collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Incêndios em Portugal  (Lida 11924 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #15 em: 20 de Julho de 2012, 16:16 »
tens razão, so passava 1 mês por ano no interior. Lembro-me bem das silvas e dos tojos, mas sei que ha maquinas para desminagem em Africa que fazem esse trabalho 1º o de cortar o mato que cresceu em cima das minas com o que é parecido a uma ceifeira, claro que essa ceifeira quando bate na mina tem de aguentar a explosão.

Mas claro que é ficção cientifica, tudo o que fazemos aqui o é :D
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #16 em: 20 de Julho de 2012, 16:17 »
Substituir o balão por um dirigivel, não?

Duram bastante tempo no ar, alias na segunda guerra mundial foram usados bastantes para prevenir que os bombardeiros podem fazer passagens baixas sobre londres, ficaram no ar durante quase 4 anos...

Dessa forma a história já era outra!

Isto são as conversas de café que ninguém liga, porém mais tarde quando pensamos melhor até concluímos que tem pernas para andar.

Subia na altura dos incêndios e baixava na época baixa....

Agora fez-me lembrar uma coisa....
Ainda no outro dia em Castelo Branco vi uma torre bastante curiosa e tirei-lhe logo as medidas...
Aquilo deveria ser para detecção de incêndios.

Se encontrar a foto já coloco.

Era uma câmara que varia todo o horizonte, certamente à procura de possíveis focos de incêndio.

David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #17 em: 20 de Julho de 2012, 16:22 »
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #18 em: 20 de Julho de 2012, 16:24 »
Boas, são sem duvida grandes ideias.....mas como diz o helderjsd  "isso é, e sera ficção cientifica, ainda durante largos anos"

...terreno inclinado, pedras, troncos grossos e sei la mais o que, torna a coisa quase impossível....

Eu tive uma ideia relacionada com isto a uns tempos e que não era nada por ai alem, consistia em um sistema de rega igual aos dos campos de futebol ou ate melhor e era activado pelos vigias florestas, assim sempre atenuava a coisa ate os bombeiros chegarem, mas quando se vê projectos que simplesmente são depósitos de agua para os helicópteros reabastecerem  a serem negados pelo nosso governo e as autoridades a passarem coimas ao autor......ate se perde a vontade de fazer seja o que for, e viu-se isso recentemente na TV  um sr. que fez isso e teve de demolir o projecto....enfim é o pais que temos.

Abraço. 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #19 em: 20 de Julho de 2012, 16:33 »
Boas, são sem duvida grandes ideias.....mas como diz o helderjsd  "isso é, e sera ficção cientifica, ainda durante largos anos"

...terreno inclinado, pedras, troncos grossos e sei la mais o que, torna a coisa quase impossível....

Eu tive uma ideia relacionada com isto a uns tempos e que não era nada por ai alem, consistia em um sistema de rega igual aos dos campos de futebol ou ate melhor e era activado pelos vigias florestas, assim sempre atenuava a coisa ate os bombeiros chegarem, mas quando se vê projectos que simplesmente são depósitos de agua para os helicópteros reabastecerem  a serem negados pelo nosso governo e as autoridades a passarem coimas ao autor......ate se perde a vontade de fazer seja o que for, e viu-se isso recentemente na TV  um sr. que fez isso e teve de demolir o projecto....enfim é o pais que temos.

Abraço.

Não custa tentar pois não? Se não aceitarem não aceitam, mas ao menos tentamos... certo? Não podemos desistir só porque "é o pais que temos", afinal o país somos nós não é?

Em relação á dificuldade dos terrenos estou a par e daí haver o que são chamados de terrenos inacessiveis, mas ha outros casos em que os veiculos autonomos poderiam ajudar e libertar recursos humanos para limparem terrenos onde os veiculos não chegam
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #20 em: 20 de Julho de 2012, 16:36 »
O prometido link:

"Cabras vão prevenir incêndios florestais"

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1647853&seccao=Biosfera
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #21 em: 20 de Julho de 2012, 16:52 »
Claro Marvin, tentar não custa não senhor, mas agora tentar ou melhor fazer e depois ainda ter de pagar coimas e ter de destruir o projecto não acho isso certo.

