collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Envios vindos da China  (Lida 17368 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: Envios vindos da China
« Responder #15 em: 28 de Maio de 2014, 13:31 »
Boas,

Boas!

Eu compreendo e concordo com as tuas preocupacoes. Mas tenho algumas notas e comentarios, sendo que o principal é: as pessoas (sociedade em geral) nao pode ficar a chorar no problema, tem de evoluir.

Nao concordo que seja uma coisa má e que deva ser preocupacao e ser resolvida, pelo contrario, as coisas tem de evoluir (na europa) para isso deixar de ser um problema, quando nao for um problema, nao precisa de ser resolvido.

Actualmente concordo que isso seja (ainda) um problema para grande parte da populacao (trabalhadora indiferenciada, pouca formacao, sector basico..etc) e o tecido empresarial era baseado em grandes fabricas.
Se as fabricas ja nao precisam de pessoas (porque foram para a Asia ou subsituidas por robots) entao as pessoas vao ter de trabalhar em algo de novo. Obviamente é um problema para quem tem 40..50..60 anos e sempre trabalhou na mesma fabrica, no mesmo posto a vida inteira.. e se as fabricas faziam sempre o mesmo.. porque era so preciso material.. pessoas.. e expedir produto feito..

A Europa (continente envelhecido, pouca densidade populacional), IMO, terá de trabalhar na formacao e educacao da populacao. Os sectores industriais, terao de evoluir e diferenciar-se. O trabalho sera de ser no sentido de "criar produtos de valor acrescentado".

Um bom exemplo para aqui chamado, Portugues, é a evolucao que o sector do calcado tem feito. Deve ter chorado ah uns anos atras com o problema da Asia, mas tem sido dos primeiros a lavar a cara e a renovar-se. Nao compete a produzir quantidades, mas compete com a diferenciacao e valor acrescentado.. luxo.. qualidade, etc com vista a mercados que possam pagar esses produtos a esse preco.

Outro exemplo, é o dos relogios Suicos. Essa industria muito antiga, teve um big fail, quando o japao comecou a fazer relogios de quartzo.. eles nao evoluiram na altura, nao acreditavam em relogios electronicos. Tiveram de evoluir e diferenciar-se noutro sentido.. (semelhante ao do calcado)


Por isso a meu ver, a maneira mais facil e melhor a pensar era "mandem fazer e comprem tudo o que é banal na Asia, descubra-se ca a maneira de criar o que nao é banal e acrescentar valor aos produtos"

Se nao é possivel competir com os custos laborais asiaticos, vamos continuar a insistir produzir as coisas ca?
O unico factor positivo de fazer cá é a localizacao, mas ja pouco compensa.
Para competir com os valores, eventualmente o tipo de empresas teria de ser patrocionado.. mas.. .pelo estado? pelos contribuintes? fundos? empresas?

Por fim, um outro ponto: os custos asiaticos nao vao durar para sempre. É de notar os protestos na china... ha empresas que "em vez de uma, ja tem de pagar duas malgas de arroz".. e o dinheiro esta a ir para la, o poder de compra vai aumentar la, os precos vao la comecar a subir a pouco e pouco à medida que a populacao tem mais dinheiro.
Espero que venham a ser um pais "civilizado"!


Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Envios vindos da China
« Responder #16 em: 28 de Maio de 2014, 15:01 »
A Hobby King tem  apostado em armazéns europeus. Porém os preços são mais altos. Compreende-se, porque o stock custa dinheiro, bem como manter armazéns na Europa é algo que custa muito dinheiro.

Por isso, a era de coisas baratas vindas de China, eventualmente terminará em Portugal com as pessoas desistirem de mandar vir de países terceiros. No Ebay há fornecedores chineses que já classificam Portugal como sendo o pior país em termos de entregas.


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Envios vindos da China
« Responder #17 em: 28 de Maio de 2014, 15:40 »
No Ebay há fornecedores chineses que já classificam Portugal como sendo o pior país em termos de entregas.

Podes dar exemplos?

O que tenho visto e experimentado é que os tempos de entrega ocorrem no intervalo que costumam mostrar nas tabelas apresentadas pelos vendedores. Quando tal não acontece porque parou na alfândega, a carta da mesma também cumpre esse prazo (e pelo menos já sabemos que chegou a Portugal). Não sei é se a minha quantidade de encomendas  é suficientemente representativo. Este ano fiz umas 20, perdeu-se só uma mas fui reembolsado sem problemas.

