LusoRobótica - Robótica em Português

Robótica => Projectos de robótica => Projectos em desenvolvimento => Tópico iniciado por: Fifas em 30 de Outubro de 2013, 12:06

Título: One more CNC - ou tentativa de
Enviado por: Fifas em 30 de Outubro de 2013, 12:06
Pois é. Cá estou eu outra vez, e espero que desta vez por mais tempo, e com mais tempo para os meus projectos.

Agora que tenho mais algum tempo livre, decidi voltar a pegar nos meus projectos "antigos" e meter isto tudo a funcionar, sendo que a minha primeira opçao caiu na construçao da CNC.

Esta CNC foi construida praí à uns 2 anos (ou talvez mais...alias, olhando para as fotos que tenho, foi no final de 2010. porra, o tempo passa :P) na altura que apresentei como projecto no curso. Entretanto ficou encostada. A estrutura foi feita em MDF. Sim, eu sei que nao deveria ser, muito menos para o tamanho que ela tem. No entanto, o meu objectivo na altura era ser apenas uma especie de um prototipo para depois construir uma versao "evoluida".

Tem 3 motores NEMA 23 e o movimento é feito por varoes roscados de (se bem me lembro) 10mm. Os veios tem rolamentos lineares (penso ser esse o nome).

Vou partilhar uma foto que tinha para aqui, que ja sei que me vao chatear para meter fotos :P Mais tarde tiro mais algumas em pormenor.
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1365.photobucket.com%2Falbums%2Fr745%2Frfifas%2F20110202_002_zps720dd395.jpg&hash=520305ae98e390c713e834d3359b2e9f566b9b7d)

Portanto, como fonte de alimentaçao estou a usar uma fonte de PC. Como controlo estou a usar uma CNC3ax. Como software tenho usado o Mach3.

Aqui começam as minhas duvidas. Fui capaz de escrever umas coisitas com uma caneta presa na CNC. Mas precisava de umas dicas de como configurar e usar programas para CNC :P O maior uso desta seria para frezar "Foamed PVC" com a dremel

Outra duvida que tenho é quanto à utilizaçao do hardware. Tenho um PC quase pre historico ligado à CNC, ou seja, bem lento. O motivo é porque a placa que tenho é LPT. Tenho lido sobre a utilizaçao do arduino com codigo grbl. Acham que é uma opçao viavel? Para mim, poder usar o portatil melhorava a 200%

Tenho de me dedicar à leitura de tutoriais :P

Para ja, se me quiserem dar umas ajudinhas na configuraçao e utilizaçao destes softwares era muito, muito bom :)
Título: Re: One more CNC - ou tentativa de
Enviado por: maurosmartins em 30 de Outubro de 2013, 12:58
Boas Fifas,

tem bom aspecto, parabéns!

tens algumas duvidas em concreto?

Deixo este tutorial pode ser que te ajude (ou a alguém...):
http://msmrobotics.wordpress.com/2012/12/24/cad-para-gcode/ (http://msmrobotics.wordpress.com/2012/12/24/cad-para-gcode/)

Cumps, Mauro.
Título: Re: One more CNC - ou tentativa de
Enviado por: Fifas em 30 de Outubro de 2013, 13:26
Excelente amigo! Era mesmo disso que precisava  ;D

 Muito obrigado :)

Uma outra duvida é (tambem ainda nao usei muito a CNC para perceber isso) :P Como é que o programa sabe quando o "material" começa?  :P

Imaginemos, tenho uma placa de 5mm, como é que o programa sabe o que tem de descer, até começar a frezar esses 5mm?

Tou mesmo enferrujado  ;D
Título: Re: One more CNC - ou tentativa de
Enviado por: jm_araujo em 30 de Outubro de 2013, 14:19
O operador tem de dizer ao programa onde é que fica a origem das coordenadas. Pões manualmente a máquina onde queres o teu (0,0,0), zeras as coordenadas do software e mandas executar o gcode.
Título: Re: One more CNC - ou tentativa de
Enviado por: maurosmartins em 30 de Outubro de 2013, 16:52
Olá Fifas,

é basicamente o que jm_araujo disse. O Mach3 tem dois sistemas de coordenadas, as coordenadas Máquina e as coordenadas Peça.

As coordenadas Máquina são absolutas e imutáveis e a sua origem são os limit switch (caso estejam instalados).

As outras são as coordenadas peça, estas são aquelas que nos devemos preocupar. Deve-se levar a fresa até ao ponto que pretendemos que seja o 0,0,0 e aí clicando na letra correspondente ao eixo (junto onde aparece as coordenadas actuais) faz o zero da peça.

O código G vai executar com a referencia do zero peça.

O zero máquina pode ser necessário, por exemplo para produzir várias peças iguais em que o ponto de partida é sempre o mesmo. Se não houver uma coordenada absoluta seria difícil posicionar a máquina sempre no mesmo sitio por exemplo de um dia para o outro. No entanto as coordenadas máquina podem nem sequer ser tidas em conta, tudo depende do que se pretende fazer.

Cumps, Mauro.
Título: Re: One more CNC - ou tentativa de
Enviado por: Fifas em 30 de Outubro de 2013, 17:24
Certo, começo a compreender, e nao é tao complicado como eu pensava :P

Muito obrigado pela ajuda :) Eu comecei a "complicar" um bocadinho quando carregava os ficheiros de teste do mach3 e cada um fazia as coisas à sua maneira... Agora começo a perceber que eu é que andava a complicar :D

Vou ver se hoje consigo fazer algo ainda. Tive de arranjar outro PC que o pre historico que tinha foi de ferias prolongadas :P Agora vou à parte complicada: Configurar tudo.
Título: Re: One more CNC - ou tentativa de
Enviado por: maurosmartins em 30 de Outubro de 2013, 18:08
Fifas,

na pasta do MACH vais encontrar uns ficheiros XML

assim so configuras uma vez, guardas e dps quando precisares é só voltar a colocar lá...

Cumps, Mauro.
Título: Re: One more CNC - ou tentativa de
Enviado por: Nunito em 30 de Outubro de 2013, 18:34
Ora viva!
Da experiençia que tenho com a minha Dremel que é identica a essa, só muda a cor, é que não tem qualidade nenhuma apra servir de Spindle, é boa somente para esferovite  :)

Eu na minha só configurei uma vez no iniçio as cordenadas da máquina(coloquei-as nos switchs-limite), agora é só colocar a peça onde quero e fazer o ToolPath.