collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Boas pessoal....  (Lida 9911 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Boas pessoal....
« em: 29 de Junho de 2009, 22:39 »
Boas noites pessoal antes de mais gostaria de felicitar os responsáveis pelo projecto pelo excelente trabalho... já algum tempo que sigo o vosso projecto e decidi finalmente registar-me até porque também precisava de umas opiniões xD

é o seguinte sou estudante de primeiro ano de engenharia informática e sempre gostei de Robótica, e até já tive uma experiência com robótica, e já algum tempo que ando a juntar dinheiro para comprar material para construir um robot....

A ideia era e visto que vou ter uma cadeira de Robótica na universidade era também me "preparar" nesse sentido mas não só me divertir com este fantástico mundo e talvez quem sabe não vir a participar em concursos também. Portanto queria saber a vossa opinião sobre  material a comprar...tenho alguns conhecimentos em C e mais linguagens de programação nesse sentido gostava de saber que tipo de linguagem aconselham para programar e se deva optar por PIC, Arduino, etc...

tive a dar uma vista de olhos no Arduino e pareceu-me uma boa opção

mas depois qual modelo?

http://shop.gtronica.com/product_info.php?cPath=33_77&products_id=576

ou

http://shop.gtronica.com/product_info.php?cPath=33_77&products_id=652

qual destes??? para aquilo que eu quero que é a pensar já um pouco mais à frente já...eu sou assim gosto de meter a carroça à frente dos bois xD

em termos de facilidades qual aconselham mais??? estou sujeito a sugestões de qualquer tipo

Já agora no outro dia passei no Lidl xD e estava lá um ferro de soldar que me pareceu bastante bom a 10 euros será que vale a pena alguém já viu esse ferro numa loja, visto eu não ter ferro de soldar talvez seria uma compra razoável não? Que cuidados devo ter ao fazer esse tipo de compra???

Obrigado pela vossa atenção

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Boas pessoal....
« Responder #1 em: 29 de Junho de 2009, 23:07 »
Bem-vindo,

Acho que fazes muito bem em começar já a dar-te com microcontroladores, não só para te preparares como para conheceres um pouco mais o que é e o que se pode fazer no ramo de hardware e sistemas embebidos.

Quanto ao arduino eu não te aconselho o mega pois o preço já é um bom bocado mais elevado e para as tuas tarefas iniciais (primeiro ano de robótica talvez) o Duemilanove é mais que suficiente, para além disso, mesmo que depois optes por um Mega, vais sempre continuar a dar uso ao outro nem que seja para meter os dois a comunicar um com o outro.

O ferro, não se se será bom, mas para dar uns primeiros toques deve de chegar perfeitamente ;)

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Boas pessoal....
« Responder #2 em: 29 de Junho de 2009, 23:15 »
Obrigado!

o meu medo é estar a investir e depois não servir para o que possa pretender e depois fica sem lhe dar uso por isso é que pensei no Mega xD Entretanto vou pensar no assunto, mas continuo aberto a sugestões na mesma  ;D

Offline Reonarudo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 114
  • Nano Soldering Master
Re:Boas pessoal....
« Responder #3 em: 29 de Junho de 2009, 23:55 »
Eu optei por comprar 3 Duemilanove em vez de um Mega visto que eles podem comunicar entre si e funcionar autonomamente e os 3 juntos darem output suficiente para qualquer projecto. Mas isso depende de cada um...
Leonardo Marques

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Boas pessoal....
« Responder #4 em: 30 de Junho de 2009, 00:10 »
Eu aconselho comprares o duemilanuove com o novo atmega328. É mais do que suficiente para os projectos que farás nos primeiros bons tempos!
Um Arduino Mega acho que é mais orientado para quem precisa de fazer muitas coisas como por exemplo controlar 20 servos e comunicar por Serial com 6 dispositivos, etc..
O arduino duemilanuove é muito bom para começares e vais ver que te chega prefeitamente. Quando ja dominares bem e se por acaso vires que o Arduino nao chega para o que queres fazer aí então talvez se justifique comprares um Mega ou outra coisa... Mas nessa altura provavelmente até já fazes tu uma board de expansão para o que queres fazer :P

Compra um Duemilanuove e não te vais arrepender! ;)
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Boas pessoal....
« Responder #5 em: 30 de Junho de 2009, 14:50 »
Ok Obrigado pelos respostas, é provável que opte pelo duemilanuove  ;D

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Boas pessoal....
« Responder #6 em: 30 de Junho de 2009, 17:47 »
eu comprei um ferro de soldar no lidl há uns 5 anos, foi o meu primeiro ;D e ainda funciona, o lidl é barato, e a qualidade não é nada má  8)

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Boas pessoal....
« Responder #7 em: 02 de Julho de 2009, 21:46 »
Boas pessoal, aqui venho eu novamente LOL

Estive a pensar e vou optar pelo duemilanuove, agora gostava de saber a vossa opinião sobre outras coisas, por exemplo alimentação do robot? aconselham Bateria ou pilhas? e que voltagens? e carregadores? já alguém optou ou conhece projectos de robot's com paineis solares será últil e eficiente?

