collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: ajuda / ideias para um "quadripé"  (Lida 20319 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #15 em: 14 de Fevereiro de 2017, 09:56 »
talvez uma ideia baseada nisso do caixote, seria usar essa maneira mas de modo a dobrar os 4 lados.
depois as patas, tinham em cada ponta uma especie qq de pivos?

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #16 em: 14 de Fevereiro de 2017, 09:56 »
a primeira dobradiça que eu pus leva um pino num dos lados. do outro prende com o parafuso.

a imagem da palete pode ser aplicada nos 4 lados. eles so fizeram assim em 2 lados para puderem arrumar os modulos que formam a caixa num espaço diminuto da larguira das tabuas e com o mesmo comprimento.

mas podes aplicar o mesmo principio aos 4 lados da mesa.
imagina 4 triangulos com um dos vertices a apontar para o centro do quadrado feito pelo tampo. os outros dois vertices de cada um deles estao ligados uns aos outros. essas ligaçoes sao os cantos do quadrado.
agora imagina os angulos dos triangulos a abrirem com base no vertice que esta no centro do quadrado. ;)

como tambem tens um movimento vertical teras que por pinos para ligar os vertices dos triangulos aos cantos do quadrado.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #17 em: 14 de Fevereiro de 2017, 09:58 »
pá, se me deres tempo durante o dia faço-te o desenho disso tudo ;)

é uma coisa tao simples para mim. tenho a imagem 3D na cabeça da mesa feita assim, mas nao consigo explicar melhor nem encontrar imagens na net melhores que essas ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #18 em: 14 de Fevereiro de 2017, 09:59 »
pá, se me deres tempo durante o dia faço-te o desenho disso tudo ;)

é uma coisa tao simples para mim. tenho a imagem 3D na cabeça da mesa feita assim, mas nao consigo explicar melhor nem encontrar imagens na net melhores que essas ;)

Podes desenhar numa "folha de guardanapo" :P

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #19 em: 14 de Fevereiro de 2017, 10:01 »
ya, é isso que vou fazer aqui no tasco ao lado enquanto bebo um cafe ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #20 em: 14 de Fevereiro de 2017, 10:47 »
pá, ve la se isto chega para compreenderes a minha ideia. ;)

"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #21 em: 14 de Fevereiro de 2017, 11:06 »
Continuo sem perceber o "caderno de encargos".
As dobradiças são porque achas que dá mais jeito ou por uma necessidade que não estou a ver? Alinhar as mesmas é uma dor de cabeça durante a montagem, e como as pernas são mais compridas que a largura do tampo, nunca vão ficar muito bem arrumadas nem vai  ser facilmente transportável sem complicar.
Não podem ser de retirar e voltar a montar. Algo como esta cadeira:

Que arruma assim:

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/S89041709/

Com jeitinho se as medidas forem compatíveis e pelo preço até dava para adaptar, o plástico corta-se bem e consegue deformar-se com algum calor. Aguentam bem com mais de 10kg aos pinchos, por experiência própria :D

« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 11:08 por jm_araujo »

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #22 em: 14 de Fevereiro de 2017, 11:10 »
araujo mas essa é de pernas fixas nao pode encolhe-las, mas se calhar tambem serve para o caso que o kammutier precisa... ;)

de qualquer maneira essa cadeira so se aguenta porque nao pratica o "tampo" tem mais de 20 centimetros de espessura.

para um tampo fino as pernas nao tem a mesma segurança que essas que estao encaixadas num tubo compridinho...
mas é uma maneira de resolver o problema do espaço ocupado...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #23 em: 14 de Fevereiro de 2017, 11:18 »
De momento, estou a considerar que nao posso retirar as pernas.
Até que seja possivel considerar uma solucao de retirar as pernas, mas isso tambem me obrigara depois a ter de pensra em outro tipo de solucao, para além da necessidade do encaixe.

Mesmo que fosse de pernas que podessem ser extraidas, elas tinham que encaixar exactamente na mesma posicao / orientacao (nao podia ser um tubo que rodasse.. tinha que ser p.e. um pau rectangular paralelepipado)

Teria na mesma que abrir (nesse caso ficar fixo) sempre com os mesmos angulos.

Para a minha aplicacao seria possivel, mas nao muito comodo a utilizacao.
Imagina ai a cadeira que colocaste na foto, mas maior e ter de andar de um sitio para o outro frequentemente..
e arrumar no carro e ir para outro sitio.. e tirar.. voltar a montar.. desmontar..

