collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projecto Robotico/Ideia LusoRobotica :P  (Lida 16532 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Projecto Robotico/Ideia LusoRobotica :P
« em: 12 de Janeiro de 2009, 21:05 »
Grande titulo ah?  :P

pois, mas nao sabia o que meter  ;D

Brevemente....muito brevemente, irei começar um novo projecto....o meu Autobot não ficou esquecido, mas é um robo que já está para ser feito ha muito tempo e as ideias para ele sao cada vez mais :P

Para este projeto irei pedir ajuda a alguns de vocês.....ao Microbyte vou-o chatear mais um bocadinho...o TigPT vai passar a vida a moer-me a cabeça para eu acabar o projecto  ;D e os outros vao me ajudar tambem....se nao for mais a dizer mal do gajo porque ainda nao estará acabado quando devia  ;D

Passemos entao á explicação do projecto:

Este projecto vem da ideia que muitos tem de meter o portatil a servir de "sistema de processamento do bixo"....gostava de fazer com um EEE mas sao caros  ;D Ou seja, quero meter o portatil ligado a net a controlar o robo....apartir da net podemos aceder ao bixo e controla-lo.....uma webcam para  o gajo ter visao...o arduino para a parte de controlo de sensores e motores e aqui entra o LusoRobotica....RoboJava para o controlo do gajo.... ;D no entanto gostava de fazer qualquer coisa em PHP e é ai que vou chatear mais um bocado o Microbyte  ;D

Os motores vao ser dois DC e rodas ainda nao sei....a base sera em pvc provavelmente, ou entao acrilico.....ou aluminio  ;D qualquer coisa serve......desde que nao seja muito pesada pois o meu portatil ja é pesadinho dele.....o resto lá farei e postarei aqui concerteza.....

ora, preciso de ajuda agora......primeiro: nome pró projeto???  ;D segundo: quem me ajuda no php? ja nao faço nada em php há anos   :( 3º: IDEIAS  ;D

nao sei se disse tudo  :P

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Projecto Robotico/Ideia LusoRobotica :P
« Responder #1 em: 13 de Janeiro de 2009, 22:36 »
eiiiii!!!!!!!!!!!!! ninguem? é  assim tao mau? :(

ja comecei a arranjar material....a base sera acrilico....:P nao consigo arranjar pvc....

motores provavelmete irei utilizar os mesmos do autobot...pelo menos para ja

ja arranjei bateria e sistema para alimentar o portatil...a bateria sera uma de chumbo de 12V...penso que seja melhor pois dura muito mais tempo, depois com carregador de isqueiro a alimentar o portatil....

opinioes precisam-se ;D

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Projecto Robotico/Ideia LusoRobotica :P
« Responder #2 em: 13 de Janeiro de 2009, 23:03 »
Desculpa fifas, nunca mais me lembrei, a culpa foi de ter lido fora de casa e depois nunca mais me ter lembrado...

Agora do projecto, como sabes apoio pois gostava também de fazer algo assim ;)

Nome... ui vai ser dífícil mas como o nome haveremos de nos lembrar de algum!

Quanto a protocolo de comunicação entre o pc e o robot, gostava de já o ter começado para te dar e dizer em que sentido seguir mais a verdade é que não tenho tido tempo, de qualquer das maneiras posso de dar umas ideias e apoiar no que fores fazendo com os conhecimentos que tenho...

Altura de exames, preparar algumas novidades para o LusoRobótica, tudo isso me tem deixado sem tempo algum mas força com isso, acho que é o caminho!

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Projecto Robotico/Ideia LusoRobotica :P
« Responder #3 em: 13 de Janeiro de 2009, 23:08 »
eu sei que andas ocupado, senao ja te tinha "chateado" de outras maneiras ;D

por isso pus aqui o projecto, ajuda de todos para fazer um robot melhor :)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Projecto Robotico/Ideia LusoRobotica :P
« Responder #4 em: 13 de Janeiro de 2009, 23:10 »
Até podem todos fazer o "mesmo" robot, cada um faz a sua variante em casa desde que os princípios sejam os mesmo e troquem ideias sobre o projecto, podemos todos ir acompanhado mais ou menos no mesmo estado de desenvolvimento e ir aprendendo uns com os outros ;)

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Projecto Robotico/Ideia LusoRobotica :P
« Responder #5 em: 13 de Janeiro de 2009, 23:17 »
claro.....por isso postei nas ideias e nao postei ja em projetos coletivos ou projetos em desenvolvimento :)

Offline norbanvs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 236
Re:Projecto Robotico/Ideia LusoRobotica :P
« Responder #6 em: 13 de Janeiro de 2009, 23:35 »
Eu também tenho o meu projecto "ultimate", mas para poder chegar lá preciso aprender através de outros projectos mais simples, afinal, não posso construir a minha versão do "robonova" assim às três pancadas...

