collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Incêndios em Portugal  (Lida 12077 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tops72

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 263
  • Robotica é uma Arte
    • MicroTops
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #30 em: 20 de Julho de 2012, 21:53 »
Boas este topico tem aqui assunto para "uma cisterna de tinta tb" em primeiro lugar quero dar um abraço a todos os bombeiros.

Agora associar a Robotica ou a electronica ao combate com os incendios em Portugal para min acho que so depois de temos uma sociedade com as devidas condiçoes ,cultura e educação.
Nós em Portugal ja temos algumas infra-estrutura como pontes de vigias entre outras coisas acho que temos é de trabalha com aquilo que temos e melhorar o que temos.
Agora gostei muito do assunto de fazer uma distribuiçao de pontos de agua, pode sair caro mas é claro os resultamos no terreno.

A ideia de meter os presos a limpar matas a fazer trabalho comunitario acho EXCELENTE gente que se quer reinserir na comunidade tem de se esforça para estar dentro dela já que fiz alguma coisa asneira para sair dela, nao é a fica 22h dentro de um quarto de  4m2 , a ter tudo a borla e ainda vem ca para fora e faz tudo para ir la para dentro porque tem roupa lavada comida a borla e domir da tb.

Agora disserem que é o pais que temos nao esta correcta como alguem disse e muito bem o pais somos nos que fazemos "nos" sociedade e somos nós em primeiro lugar que temos que dar o passo em frente da evolução do combate nos incendios.

 
Nao há impossiveis, na Robotica
http://microtops.allalla.com/index.html
ToPs SaNtoS

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #31 em: 20 de Julho de 2012, 22:21 »
Parece que os media não estão a contar as coisas como estão...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #32 em: 20 de Julho de 2012, 23:19 »
Pois, dá para escrever sobre isto durante dias e dias...
O problema é que á relativamente pouco tempo quem tratava de manter os pinhais limpos eram os seus donos, actualmente, trabalhar é uma coisa feia, mal vista pela sociedade e o que é lindo é ter um emprego numa qualquer torre de caixotes, é muito mais digno e da "cena".

Depois á a parte de que se entras numa mata do estado e sais de lá com 3 pinhas na mão, se tiveres sorte levas logo com multa porque é proibido tirar lenha das matas do estado, se é proibido, então olha, que criem silvas com fartura.

Eu que faço enduro pelos pinhais e estradões da minha zona e não tanto da minha zona como isso, vejo bem o estado dos pinhais, maior parte ao abandono, muitos tinham caminhos abertos pelos donos, para lá irem com tratores e afins, hoje, muitos desses caminhos nem com uma mota decente se passam, tal a quantidade de silvas e arvores caidas, posso andar um dia inteiro dentro de pinhais, que tenho a certeza que em muitos deles se começa/chega lá um incêndio, só com meios aéreos é que dão conta daquilo, que carros/jipes é impossivel de lá meter.
Avr fanboy

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #33 em: 20 de Julho de 2012, 23:26 »
Lembro-me de há uns anos ter pensado com um amigo num projecto de monitor de fogos florestais. A ideia era uma "meia bola" que pudesse rodar sobre si mesma, alimentada por painel solar mais pequeníssima bateria, e transmissão de dados por alguns Km. A caixa seria o mais simples possível para ser muito barata. Seria instalada em todos os marcos geodésicos de um certo território, e formariam uma rede de transmissão de dados entre si até um ponto central que os recolheria. Segundo me foi indicado, os marcos geodésicos têm a característica de, estando num, 2 outros serem visiveis. Durante os meses menos solarengos podia acontecer não terem energia suficiente para "acordarem" mas não fazia mal, mantinham-se lá até haver energia suficiente (normalmente mais para os lados do Verão, quando seriam mais precisos). A deteção de incêndio seria feita com um apenas 1 sensor (ou um array de meia dúzia dispostos verticalmente), e fariam scans regulares rodando a meia bola sobre si própria; os dados seriam enviados através dos vários nós até ao posto central que depois faria a correlação com os dados de todos os outros aparelhos, resolvendo assim a questão da baixa resolução do sensor. Ainda devo ter práqui um documento que escrevemos sobre isso, se alguém estiver interessado posso publicar.

Boas, uma vez vi num programa qualquer na sic ou na tvi que 2 engenheiros tinham criado um sistema de deteção de fogos até 1 km de distância penso eu.

Infelizmente pelo que eles disseram em Portugal não teve sucesso, mas no estrangeiro tiveram vários clientes...

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #34 em: 21 de Julho de 2012, 03:12 »
Boas, bem na tarda é mais um post a vida lolol

Mas já que esta off-topic não me posso calar lol... e continuando;
Citar
Boas este topico tem aqui assunto para "uma cisterna de tinta tb"
Citar
Pois, dá para escrever sobre isto durante dias e dias...

