy

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: PCB Assembly em Portugal
« Responder #10 em: 06 de Setembro de 2014, 23:28 »
Eu tenho agora um projecto que vai cair quase de certeza na HFA. Ainda não discuti preços com eles mas tenho um colega que já fez lá algumas coisas e que afirmou que para além de competentes também tinham preços atractivos.

Eles também fazem trabalhos de engenharia e podes trabalhar em parecia com eles para melhorar o teu design, o que para mim é bom visto que por um produto no mercado do nada sem nenhum apoio técnico é demasiado arriscado.

Só poderei dar um feedback mais detalhado lá para Dezembro quando o projecto deverá estar finalizado.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: PCB Assembly em Portugal
« Responder #11 em: 06 de Setembro de 2014, 23:53 »
mas tenho um colega que já fez lá algumas coisas e que afirmou que para além de competentes também tinham preços atractivos.

O qual era a dimensao do projecto desse teu colega?

A ideia que tenho de empresas tipo a HFA, 'e que so fazem grandes trabalhos (exemplo: a HFA produz para a PT / PTinov).
Dai a minha pergunta, se estas empresas portuguesas aceitam pequenas series.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: PCB Assembly em Portugal
« Responder #12 em: 07 de Setembro de 2014, 00:04 »
Eu tenho ideia que as dev-boards que usamos na ua, com um pic-32, passivos e um interface usb-serial são lá assembladas, e a batch inicial foi ai de 50-60 pcb's com 20 componentes no máximo SMD, mais duas barras de headers PTH.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: PCB Assembly em Portugal
« Responder #13 em: 07 de Setembro de 2014, 10:23 »
E mais um milhão de coisas que não fazes, não te estejas a sobre-valorizar, simplesmente porque se o fazes e te cai um pedido desse na rifa depois quero ver como é que vais tratar de soldar as coisas..
O simples facto de não ter pick and place torna a coisa impraticavel para placas com mais de 50-60 componentes, mesmo QFN's são chatos de soldar sem forno, e depois se usam footprints para reflow e vais soldar á mão, óptima experiência 11/10
nao disse que eu fazia tudo, eu tb tenho empresas parceiras para pedidos mias complicados, por isso n deixo de ser uma opçao, basta que me enviem os projectos e serão analisados e feito o orçamento. O cliente depois aceita ou nao... acho que é uma mais valia saber que existem outros sitios onde fazem assemblagem de boards pra baixa serie, com apoio de projecto, fabrico de pcbs, aquisiçao ou nao dos comps, e redesenho da pcb ou correçao dos footprints se for preciso!

Eu tenho agora um projecto que vai cair quase de certeza na HFA. Ainda não discuti preços com eles mas tenho um colega que já fez lá algumas coisas e que afirmou que para além de competentes também tinham preços atractivos.

Eles também fazem trabalhos de engenharia e podes trabalhar em parecia com eles para melhorar o teu design, o que para mim é bom visto que por um produto no mercado do nada sem nenhum apoio técnico é demasiado arriscado.

Só poderei dar um feedback mais detalhado lá para Dezembro quando o projecto deverá estar finalizado.
se quiseres saber o nosso orçamento, contacta-me!  ::)

StarRider

  • Visitante
Re: PCB Assembly em Portugal
« Responder #14 em: 16 de Setembro de 2014, 21:51 »
Boas,

Neste tipo de serviços é óbvio que nunca entregaria o trabalho a amadores e curiosos, nem a intermediários,
pelo que acabei por adjudicar o trabalho na tal empresa chinesa, já conheço o profissionalismo deles, são uma
empresa com todas as facilidades inhouse, linhas de montagem,  e nunca tive problemas quer nos prazos quer
na qualidade das PCBs, vou dando feedback do andamento da coisa.

Abraços,
PA