collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ferramenta e montagem de compressor  (Lida 3248 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Ferramenta e montagem de compressor
« em: 27 de Abril de 2016, 21:47 »
Caros amigos,

Cá vai mais um vídeo sobre ferramenta nova e velha ... e mais uns trocos.



Entretanto já acabei a saga da montagem do compressor. Dentro de algum tempo adicionar-lhe-ei acessórios. Cá vai a playlist.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLqszwNKrhubZgcsCKblwucn04PqysVJ4T

Há ainda este vídeo sobre compressores teimosos em arrancar. Logo que possa farei um sobre o diagnóstico eléctrico de um compressor.



O projecto das bigornas vai andando, falta pouco para acabar e um pouco mais para montar os restantes vídeos.

Abraço a todos,
SC

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Ferramenta e montagem de compressor
« Responder #1 em: 27 de Abril de 2016, 23:17 »
Olá SerraCabo, obrigado pela partilha.

Há possibilidade de fazeres um desenho das ligações e respetivos componentes?
Depois de ver os vídeos fiquei um pouco confuso com as tubagens, sabes como é, pessoal da electrónica tem estas manias ;)

Achei interessante esta ideia, nunca pensei que estes compressores atingissem uma pressão tão elevada (8.Bar), há muitas ferramentas que funcionam a ar comprimido e o tanque ajuda a aumentar o caudal temporariamente.

obs: também gostei dos blocos para posicionar as peças no torno

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Ferramenta e montagem de compressor
« Responder #2 em: 28 de Abril de 2016, 00:02 »
Caro Dropes,

Posso fazer um boneco do circuito pneumático mas, assim em modo 'turbo', está tudo ligado em paralelo (excepto, naturalmente, o filtro de entrada de ar no compressor).

Quanto à parte eléctrica, o pressostato está ligado em série, intercalado no cabo de alimentação. Neste momento apenas interrompe um do condutores. Logo que possa ponho lá um relé para que possa interromper os dois.

Quanto às pressões, não se surpreenda com 8bar porque o outro compressor mais pequeno, que parece um queijo, está a funcionar a 18bar, comprimindo directamente da pressão atmosférica. O caudal, naturalmente, é pequeno mas estes compressores têm pedalada em termos de pressão. Não têm praticamente espaço de sobra na compressão, não têm aquilo a que nos carros de chama a câmara de compressão. O piston sobe e quase encosta à placa que fecha o cilindro. Só fica um pequeno furo por onde sai o ar e onde, do lado de fora, está a válvula de saída (uma chama bastante fina e extremamente direita e flexível). Tem aqui um bom boneco:

http://image.slidesharecdn.com/chaptrno-140114211033-phpapp02/95/basics-of-compressor-11-638.jpg

Abraço
SC


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Ferramenta e montagem de compressor
« Responder #3 em: 28 de Abril de 2016, 01:14 »
Pelo que percebo o caudal é pequeno apenas por o pistão/câmara também ser pequeno, logo teria de atingir uma grande velocidade para colmatar isso.

Hummm a energia está lá, alta tensão e baixa corrente por assim dizer, isto de pneumática não é mesmo para mim.

Num sistema de arrefecimento o mais importante é a pressão e não o fluxo, ficando limitado a algumas funções mais simples, é daquelas coisas bem preferíveis a não ter nenhum, e quando se precisa, constrói-se que a vinda não está fácil  ;D

Abraço, Paulo

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Ferramenta e montagem de compressor
« Responder #4 em: 28 de Abril de 2016, 14:27 »
Há compressores deste tipo bem maiores, mas a generalidade deles trabalha a corrente trifásica, o que me levantaria um problemita. De uma forma ou outra, até 2HP há compressores monofásicos ... e eu já olhei para alguns ... mas já voaram, literalmente, alguns metros antes de aterrarem na tulha, coisa que fazem sem grande 'habilidade'.

Para o que tenho que fazer estes servem e tenho ainda outros dois, mais clássicos, que vou acoplar ao sistema para aumentar o débito do circuito de 8bar em caso de necessidade. A porra é que fazem barulho de abanar as paredes.

SC