Acho certo que tentem para ver se ardem menos hectares neste pais.

Ate posso dizer mais, eu já fui muitas vezes lesado com fogos alias a minha família, com isso tentou-se fazer algo para não voltasse a acontecer, gastou-se dinheiro a fazer  e depois para destruir....esta mal. Se o terreno era nosso devia-se poder fazer o que quisesse-mos, mas não isso não acontece, alias agora já o perdemos pois vem os meninos das eólicas e meteram lá 3, sem autorização, eles ate as podiam lá meter mas teriam de falar 1º a meu ver.....foi-se falar sobre isso.....e a resposta que tivemos foi, terreno vosso???? onde??? não esse terreno não é vosso, agora é nosso!!! e temos de nos calar e simplesmente lá foram 148 hectares no parque da Serra D'aire e Candeeiros e nem 1€ vimos ate a data nem veremos e nos pagávamos os impostos dele.   

E só para veres o que é cortar as pernas a malta que tenta fazer algo, o link que metes-te, do lado de Espanha 5* de cá nem começou.

Abraço ;)
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #22 em: 20 de Julho de 2012, 17:04 »
Ate posso dizer mais, eu já fui muitas vezes lesado com fogos alias a minha família, com isso tentou-se fazer algo para não voltasse a acontecer, gastou-se dinheiro a fazer  e depois para destruir....esta mal.

Claro que está e não quero de todo dizer que as coisas estão bem e que o que te aconteceu foi deveras mau!

Apenas não queria parar aqui o impeto criativo que estava a ser gerado no topico.

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #23 em: 20 de Julho de 2012, 17:14 »
Acho que aqui o que se melhor pode fazer, (mesmo sendo ficção cientifica) é apostar na educação e legislação adequada acompanhada por uma real efectivação das mesmas.

 Quando um vizinho tem ao lado um matagal e não o pode cortar pois o dono não deixa e mesmo sendo obrigado a manter o terreno limpo,não o faz, e se alguém tenta até pode dar em mortes, pois esta a invadir a sua propriedade e as autoridades só se lembram quando tudo começa a arder, mas assim que cai umas miseras pingas de chuva encostam-se a sombra do seus gabinetes.

Sem a mínima duvida de que aqui como na maior parte da vida a prevenção é a maior arma.

Desculpem o desabafo, embora esteja longe dos fogos esta inercia tira-me do serio, todos os anos a mesma coisa, fora da época dos fogos ninguém toma nenhuma atitude.
Alfredo Garcia

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #24 em: 20 de Julho de 2012, 17:18 »
Sem duvida que é uma realidade, também conheço quem tenha terras no alentejo que por mais que limpe as suas zonas não dorme descansado pois se os terrenos dos vizinhos pegam fogo, lá se vão os deles também.

Falta melhor legislação e aplica-la.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #25 em: 20 de Julho de 2012, 17:33 »
Claro Marvin, nem eu quero que parem lol muito pelo contrario, nem eu paro o que poder fazer irei fazer, alias quando temos incêndios por cá eu sou um dos lá estou para ajudar.

E se tiverem projectos aprovados não se esqueçam de deixar uma clausula em letras grandes no contrato, " caso o robo tenha algum problema e provoque um incêndio não "sou" o responsável." foi como disseram a pouco no caso  do UAV cai e pega fogo ao mato. Pois a quem vão tirar responsabilidades é a quem o fez e projectou, é certo e sabido  ....." a e tal porque foi mal concebido...."   e no entanto quem o fez estava com as melhores das intenções.

Citar
Sem duvida que é uma realidade, também conheço quem tenha terras no alentejo que por mais que limpe as suas zonas não dorme descansado pois se os terrenos dos vizinhos pegam fogo, lá se vão os deles também.
Citar
Quando um vizinho tem ao lado um matagal e não o pode cortar pois o dono não deixa e mesmo sendo obrigado a manter o terreno limpo,não o faz, e se alguém tenta até pode dar em mortes, pois esta a invadir a sua propriedade e as autoridades só se lembram quando tudo começa a arder, mas assim que cai umas miseras pingas de chuva encostam-se a sombra do seus gabinetes.

Sem a mínima duvida de que aqui como na maior parte da vida a prevenção é a maior arma.

