collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Robô baseado no 8051 "Robo-51" e bluetooth  (Lida 10081 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: Robô baseado no 8051 "Robo-51" e bluetooth
« Responder #15 em: 04 de Setembro de 2010, 12:13 »
O meu primeiro contacto com micro controladores foi com um "8051" (AT89C51RD2 da atmel, uma máquina acreditem :) ) e sem dúvida que me marcou e criou logo ali uma paixão :D Até me está agora a dar vontade e fazer qualquer coisa com a minha plaquinha, talvez aprenda agora a programar em C para lá que quando comecei foi em assembly, o que também trouxe as suas vantagens no aperfeiçoamento de algoritmia na minha tola   :o

Quanto ao keil então, nunca mais vi melhor sinceramente, o avr studio está a anos luz daquilo...   ::)
(ok claro que estamos a comparar com uma ferramenta profissional e que deve ser bem cara nem sei... mas eu usava a básica e apesar daquilo dar sempre os avisos chatos uma pessoa habitua-se... hmm mas agora já nem sei se depois não teria trocado a básica pela normal ali do canto  ;D )
« Última modificação: 04 de Setembro de 2010, 12:16 por Tyran »

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Robô baseado no 8051 "Robo-51" e bluetooth
« Responder #16 em: 04 de Setembro de 2010, 16:17 »
ola...

atençao que eu nao disse que era harvard mas sim um principio dessa arquitectura que hoje esta implementada em varios micros...

na minha opinião é importante saber minimamente como o micro funciona por dentro por senão somos programadores e nao electrotecnicos... inda por cima a programar assembly convem saber isso...

quando disse que tem 30, não quer dizer que nao seja actual... um motor boxer duma bmw tem mais de 70 anos e ainda hoje é utilizado...

não estou a criticar...so disse isto para não me interpretarem mal...

abraço

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robô baseado no 8051 "Robo-51" e bluetooth
« Responder #17 em: 04 de Setembro de 2010, 16:58 »
Pois, a base pode ter 70 anos no caso do motor ou 30 no caso do micro, mas ao longo do tempo vão incorporando novas tecnologias e é isso que cria a evolução, a base pode ser a mesma mas um 8051 antigo não devia conseguir correr a 20 ou 30mhz e há até modelos que chegam aos 150Mhz, assim como um boxer antigo não tinha mais que 20 ou 30cv
Avr fanboy

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Robô baseado no 8051 "Robo-51" e bluetooth
« Responder #18 em: 04 de Setembro de 2010, 18:39 »
Caro ivitro,

Concorco consigo que devemos conhecer a parte interna do micrcontrolador, porém pela experiência própria, alguém que se incia deve em primeiro lugar começar com as coisas simples (por exemplo piscar um led) e gradualmente evoluir.

Cedo terá que conhecer o interior do micrcontrolador. A linguagem C tem a vantagem de nos obrigar muito cedo a compreender o funcionamento interno do microcontroloador devido às bibiliotecas que temos que utilizar.  Basta a biblioteca não fazer o que sejamos fazer, e lá estamos nós sem querer a analisar o funcionamento interno do micrcontrolador.

Tayeb

« Última modificação: 04 de Setembro de 2010, 18:42 por Tayeb »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Robô baseado no 8051 "Robo-51" e bluetooth
« Responder #19 em: 04 de Setembro de 2010, 18:48 »
Pois, a base pode ter 70 anos no caso do motor ou 30 no caso do micro, mas ao longo do tempo vão incorporando novas tecnologias e é isso que cria a evolução, a base pode ser a mesma mas um 8051 antigo não devia conseguir correr a 20 ou 30mhz e há até modelos que chegam aos 150Mhz, assim como um boxer antigo não tinha mais que 20 ou 30cv

Se lermos a história dos micrcontroladores, tudo começa com 8470 que era usado pela Intel para controlar o teclado e há ainda teclados que levam um chip idêntico. O microprocessador Z80 nasceu com a saída de um engenheiro da Intel daí que as instruções de Z80 são idênticas às do velho Intel 8080. É fascinante. Porém ninguém tenta reinventar a roda. Melhora-se a roda e usam-se conceitos novos mas ninguém tenta reinventar a roda.

Como disse e bem o velho 8051 de há 30 anos coitado não podia correr a 20 ou 30MHz. É interessante saber que o PIC foi o primeiro micrcontrolador a incorporar memória Flash. Eu sou ainda do tempo em que o programa era guardado numa EPROM.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2010, 18:50 por Tayeb »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Robô basedo no 8051 "Robo-51" e bluetooth
« Responder #20 em: 06 de Setembro de 2010, 20:22 »
Como adicional ao projecto do Pedro, fiz algo interessante ligando Processing ao Robo-51.

Alto lá para quem pensa que se trata de um projecto com Arduino. Não, sr! Trata-se sim, de Processing com 8051! O bluetooth é só um meio de comunicação série. Até que podia ser uma cabo USB ou DB-9.

Esperarei pelo Pedro que ele publique o seu trabalho, para que depois eu explique aqui como é que liguei Processing ao bluetooth e por sua vez ao Robo-51.

Espero que tenha despertado interesse dos entusiastas da robótica deste espaço.

Já concluí o projecto com Processing. Acrescentei ao projecto suporte de voz. Espero escrever o tutorial nas próximas horas. Logo que Pedro publique o seu trabalho, publicarei o meu, que como já expliquei utiliza Processing.

Acho que poderá inspirar muitos a explorar o uso de Processing. Há tempos atrás escreví aqui também sobre Scratch, que tem por trás Processing. A programação de Scratch é por linguagem gráfica. Processing e Scratch acrescentam interactividade aos projectos. As coisas estavam na prateleira e tudo renasceu quando Pedro fez o seu trabalho com bluetooth. Enfim, quando lerem o tutorial perceberão melhor.

Tayeb
« Última modificação: 06 de Setembro de 2010, 20:24 por Tayeb »