collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controlardor de resistencia de aquecimento.  (Lida 2795 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Controlardor de resistencia de aquecimento.
« em: 14 de Dezembro de 2019, 21:49 »
Viva,

tenho uma resistencia de aquecimento que neste momento é controlada por um termostato, onde programo a temperatura e o offset e ele através de um relé liga e desliga a resistencia...

ora isso de estar a ouvir o click, click do relé é chato, para além do facto de achar que não é de todo o melhor processo..

dai a lembrar-me de conseguir de certa forma controlar a temperatura da resistência com o auxilio de um pic ou arduino.

a minha ideia seria ter por exemplo um PIC com um sensor de temperatura (lm35), onde a saída para uma resistência com cerca de 2000W de potencia, seria feita por meio de um triac (BTA10), e depois através do PWM do PIC com um optocupolador no meio controlava a temperatura da resistência sem haver os desgaste de um relé sempre no liga a desliga e também aumentar o tempo de vida da resistência, uma vez que a mesma vai está sempre abaixo do seu pico máximo de temperatura...

se possivel gostava de ter algumas das vossas opiniões relativamente a este projecto...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Controlardor de resistencia de aquecimento.
« Responder #1 em: 14 de Dezembro de 2019, 22:34 »
A menos que tenhas experiencia a usar Triacs, recomendo usar antes um SSR.
Os triacs tem os seus truques e manhas, e trabalhar em AC não dá margem para brincadeiras.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Controlardor de resistencia de aquecimento.
« Responder #2 em: 14 de Dezembro de 2019, 22:47 »
por acaso tenho aqui um ... mas consigo fazer o mesmo? quando digo o mesmo, estou a referir-me ao PWM.

não posso dizer que estou à vontade com triacs, já utilizei mas muito simplóriamente...

relativamente a estes relés lembro-me de os utilizar em automação com autómatos..

vou experimentar a tua ideia, pois esse material tenho comigo.

Obrigado

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Controlardor de resistencia de aquecimento.
« Responder #3 em: 14 de Dezembro de 2019, 23:00 »
Um SSR costuma ser um Triac com parte dos problemas resolvidos: isolamento do controlo, dissipação, proteções e ligações.


Não deve dar para controlo de fase de comutação, só ciclos inteiros, mas não é grande problema em cargas resistivas de aquecimento, que tem tempos de resposta muito lentos (na ordem de segundos).

Tem em atenção que se quiseres um controlo mais preciso de temperatura que um termostato, a coisa pode complicar rápidamente (mas também ficar muito mais interessante). Procura por "PID control".

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Controlardor de resistencia de aquecimento.
« Responder #4 em: 14 de Dezembro de 2019, 23:52 »
já estive a pesquisar e pareceu-me engraçado...

no meu caso em concreto, não tenho por agora, grande forma de melhorar muito mais, porque não tenho como interagir com um microprocessador e a máquina que está a ventilar.. mas é sempre um processo de melhoria que posso ir estudando.. por agora vou seguir o teu conselho e experimentar com o SSR.

cumps