Sem duvida mesmo, arde o terreno e tudo o que ele contem, desde o pasto ate aos animais....enfim
Só para se ter uma ideia do que a malta faz aqui na zona, aqui perto temos o Pinhal plantado pelo D. Dinis também conhecido por pinhal de Leiria, ora a malta daqui vai a praia e passa-se por esse pinhal, e no regresso para e sempre apanha umas pinhas e madeira velha que por lá anda, para ser usada no inverno, passa as autoridades e vai coima, isto já me aconteceu, quando o próprio estado não limpa o que é dele para dar o exemplo ou outros também não o fazem nas suas propriedades, enquanto as multas de não limpar forem mais baratas do que mandar limpar vai continua a ser assim infelizmente.

Abraço ....só tenho pena é dos bombeiros que de tudo tentam fazer e por vezes sem meios para tal, e desculpa o desabafo ;)


Abraço ;)
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #26 em: 20 de Julho de 2012, 17:46 »
Citar
Boas.
Isso seria ezequivel, para areas sensiveis, e pequenas.
Par agrandes areas, nem pensar.
Imagina o que são N carros de bombeiros, com 2 agulhetas cada, a debitar entre 150 litros e os 600 litros por minuto.
No minimo terias 300 litros de agua por minuto, para combater meia duzia de metros quadrados :)
Esse sistema de rega teriam de ser canhoes potentissimos :)
Por exemplo, temos um canhao num carro nosso, que debita 12.000 litros de agua por minuto. E o carro so leva 18.000.
Para o abastecer, em hidrantes de 110 mm de diametro, é pelo menos 25 minutos :)

Exactamente sei que é não é relevante o que esse sistema fazia mas era uma ajuda ate chegarem ;) e para não falar de que vocês já ficavam com agua ali por perto ;) porque como sabe ir e vir com auto tanque quando lá se chega esta pior, para ser o contrario tenha de se ter um comboio de cisternas. Isto a meu ver claro ;)
a ideia consistia também em ter furos de agua espalhados em vários pontos para assim se obter a dita agua, sei que sai caro fazer esses furos todos ....mas gastasse tanto em coisas superfulas como submarios, TGV e outras coisas que já dava para isso tudo.

Citar
Mas ess alei que obriga a limpeza (sim, os donos sao obrigados a ter a mata limpa) nunca sera aplicada.
Ja viam os milhoes que o estado teria de gastar a limapr os seus proprios terrenos? ;)
Sim claro, mas ao menos não multem quem tenta ajudar a limpar ;)

E já agora obrigado helderjsd pelo esforço que faz e os seu camaradas no combate ;) um grande obrigado mesmo ;) só vocês sabem o que passam.

Abraço ;)
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #27 em: 20 de Julho de 2012, 17:57 »
Citar
Não agradeças....
Todos os corpos de bombeiros estão com inscrições abertas.
Vai lá e preenche um impresso :p

Eu sei disso, como disse eu próprio ajudo quando posso, não preciso estar inscrito ;)

Já agora deixo 2 img do campo de combate as chamas.......e desculpem o off-topic




Abraço ;)
 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #28 em: 20 de Julho de 2012, 17:57 »
Mas ess alei que obriga a limpeza (sim, os donos sao obrigados a ter a mata limpa) nunca sera aplicada.
Ja viam os milhoes que o estado teria de gastar a limapr os seus proprios terrenos? ;)

Com tantos presos, sem fazer nenhum, ajudavam e com bom comportamento redução de pena, subsidio de reinserção e tantas outras hipóteses, mas ai estariam a incomodar os coitadinhos e os governantes não querem ficar mal vistos.
Alfredo Garcia

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #29 em: 20 de Julho de 2012, 18:11 »
LOLOLOL isso é uma verdade, mas podia ser tomado o exemplo que fez o presidente dos Açores, tinha x de desemprego e recebiam para estarem em casa a ver TV, lembrou-se de propor ao governo de chamar essas pessoas para ajudarem no município, foi aceite, e não era para fazer nada de mais se não limpar os caminho por onde os turistas passam ....tudo bem ate a hora de almoço, depois mais nenhum apareceu lol trabalhar faz calo lololol conclusão deixaram de receber heheheheheh 

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte