collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Focos LED SMD  (Lida 5399 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Focos LED SMD
« em: 15 de Dezembro de 2023, 12:48 »
 ;D No sábado passado fui ao supermercado e junto aos caixotes de lâmpadas e assim para reciclar estava no chão 5 focos de de LED de encastrar. Perguntei se podia levar e disseram-me que sim, que tinha sido o eletricista que os deixou ali para o lixo.  :P

Meti-os no carrinho e trouxe. Um deles está arranjado, mas era diferente, tem uma fita de led e é mais fininho, tive só de soldar 1 fio. Mas tenho outros 4 que já têm uns quantos LEDs SMD fundidos e não sei se vale a pena experimentar\tentar substitui-los por outros. Posso sempre tentar fazer 1 ou 2 bons a partir de um outro  :D













2 deles tinham um condensador meio inchado e substituí por outro mas não resolveu nada.

Todos eles não acendem, os LEDs ficam apenas com uma luzinha muito pequena (os que acendem).

Acho estranho é existirem tantos LEDs queimados em cada foco, por exemplo, só um tem 14 leds fundidos..

Vale a pena ter o trabalho de os substituir? Será que o problema está na board\driver que está mal feita e eles vão queimando?!

P.S.: Não removi ainda os Transistores\Mosfets para testar, mas parece-me que eles não acendem porque existem muitos fundidos e estão todos em série..?!

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Focos LED SMD
« Responder #1 em: 15 de Dezembro de 2023, 13:30 »
É incrível a quantidade de lâmpadas deste género que andam aí a queimar... conheço vários casos.

Acho que não vale a pena trocar ou tentar arranjar, a não ser que queiras "estoirar coisas" :)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Focos LED SMD
« Responder #2 em: 15 de Dezembro de 2023, 13:56 »
e será da responsabilidade do 'driver' ? Não limita como devia a corrente?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Focos LED SMD
« Responder #3 em: 15 de Dezembro de 2023, 17:08 »
A culpa não é do driver, é no dimensionamento das lâmpadas que fazem overdrive dos LEDs para lhe sacar o máximo de brilho com o mínimo de dissipação, e eventualmente torram...

P.S.: Não removi ainda os Transistores\Mosfets para testar, mas parece-me que eles não acendem porque existem muitos fundidos e estão todos em série..?!
Nas tuas fotos vê-se bem que estão agrupados em 2P27S (uma série de 27 pares de leds). Se falhar 1 led e ficar em aberto, o que sobra do par leva com o dobro da corrente (fonte de corrente constante) até abrir também e aí fica sem luz. (Se falharem em aberto, que nesses LEDs nem sempre e certo, já vi alguns a falhar em curto)
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2023, 17:28 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Focos LED SMD
« Responder #4 em: 16 de Dezembro de 2023, 14:12 »
Possa, sabes muitas coisas  ;D

Neste caso, fico com o que resta dos LEDs, podem vir a dar jeito para arranjar alguma coisa e deito o resto para o lixo! Já percebi que isto é feito de forma a avariar rapidamente..

Obrigado!