A noção que tenho é que a ovelha negra da Europa em termos de correios é a Itália. Tirado de uma coisa qualquer no ebay enviada de Hong-Kong:
Citar
We ship WORLDWIDE(except Italy Due to Strict Local Custom Clearance & Unreliable Postal Shipping Service)



Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Envios vindos da China
« Responder #18 em: 28 de Maio de 2014, 18:25 »
O armazem da europa da hobbyking tem produtos mais caros? Normalmente custam mais 1 ou 2 dollars, mas um envio de 20kg custa 10 euros e considerando que demora menos de uma semana a ser entregue e não há problemas de alfandegas, acho que é bem barato. Um envio EMS da china com 1Kg custa 30$
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Envios vindos da China
« Responder #19 em: 28 de Maio de 2014, 18:41 »
O problema é mesmo o funcionamento interno, tanto do Estado como de outras empresas. O Tayeb disse e com toda a razão que não vale a pena importar e é verdade:
1º - Importa-se por correio tradicional com portes registados e as encomendas são as ultimas a serem processadas na alfândega - demoram mais de 1 mês desde que chegam a Portugal até serem despachadas para o destinatário.
2º - importa-se com frete de uma transportadora e, além de se pagar o transporte ainda se paga um balúrdio para a transportadora processar a encomenda para a alfândega e a entregar no destinatário.

Agora, o que me está a acontecer ultimamente é uma demora nas compras intra-comunitárias: demoram mais tempo a serem processadas em Lisboa do que a serem enviadas do país remetente e a chegarem a Lisboa, vejam este caso, que já começa a ser normal nas minhas encomendas:


Assim é difícil de fazer o que quer que seja....

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Envios vindos da China
« Responder #20 em: 28 de Maio de 2014, 20:22 »
Isso nao é nada, a minha chegou a lisboa e ainda nada, isto desde dia 20
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Envios vindos da China
« Responder #21 em: 28 de Maio de 2014, 20:44 »

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Envios vindos da China
« Responder #22 em: 28 de Maio de 2014, 20:48 »
Em anexo uma ainda pior
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Envios vindos da China
« Responder #23 em: 28 de Maio de 2014, 23:21 »
Pois é, a minha ultima encomenda vinda da china foi qualquer coisa de extraordinário...

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Envios vindos da China
« Responder #24 em: 28 de Maio de 2014, 23:24 »
O armazem da europa da hobbyking tem produtos mais caros? Normalmente custam mais 1 ou 2 dollars, mas um envio de 20kg custa 10 euros e considerando que demora menos de uma semana a ser entregue e não há problemas de alfandegas, acho que é bem barato. Um envio EMS da china com 1Kg custa 30$
Secalhar até uma compra de 1€ os portes ficam pelos 10€ na mesma, na HK EU.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: Envios vindos da China
« Responder #25 em: 28 de Maio de 2014, 23:29 »
Estou a notar aqui um padrao: tracking.
Tem o mesmo problema se as encomendas nao vierem com tracking?

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Envios vindos da China
« Responder #26 em: 28 de Maio de 2014, 23:33 »

Secalhar até uma compra de 1€ os portes ficam pelos 10€ na mesma, na HK EU.
Pois isso é, mas para coisas pequenas manda-se vir da china
Estou a notar aqui um padrao: tracking.
Tem o mesmo problema se as encomendas nao vierem com tracking?

Isso depende, tenho encomendas com tracking que foram rápidas, bem como umas sem tracking, e ocasiões em que ambas demoram bastante tempo. Tive uma encomenda sem tracking é 1 mes atras que chegou em 1 semana, até achei estranho
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Envios vindos da China
« Responder #27 em: 29 de Maio de 2014, 14:42 »

Secalhar até uma compra de 1€ os portes ficam pelos 10€ na mesma, na HK EU.
Pois isso é, mas para coisas pequenas manda-se vir da china
Estou a notar aqui um padrao: tracking.
Tem o mesmo problema se as encomendas nao vierem com tracking?

Isso depende, tenho encomendas com tracking que foram rápidas, bem como umas sem tracking, e ocasiões em que ambas demoram bastante tempo. Tive uma encomenda sem tracking é 1 mes atras que chegou em 1 semana, até achei estranho

cheguei a ter delas que chegaram na mesma semana e que ate fiquei espantado

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Envios vindos da China
« Responder #28 em: 29 de Maio de 2014, 16:23 »
O armazem da europa da hobbyking tem produtos mais caros? Normalmente custam mais 1 ou 2 dollars, mas um envio de 20kg custa 10 euros e considerando que demora menos de uma semana a ser entregue e não há problemas de alfandegas, acho que é bem barato. Um envio EMS da china com 1Kg custa 30$

Os custos 1 ou  dólares em relação a quê?

No caso de baterias a diferença em preços em termos percentuais é de 16%, mas é uma guerra pedir fatura válida europeia.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Envios vindos da China
« Responder #29 em: 29 de Maio de 2014, 16:53 »
Este é um post de ingleses no estrangeiro a comentarem sobre os correios portugueses:

http://www.expatforum.com/expats/portugal-expat-forum-expats-living-portugal/324353-portuguese-post-abysmally-slow.html