Para já, estou em fase de construção da minha versão pessoal do arduino com sonar, o qual irei dar-lhe mais tarde um nome próprio mais virado para o meu egocentrismo  ;D ;D ;D ;D

Fiquem bem

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Projecto Robotico/Ideia LusoRobotica :P
« Responder #7 em: 13 de Janeiro de 2009, 23:50 »
Eu também tenho o meu projecto "ultimate", mas para poder chegar lá preciso aprender através de outros projectos mais simples, afinal, não posso construir a minha versão do "robonova" assim às três pancadas...

Para já, estou em fase de construção da minha versão pessoal do arduino com sonar, o qual irei dar-lhe mais tarde um nome próprio mais virado para o meu egocentrismo  ;D ;D ;D ;D

Fiquem bem
Fazes bem, tens que ir evoluido, se queremos fazer algo demasiado distante acabamos por desistir antes de chegar próximo. Temos que ter metas distantes para nos fazer sonhar mas metas mais realistas para nos fazer andar... (esta agora saiu-me bem :D)

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re:Projecto Robotico/Ideia LusoRobotica :P
« Responder #8 em: 14 de Janeiro de 2009, 09:17 »
Eu gostava de poder ajudar, mas até Março estou a trabalhar a 120%.

Também já tinha pensado em fazer uma coisa semelhante, e até comprei um par de transceivers na Sparkfun, http://www.sparkfun.com/commerce/product_info.php?products_id=705, para fazer a interface base móvel<->computador

Mas entretanto o projecto está na gaveta à espera de tempo e paciência....
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Projecto Robotico/Ideia LusoRobotica :P
« Responder #9 em: 14 de Janeiro de 2009, 20:56 »
hoje já arranjei mais material :)

Calhas de aluminio, pedaços de acrilico para fazer pequenas peças....parafusos/femeas e anilhas claro :D

encontrei a camara da minha ps2 mas serve perfeitamente no pc, encontrado servo para controlar a camara, e para hoje penso que foi o que encontrei :)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Projecto Robotico/Ideia LusoRobotica :P
« Responder #10 em: 14 de Janeiro de 2009, 21:02 »
Vais meter para já a câmara com um eixo ou com dois?

Se calhar ficava só eixo de X para não complicar e depois facilmente metias X, Y.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Projecto Robotico/Ideia LusoRobotica :P
« Responder #11 em: 14 de Janeiro de 2009, 21:13 »
pra ja vou meter só X.....nao penso que precise dos dois pra ja....caso precise é so meter mais um servo :)

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Projecto Robotico/Ideia LusoRobotica :P
« Responder #12 em: 19 de Janeiro de 2009, 13:00 »
bem...Hoje a tarde vou mover este tópico para os Robos em desenvolvimento ou Projetos coletivos....:P

Preciso de um nome para o gajo!!!! ;D

Os avanços até agora foram....servo para a camara colado, arranjei a bateria e comecei a fazer a base....esta base será numa fase inicial em madeira e depois talvez faça uma em acrilico :)

ps: depois meto as informaçoes no primeiro post ou para a frente?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Projecto Robotico/Ideia LusoRobotica :P
« Responder #13 em: 19 de Janeiro de 2009, 13:03 »
Vai metendo para a frente e depois quando for para concluídos (ou já tiver muita coisa) faz-se um resumo no primeiro post com tudo, assim quem quiser pode acompanhar o desenvolvimento.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re:Projecto Robotico/Ideia LusoRobotica :P
« Responder #14 em: 19 de Janeiro de 2009, 13:40 »
Fifas! Desculpa, só agora vi isto. E foi porque teve uma nova resposta, senão nunca mais via.  ;D

Terei todo o prazer em ajudar-te na parte do PHP. A minha experiência com o PHP é apenas na área de páginas dinâmicas e leitura de bases de dados MySQL.
Este é um projecto um pouco diferente. Será uma abordagem em tempo real, pelo que percebi.

Posso estudar então o caso e depois ponho aqui a minha ideia.