Temos pano para mangas e acho que não a tinta em Portugal para este assunto.... lol

Citar
gora disserem que é o pais que temos nao esta correcta como alguem disse e muito bem o pais somos nos que fazemos "nos"

Desculpe mas tenho de discordar, o pais não somos "nos" são "eles" 

eles põem, dispõem e nos calamos e acatamos,e ainda bem que assim é, pois somos o povo melhor da Europa, vê assim, desde que nasci já cá tivemos o FMI ( bancarrota ) 3 ou 4 vezes, a Espanha 1 vez e o que eles fizeram? Partiram aquilo tudo, nos calamos e tentamos levantar isto, eles nem isso fazem, a Grécia igual, outros pior ;)

Na semana que vem vai mais aumentos nos combustíveis, para a outra semana talvez mais medidas de austeridade e "nos" calamos e tentamos levantar.....e assim vai ser, é a força do povo português, agora se "nos" tentarmos dar um passo em frente como diz, vem "eles" e partem as pernas a malta......se perguntarmos a "nos" que fizeram o 25 de Abril se o faziam hoje, a resposta que vai ter é simples.....ui nem me mexia!!!! se perguntarmos a "eles" se hoje entravam na CE, a resposta que vai ter é .....nem me mexia!!!! na altura pensou-se nos fundos que se podiam receber e não em como pagar esse mesmo fundos, aceitaram as medias que nada mais foi que acabar com o que nos produzíamos, deram fundos para acabar com tudo para assim fazer de "nos" e "deles" gato sapato....mas lá esta sobre este assunto ui....Portugal não tem tinta para tanto lol ;)
Citar
Parece que os media não estão a contar as coisas como estão...
   
Assim é, e assim será.....digamos que o 25 de Abril foi areia para os olhos ;) porque na verdade se falamos somos repreendidos ( é não é preciso ir muito longe ) , se manifestamos vamos presos e ainda levamos traulitada ;)
Enquanto tivermos governantes ( eles) a ganharem 30, 40 e 50 mil ao mes.....e cortam é no Zé povinho.....onde um deputado ganha mais que o presidente dos estado unidos....estamos mal lol

Mas continuando nos incêndios......o que "eles" querem é que isto arda tudo, pois segundo parece querem retirar o pinheiro para meter eucalipto....e para que? se é uma das árvores que "polui" mais, para quem não sabe o eucalipto devora literalmente as terras, onde ele estiver, seca completamente a terra de nutrientes, e a propagação do fogo é muito maior, uma verdade é certa, o pinheiro demora anos ate ser adulto o eucalipto muito pouco tempo.....enfim, e volto a dizer é o que temos ;)

O que o senso diz é verdade....esta tudo ao abandono.....mas "eles" assim o quiseram....que por mim nem mais em uma pinha pego deles....a ultima que paguei só eu sei o que custou a pagar.....enfim é o que temos lolol ;)

Abraço e desculpem o desabafo....e claro depois ate podem apagar que pouco me importo ;)

Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline tops72

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 263
  • Robotica é uma Arte
    • MicroTops
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #35 em: 21 de Julho de 2012, 09:48 »
Discordo nao podemos calar e comer, o que os gravatas fazem eles roubam sao corruptos e muito mais.
O que acho para min que devemos fazer e tentar mudar pequenas coisas que um dia mais tarde façam diferença para que eles quando acordarem para a realidade vejam que o povo ja n precisa deles ja nao quere saber deles.
Nao há impossiveis, na Robotica
http://microtops.allalla.com/index.html
ToPs SaNtoS

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #36 em: 21 de Julho de 2012, 13:16 »
O que eu sei é que há vários mandatos que as pessoas se queixam de que as coisas não estão bem, e no entanto, elas elegem sempre um dos mesmos 2 partidos para governar. Por isso sim, temos o que merecemos; aliás, o que pedimos. Tenho pena porque não votei em nenhum deles, mas em democracia vale a vontade da maioria; pelo menos da maioria dos que vão votar.

Não encontro o tal doc, talvez já o tenha apagado.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #37 em: 21 de Julho de 2012, 18:15 »
The best argument against democracy is a five-minute conversation with the average voter.

1091286

  • Visitante
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #38 em: 21 de Julho de 2012, 20:33 »
Boas.
Quero só dizer aqui algo que o meu pai volta e meia conta. Há uns 30/40 anos atrás não haviam incêndios no monte, pelo menos com esta dimensão porque toda gente era pobre e o mato era todo cortado para alimentar os animais, era tudo aproveitado, agora muitas bouças estão ao abandono e mais ainda são terrenos do estado. Afinal de contas quem quer trabalhar sem retorno? Eu não percebo muito disso, mas não dava para utilizar para energia biomassa?