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #24 em: 14 de Fevereiro de 2017, 11:25 »
kamutier, pela tua ultima resposta parace-me que isso é para usar em campo, dai ser recolhivel para poderes andar com ela no carro. mas isso em madeira tambem nao vai ser uma coisa facil pelo peso que tera sempre. nao poderas ter pernas feitas de perfil quadrado menor que 50 mm senao num instante vai estar danificada.

ja pensaste em olhar para os preços dos tripés das maquinas de filmar ou fotografar?
ha tripes robustos que conseguem suportar varios quilos e sao extremamente leves e compactaveis.

mesmo que nao o compres podes olhar para a forma como a estrutura foi construida e a partir dai criares algo parecido.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #25 em: 14 de Fevereiro de 2017, 11:26 »
Eu explico a razão das minhas várias questões: nem sempre o que o "cliente" pede é aquilo que quer. E parece-me que este é um desses casos (mais alguém houve o Embedded FM? foi um tema desta semana :D)

O Mário tem um problema e imaginou uma solução e está à procura de a implementar. Mas parece-me que em vez de se focar em tornar essa solução exequível talvez fosse melhor ver se há outras maneiras de resolver o problema. Dobradiças são para portas, não para pernas...


Mesmo que fosse de pernas que podessem ser extraidas, elas tinham que encaixar exactamente na mesma posicao / orientacao (nao podia ser um tubo que rodasse.. tinha que ser p.e. um pau rectangular paralelepipado)
A que mostrei não roda, tem um pino de fixação que impede que caiam ao levantar e ao mesmo tempo fixa a posição.
Citar
Imagina ai a cadeira que colocaste na foto, mas maior e ter de andar de um sitio para o outro frequentemente..
e arrumar no carro e ir para outro sitio.. e tirar.. voltar a montar.. desmontar..
Eu a isso chamo ir jantar a casa de amigos ou família :D
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 11:29 por jm_araujo »

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #26 em: 14 de Fevereiro de 2017, 11:28 »
araujo concordo contigo na parte em que dizes que nem sempre o cliente sabe o que quer pedir.

mas nem todas dobradiças sao chapas presas uma a outra por um veio central e nao é so em portas que se usa o conceito "dobradiça". os robots sao um exemplo disso, senao nenhum deles tinha braços ou pernas moviveis... ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #27 em: 14 de Fevereiro de 2017, 11:33 »
Eu explico a razão das minhas várias questões: nem sempre o que o "cliente" pede é aquilo que quer. E parece-me que este é um desses casos (mais alguém houve o Embedded FM? foi um tema desta semana :D)

O Mário tem um problema e imaginou uma solução e está à procura de a implementar. Mas parece-me que em vez de se focar em tornar essa solução exequível talvez fosse melhor ver se há outras maneiras de resolver o problema. Dobradiças são para portas, não para pernas...


Mesmo que fosse de pernas que podessem ser extraidas, elas tinham que encaixar exactamente na mesma posicao / orientacao (nao podia ser um tubo que rodasse.. tinha que ser p.e. um pau rectangular paralelepipado)
A que mostrei não roda, tem um pino de fixação que impede que caiam ao levantar e ao mesmo tempo fixa a posição.

True, por isso é q eu trouxe a questao para aqui, para descontruir e ate possivelmente arranjar outras maneiras de fazer a coisa.

"A que mostrei não roda, tem um pino de fixação que impede que caiam ao levantar e ao mesmo tempo fixa a posição."

Ha uma outra condicao, nao podem ser redondas (ou nao da jeito), preciso que tenham uma zona plana pois vou ter de fazer coisas (aparafusar) nas patas lateralmente uns acessorios.
Podem ser redondas.. mas.. furar tubo? :S e a coisa ficar direita.. acho q nao consigo. Isto é para ser feito em casa com "ferramentas do IKEA"..

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #28 em: 14 de Fevereiro de 2017, 11:36 »
kamutier, pela tua ultima resposta parace-me que isso é para usar em campo, dai ser recolhivel para poderes andar com ela no carro. mas isso em madeira tambem nao vai ser uma coisa facil pelo peso que tera sempre. nao poderas ter pernas feitas de perfil quadrado menor que 50 mm senao num instante vai estar danificada.

ja pensaste em olhar para os preços dos tripés das maquinas de filmar ou fotografar?
ha tripes robustos que conseguem suportar varios quilos e sao extremamente leves e compactaveis.

mesmo que nao o compres podes olhar para a forma como a estrutura foi construida e a partir dai criares algo parecido.

As patas podem ser grossas q.b.
Nao pode ser um tripé. eu preciso do volume e planos base (de cima e base de baixo).
Em ingles chamam-lhe Frustum:

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #29 em: 14 de Fevereiro de 2017, 11:44 »
Uma sugestão:
4 pernas iguais
Um "tampo" com  entalhe ou maneira de encaixar as 4 pernas sem mexer lateralemnte. Ficava só pousado, não sei se é suficiente para o que queres.
Para garantir a abertura certa, passava um cabo de aço à volta das 4 pernas perto da parte de baixo, e amarrava-o às mesmas com um parafuso e uma anilha a trincar o mesmo. Fica fixo depois do parafuso apertado, mas dá para ajustar a distância entre pernas. Para desmontar é só tirar o tampo e juntar as pernas. A "ordem" fica garantida pelo cabo de aço.

Dá para fazer com ferramenta básica, e é facilmente transportável.