Depois no que toca a servos será que podem ajudar? eu gostava de construir um robot com lagartas mas deve sair muito mais caro, então a melhor opção será dois servos penso eu e à frente uma "roda-louca". E rodas aconselham alguma coisa? Depois outra questão e última penso eu pelo menos para já serão os sensores de navegação (Sonar), mais uma vez aconselham alguma coisa, penso que um duplo na frente do robot, e um duplo mais ou menos de lado do robot que chegaria ou não?

Já agora lojas baratas onde possa adquirir os produtos!

Para já penso que é o mínimo em que irei investir, para ir programando umas coiszitas e pondo o robot a mexer pela casa xD (espero eu)

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Boas pessoal....
« Responder #8 em: 03 de Julho de 2009, 00:51 »
então pessoal ninguém tem uma opinião para dar??? :-[

Gostava de ter a opinião de quem realmente percebe disto e com experiência e desculpem se estou a insistir  :(

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Boas pessoal....
« Responder #9 em: 03 de Julho de 2009, 00:59 »
Bem... eu acho que para começares podes arranjar um suporte de 4 pilhas AA e utilizar pilhas recarregaveis, pois ir para baterias de 7V, visto que 3,7 com stepp up n deve de dar grande resultado (estou à espera que umas cheguem para eu fazer testes mas até lá não aconselho ninguém pois não tenho grandes esperanças) e assim sai-te mais em conta. depois podes pensar em bateria lion e carregador.
Pilhas tem sempre a vantagem de ser fácil desenrascar e ter várias.

No que toca a servos, podes optar por parallax ou hsr-1422cr se quiseres ir para rotação continua, ou comprar uns s3003 da futaba mais baratos de 180º e modificar tu para rotação continua.

Quanto a sensores aconselho um Sharp IR que dá sempre jeito, e depois pensas nuns ultrasons, mas para já o sharp serve-te perfeitamente, e é mais uma daquelas coisas que tem sempre aplicação mesmo depois com ultrasons continuas a precisar de Sharp IRs!

Lojas baratas já é um pouco mais difícil, mas passa na secção de lojas e procura para cada produto o que tem melhor preço.

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Boas pessoal....
« Responder #10 em: 03 de Julho de 2009, 23:45 »
Obrigado TigPT!

Eu bateria estava a pensar algo deste género http://aliatron.com/loja/catalog/product_info.php?products_id=670

Os Sensores estava a pensar nos Ultrasons e estou a ver que desaconselhas, por isso é que é bom e gosto pedir a opinião de quem tem mais experiência  ;)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Boas pessoal....
« Responder #11 em: 03 de Julho de 2009, 23:52 »
Fica-te por sharp ir para já, depois estudas melhor o assunto, sharp ir são sempre úteis!

Quanto à bateria, depois terás que ligar os servos a 5V estáveis pois estes só aguentam um máximo de 6V.

Não te esqueças de comprar um carregador lipo compatível com a bateria, um carregador normal fará a bateria inchar e possivelmente explodir.

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Boas pessoal....
« Responder #12 em: 04 de Julho de 2009, 00:05 »
Estive a pensar e talvez para já seja melhor seguir o teu conselho inicial e usar pilhas....sai mais em conta e no futuro depois se isto correr bem, pensar em passar para baterias.

e já agora (visto que electrónica percebo pouco ou nada, mas espero aprender alguma coisa) para colocar os servos a 5V estáveis como faço? ou era só no caso de usar bateria? de qualquer forma gostava de saber

eu sou um pouco indeciso LOL já devem ter reparado, mas prefiro assim a depois tomar decisões e depois me arrepender, por isso é que faço muitas perguntas xD

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Boas pessoal....
« Responder #13 em: 04 de Julho de 2009, 00:11 »
Só se explicarmos as nossas duvidas é que podemos vir a ser esclarecidos! Fazes bem em as fazer.

Podes utilizar um regulador de tensão, o mais conhecido é o 7805, em que recebe alimentação externa e disponibiliza 5V estáveis num dos seus pinos.

Contudo ao utilizar pilhas, 1,5V (AA), 4 pilhas dão 6V, o que é o max que os servos suportam, logo nunca vais passar este valor e por isso não precisas de um regulador. O que acontece quando as pilhas se forem gastando, é que a tensão vai baixando dos 6V até que chega a um ponto que eles já não tem força para se mexer (por volta dos 3~4v) ai trocas por outras.

Caso sejam recarregáveis (1,2V ) 4 pilhas dão 4.8v o que faz com que dure menos tempo pois assim que atinja os 0.8 por pilha, já não chega para andar. Podes optar por 5 pilhas recarregáveis, ou simplesmente recarrega-las mais frequentemente, dai parecer que duram menos que as pilhas de compra.

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Boas pessoal....
« Responder #14 em: 04 de Julho de 2009, 14:25 »
Obrigado TigPT pelas explicações  ;D