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #39 em: 24 de Julho de 2012, 14:46 »
Bem.. iniciei este tópico e já lá vão 4paginas:P ;)

É bom sinal.. é sinal que as pessoas deste fórum são "sensíveis" a este tema. Se toda a gente fosse assim secalhar estávamos melhor neste mundo...!
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #40 em: 24 de Julho de 2012, 19:33 »
Ate posso dizer mais, eu já fui muitas vezes lesado com fogos alias a minha família, com isso tentou-se fazer algo para não voltasse a acontecer, gastou-se dinheiro a fazer  e depois para destruir....esta mal. Se o terreno era nosso devia-se poder fazer o que quisesse-mos, mas não isso não acontece, alias agora já o perdemos pois vem os meninos das eólicas e meteram lá 3, sem autorização, eles ate as podiam lá meter mas teriam de falar 1º a meu ver.....foi-se falar sobre isso.....e a resposta que tivemos foi, terreno vosso???? onde??? não esse terreno não é vosso, agora é nosso!!! e temos de nos calar e simplesmente lá foram 148 hectares no parque da Serra D'aire e Candeeiros e nem 1€ vimos ate a data nem veremos e nos pagávamos os impostos dele.   


Eu li o topico todo e tinha muito para falar de fogos, mas nao me apetece e vou fazer um bocado de offtopic :P Não me levem a mal, mas isto que acabo de ler é surreal  >:(

Não temos basicamente nada nesta vida. Nao temos terrenos, nao temos casas, nao temos nada. Eu nem uma barraca de pau posso construir por ai. So posso construir se entrar neste sistema merdoso. E porque raio tenho de entrar neste sistema???? Porque nao posso simplesmente viver fora dele? Porque nao posso optar???? Talvez possa como algumas tribos. Mas de qualquer maneira nao posso construir a minha casa na mesma ca em Portugal onde nasci. Ah que confusão.

Quando é que isto vai mudar??? Dá tanta raiva.
E dá mais raiva quando as pessoas nao conseguem ver isto ou pior ainda, nem sequer pensam nisto.

Basicamente somos todos BURROS. Somos todos ESCRAVOS. Temos todos um feijão enfiado no cú e andamos por ai a dizer que eramos uma grande nação, na altura dos descobrimentos. Que fizemos a revolução do 25 de Abril. Agora todos nós, não passamos de uns CAGALHÕES sem jeito nenhum e cheios de MANIA!!!! Somos todos uns parvinhos.

E a pátria e a nação? Que raio de palavras sao estas?? Ja pensaram como sao usadas hoje em dia? A importancia extrema que lhes dão?? Se um gajo diz que Portugal é uma merda, quase que me dão porrada. Fazer tudo pela patria?

E como serão os livros de historia do futuro?? No passado existia uma população que contaminou o mundo e os levou quase à destruição. Viviam como escravos e eram viciados em compras fúteis. A maior manipulação disfarçada que ja existiu na historia mundial :P

E depois temos pessoas que se importam que os outros percebam que sao pobres. É so comprar para ser bonito e mostrar riquesa, quando nem se pode.... E esse é outro grande mal, vivermos das aparecias e nao da realidade.

E quais partidos quais quê???? Chega de partidos que vao refilar uns com os outros la pa assembleia toda bonita e rica...

Bah ja chega.........


PS: Ja agora LoneWolf, tb sou de Leiria. E agora com as novas estradas por la, fizeram o mesmo com alguns terrenos e casas de pessoas. Vejam la que pela casa de um conhecido, queriam lhe dar 1000€. 1000€ por uma casa média/pequena
« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 19:38 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #41 em: 24 de Julho de 2012, 21:12 »
Boas,

@c3dr1c
@beirao

 ......pois isto tinha assunto para se falar durante dias a fio, eu podia estar aqui a escrever dias e noites a fio que ainda assim não falava de tudo, e também isto é um fórum de electrónica e tal..... lol ;)

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Incêndios em Portugal
« Responder #42 em: 24 de Julho de 2012, 22:53 »
@c3dric: Se fizeres voluntariado e arranjares mais umas pessoas para o fazer com a tua força de vontade consegues limpar os campos e alimentar quem não tem o que comer. Se precisares que te indique umas instituições avisa, acho que deve inclusive haver um centro paroquial na tua zona que tem um centro porta aberta para pessoas que realmente não tem um tecto nem comida.

Sim é tudo uma injustiça, mas tu podes fazer alguma coisa por ela e não é preciso entrar em ruptura com a sociedade. Os burros e escravos agradeçem.

Fala com o Helderjsd ele tambem te pode ajudar a escolheres uns bombeiros voluntarios para ires apagar fogos.

@Moderadores: ha alguma hipotese de não irem os posts de offtopic para os posts recentes?  Quem os quiser seguir que faça subscribe ou que os vá ler ao seu topico proprio.

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek