collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Raspberry Pi e Arduino  (Lida 4771 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline paulo frutuoso

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Raspberry Pi e Arduino
« em: 11 de Outubro de 2012, 12:04 »
Bom Dia a todos

Trabalho com o arduino há algum tempo e ando a "vender" a ideia que em soluções menos complexas, pode substituir o automato nos ambientes industriais.
Até aqui, se quisesse uma aplicação gráfica para interagir com o arduino precisava de um PC. Em ambientes industriais onde existem muitas máquinas a controlar e das quais se extraem dados, seria muito oneroso ter um pc por máquina.
Quando o Raspberry Piapareceu e dado o seu custo, achei que tinha encontrado a solução. Com as experiencia que fiz, ainda não estou completamente satisfeito, mas acredito que lá chegarei.

Relativamente ao Forum:
A surpresa foi não ver praticamente nenhuma referência ao Raspberry Pi.
A sugestão é que se faça pois parece-me um complemento fantástico, se lhe juntamos uma linguagem de programação potente como o PYTHON/TKINTER.

Abraço

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Raspberry Pi e Arduino
« Responder #1 em: 11 de Outubro de 2012, 12:13 »
Há pessoal a utilizar e se calhar não encontras-te pois estás a escrever mal o nome, já corrigi o teu post com o nome correcto. Como podes ver há bastantes resultados: http://lusorobotica.com/index.php?page=pesquisa&q=Raspberry%20Pi

Quanto ao usar o Arduino ou o Raspberry Pi em ambientes industriais tens que ter noção que as coisas podem correr mal e as empresas podem exigir responsabilidade de ti, não te esqueças que nenhuma destas placas de desenvolvimento foi pensada para ser utilizada em ambientes industriais nem sequer como um produto final e robusto.

Offline paulo frutuoso

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Raspberry Pi e Arduino
« Responder #2 em: 11 de Outubro de 2012, 12:27 »
metRO_ muito obrigado pela correção.... vá-se lá saber porque escrevi assim

Percebo o que me dizes a proposito das responsabilidades. De qualquer forma, vou-te dar um exemplo do que quis dizer.... Conheço algumas empresas que tem instalações complicadíssimas mas que todos os dias tem um trabalho imenso a compilar os dados do dia anterior, já que são registados em papel pelos operadores. Há depois reuniões a propósito dos dados compilados e reage-se em conformidade (1 dia depois). O que sempre tenho defendido é que se eu identificar por exemplo uma célula fotoelectrica, cujas vezes que dispara é o que o operador escreve no papel, e a colocar numa entrada do arduino, imediatamente a posso ter numa database e numa intranet.

Obrigado

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Raspberry Pi e Arduino
« Responder #3 em: 11 de Outubro de 2012, 13:09 »
Eu acho bem que procures isso até porque acho que imenso mercado em pequenas e médias empresas para fazer esse tipo de melhoramentos. A questão é mesmo a de teres um pé atrás relativamente à utilização dessas placas em ambientes de trabalho, tens que medir bem a importância dos dados que estas a guardar por exemplo, o que acontece se aquilo ficar umas horas sem adquiri?! etc... de resto acho muito bem que vás por aí:)

PS: o meu nick é que nunca ninguém há-de escrever direito -.-'

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Raspberry Pi e Arduino
« Responder #4 em: 11 de Outubro de 2012, 14:30 »
Nunca lidei directamente com automatos industriais mas sei que além de estarem preparados para lidar com alimentação ruidosa e ambientes electricos e electromagnéticos agressivos, têm saidas de potência e entradas electricamente robustas, que provavelmente suportam uma série de erros humanos. Um arduino o que tem é um regulador de tensão quase do mais básico que há, nenhum "shielding" e entradas e saídas que vão dar directamente a chip sensível que funciona a 5V.

Não quer isto dizer que não se possa usar um arduino num ambiente industrial; a questão é que só um arduino neste tipo de ambiente e aplicação para pouco serve.

Acho que me lembro de ver por aí um tópico de alguém que estava a fazer ou tinha feito um automato industrial com base num arduino.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Raspberry Pi e Arduino
« Responder #5 em: 11 de Outubro de 2012, 17:23 »
O meu pai trabalha na área da automação industrial. Por acaso já lhe perguntei o porquê de usar autómatos que custam no mínimo 300 euros quando às vezes há soluções mais baratas. A resposta dele foi que o autómato foi construido para suportar uma série coisas características do ambiente industrial e para além disso é fácil alterar coisas e criá-las. Os autómatos segundo o que ele disse, e se eu me lembro bem, podem ter módulos para diversas coisas. Isso facilita muito o trabalho na empresa e numa empresa quanto mais rápido e fácil forem as coisas melhor. Ele mostrou-me o novo software da Siemens (?). Acho que se chamava TIA V11, uma coisa assim parecida. O software permitia criar interfaces para consolas e etc. Do que vi pareceu-me muito simples e rápido de programar. Acho que a linguagem de programação era ladder, mas também dava para programar noutra linguagem qualquer. Isto para dizer que eles não usam soluções mais baratas por não estarem preparadas para ambiente industrial e por causa da rapidez e facilidade de utilização.

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Raspberry Pi e Arduino
« Responder #6 em: 11 de Outubro de 2012, 23:34 »
Temos de ver o que é uma solução mais barata, se calhar é a mais fiável, tal como num carro desportivo meter uns pneus rasca, o resultado final pode desastroso e um prejuízo avultado onde algo não certificado pode não ser coberto por uma companhia de seguros.
Isso sem falar em possíveis atrasos de produção.
É que 300 €(mesmo vários) na industria ou nas obras, não é nada em relação a segurança(fiabilidade).
Alfredo Garcia

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Raspberry Pi e Arduino
« Responder #7 em: 12 de Outubro de 2012, 00:28 »
Pois, 300 euros para uma empresa não é muito. E 300 são os mais baratos... Podem ir aos milhares...
(ai se eu tivesse esse dinheiro :p )