collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Máquina de separaçao de parafusos de refugos?..  (Lida 7384 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Máquina de separaçao de parafusos de refugos?..
« em: 26 de Setembro de 2014, 21:35 »
Alguem sabe se existe alguma maquina ou equipamento que faça separaçao de parafusos/porcas/anilhas por tamanhos e medidas?..  ::)

Se nao, como sugeriam fazer uma cena destas?... ::)

Estou a pensar em projectar algo que pegue em refugos de parafusos, porcas, anilhas e coisas dessas que se amontoam em cuvetes de recuperaçoes ou no carrinho de ferramentas e que faça a separaçao por categorias e medidas metricas?...

Estava a pensar usar um tapete magnetico invertido pra separar tudo que fosse metal ferro-magnetico seja separado das cenas que fossem em aluminio, cobre e esses metais que nao sao atraidos pelos iman...depois para separar parafusos de porcas e anilhas, tvz usar "peneiras" e ajuda dum software para uma camera que identifique geometricamente os elementos e usar um sistema pick-and-place com garras ou entao corredores com portas separadoras para encaminhar cada item para o seu corredor respectivo, isto tudo em varios patamares com tapetes rolantes...

..mais ideias?

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Máquina de separaçao de parafusos de refugos?..
« Responder #1 em: 26 de Setembro de 2014, 21:41 »
O gajo mais novo da empresa faz esse trabalho de maneira muito eficiente, aposto que é o que acontece na maioria das empresas.
Um sistema automático para ser rentável teria de ser numa empresa que "desperdiça-se" uns valentes milhares de parafusos por dia.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Máquina de separaçao de parafusos de refugos?..
« Responder #2 em: 26 de Setembro de 2014, 23:02 »
Pela experiencia que tenho, a maioria das empresas amontoa num caixote ou manda pro lixo, que por vezes sai mais caro guardar e procurar ou separar do que comprar novo o que realmente se precisa, se for pequenas quantidades.
PDI

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Máquina de separaçao de parafusos de refugos?..
« Responder #3 em: 28 de Setembro de 2014, 10:42 »
Pois, é mais ou menos isso que acontece, vai tudo pra sucata e compra-se novo e bem embalado! Mas pra mim faz-me confusao haver esse desperdicio e se inventasse uma coisa nao mta cara e que funcionasse bem, acho que muitas empresas poderiam adquirir ja que sucatar coisas novas é alta desperdicio..

Aposto que os chineses ja inventaram coisas parecidas, mas se alguem ainda n inventou é porque n se lembraram, digo eu n sei.. É que me farto de ver maquinas pra tudo e mais alguma coisa bem mais complexas e que as empresas adquirem só pra automatizar uma operaçao pra poupar centimos face à mao de obra humana e acho estranho nao haver algo pra isto..

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Máquina de separaçao de parafusos de refugos?..
« Responder #4 em: 28 de Setembro de 2014, 12:15 »
Os chineses não precisam que seja o elemento mais novo a separar, o que os empregados ganham lá se gastarem um dia por mês a separar parafusos não é grande o prejuízo.
Vê o caso da sparkfun, os componentes que as pick and place "perdem" são vendidos como "sucata" para os makers sem qualquer separação porque separar e colocar em reels novas fica muito caro. E vê que estamos a falar de ic's e afins que ficam mais caros que os parafusos pequenos.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Máquina de separaçao de parafusos de refugos?..
« Responder #5 em: 28 de Setembro de 2014, 12:48 »
eu n digo os chineses pra eles, mas pra venderem às empresas da europa e dos states, já que inventam tudo e mais alguma coisa...

essa da sparkfun n sabia! onde estao essas sucatas à venda? :P

O mais parecido que encontrei foi isto e seria algo do genero:
http://www.instructables.com/id/EARTH-SAVER-Autonomous-Material-Sorter/
« Última modificação: 28 de Setembro de 2014, 13:07 por Hugu »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189

StarRider

  • Visitante
Re: Máquina de separaçao de parafusos de refugos?..
« Responder #7 em: 28 de Setembro de 2014, 13:39 »
Anilhas de mola, anilhas frenantes, porcas auto-frenantes, alguns parafusos com cabeça sextavada interior
e cabeça Phillips, parafusos auto-roscantes, e mais algum material no género não deve ser reutilizado, e
por isso em muitas empresas não se dão ao trabalho de fazer a sua reciclagem, noutras existe mesmo
a obrigação de NÃO reciclar material retirado ou contaminado.

Abraços,
PA

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Máquina de separaçao de parafusos de refugos?..
« Responder #8 em: 28 de Setembro de 2014, 14:57 »
Todos, ou quase todos guardamos os parafusos, porcas, anilhas, molas, etc. para fins de uso pessoal e montado à mão.
Esta seleção é feita manualmente e dá sempre jeito ter devidamente separados e não ao granel.
Se pensar-se em realizar uma máquina para os separar é um pouco ridículo e dispendioso.
Para uso comercial ou industrial está fora de questão mesmo, o que não está no seu devido lugar é considerado lixo e este não é reciclado e muito menos colocado na linha de produção.
(tempo, qualidade, detritos, cadência, lógica, segurança ...)

É o que eu penso, daí não existirem de meu conhecimento máquinas que façam essa seleção meticulosa, embora seja totalmente praticável elaborar uma a um preço relativamente alto.
 

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Máquina de separaçao de parafusos de refugos?..
« Responder #9 em: 28 de Setembro de 2014, 16:51 »
Hugo, já viste alguma nota de encomenda dos parafusos?
Eu que sou eu que compro parafusos aos 20 ou 30 de cada vez, tenho comprado parafusos aço 10.8 cabeça sextava interior m6x20 até m6x60 são 10 a 15 centimos cada um, sem qualquer desconto, imagina quando comprados em quantidades consideráveis, estás a olhar a uns centimos por parafuso, as porcas ficam a meia duzia de centimos se forem freadas/nylock, se não forem é um centimo ou dois..
Avr fanboy

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Máquina de separaçao de parafusos de refugos?..
« Responder #10 em: 28 de Setembro de 2014, 17:05 »
eu n digo os chineses pra eles, mas pra venderem às empresas da europa e dos states, já que inventam tudo e mais alguma coisa...


Então Hugo onde está o teu sentido comercial?

Logo os chineses iriam fazer uma maquina que evitaria deles venderem mais material.

Eu trabalhei numa empresa em que até maquinas de ar-condicionado novas deitamos fora(unidades de interior), a resposta foi: já está paga, Sai caro estar no armazém fazer inventario e justificar nova venda, quando uma nova obra paga tudo de novo e aquele tipo de aparelho até podia não ser nunca mais utilizado.

Agora parafusos, para nós mais anilha menos anilha serve, mas para certas empresas até os parafusos tem de estar certificados,  e alem dos tamanhos tem as resistências a dureza os materiais, etc, como deves saber, duvido que por mais simples que fosse uma maquina dessas fosse viável para uma empresa à serio, o único lugar em que vi que se aproveitava parafusos e acessórios foi na aviação, mas apenas e exclusivamente em caso de guerra e que não haja novos, e mesmo assim passam por testes que só se torna aceitável pelo motivo da guerra.
PDI