collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Revista colaborativa de electrónica  (Lida 31458 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Revista colaborativa de electrónica
« em: 19 de Junho de 2012, 14:24 »
Meus caros, tou a fim de criar uma revista colaborativa de electrónica e quero saber o que acham disso e que ideias possam ter.

A ideia central é que a revista seja escrita por quem quiser escrever artigos para ela (têm que ser artigos exclusivos e originais), artigos esses que passam por um revisor-editor que fará a edição e escolha dos artigos a aparecer no número seguinte. Poderão haver temas lançados para o pedido de artigos. Não há uma peridiocidade definida, ela sai quando houver material, qualidade e variedade de temas suficiente para fazer um número. A revista não é paga e em principio quem escrever para ela também não é pago lucrando apenas com a divulgação, embora possa enventualmente surgir algum pequeno incentivo. Se a coisa tiver sucesso, com a entrada de (alguma) publicidade (não gostaria de ver a revista pejada de publicidade, mas alguma não faz mal a ninguém) poderá então começar a haver algum retorno financeiro aos escritores de artigos, mas isto já é futurologia.

Não imagino nenhuma estrutura especial mas acho que os artigos devem pelo menos categorizar-se em níveis de dificuldade, "introdutório", "médio", "avançado". Acho que os artigos devem ser relativamente pequenos, tipo no máximo 1 página.

Críticas, comentários, sugestões? Há por aí malta disposta a escrever sobre o que sabe?


update: mudei "comunitária" para "colaborativa", que era o que tinha inicialmente em mente
« Última modificação: 13 de Julho de 2012, 22:16 por Njay »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #1 em: 19 de Junho de 2012, 14:46 »
Estava a ver como ias "resolver" o outro problema :p Parece-me muito bem e contem comigo :D

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #2 em: 19 de Junho de 2012, 15:29 »
Gosto! :) Mas apenas electrónica? ou também robótica? Ou também outros tipos de coisas? Em que linha se iria encontrar a revista? (Elektor? Make?) :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #3 em: 19 de Junho de 2012, 15:33 »
O assunto já foi discutido diversas vezes mas ainda não tinha havido colaboradores suficientes para se começar a definir uma organização e estrutura.

Por acaso tenho aqui alguma matéria e andava ultimamente a ponderar como começar a preparar uma primeira edição.

Acho que devemos começar a ver quem são os interessados e definir responsabilidades para podermos ir decidindo que artigos sairão e como.

Também acho, 4000~5000 palavras por artigo (1 página) é o ideal. Artigos mais longos mais vale partir em vários.

No fundo pode-se criar um pequeno curso de electrónica.

Ex: http://cl.ly/1C2y100b3J3T3B1c0u3A

Conform se for fazendo conteúdos de outras áreas, pode-se ir adicionando. Para já acho que separaria simplesmente a iniciação à electrónica da iniciação à lógica e sistemas digitais. Mais tarde quem sabe robótica em si e novidades da área.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #4 em: 19 de Junho de 2012, 19:41 »
Gostei da ideia! É preciso ter algumas cautelas, nomeadamente no compromisso das pessoas, na definição do contexto dos textos, etc..

Apoio a ideia e posso dar o meu contributo! ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #5 em: 19 de Junho de 2012, 21:21 »
Gosto da ideia.
Que tipo de conteudo pensas abordar numa página?
Pequenos circuitos, e como funciona, ou primers(introduções) a determinadas áreas da eletrónica, circuitos, esquemas, como usar componente X ou Y?
Sou capaz de escrever uns artigos..
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #6 em: 19 de Junho de 2012, 21:29 »
Boa ideia, conta com o meu apoio.

Limitado em termos de tempo, mas arranjam-se sempre uns tempinhos para ir escrevendo alguma coisa necessária.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #7 em: 19 de Junho de 2012, 22:01 »
Era bom era os membros apresentarem os projectos desenvolvidos; em desenvolvimento e explicar toda a sua construção e o que consegue fazer para dar conhecimento e abrir algumas janelas para algumas pessoas
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #8 em: 19 de Junho de 2012, 22:27 »
Gosto da ideia.
Que tipo de conteudo pensas abordar numa página?
Pequenos circuitos, e como funciona, ou primers(introduções) a determinadas áreas da eletrónica, circuitos, esquemas, como usar componente X ou Y?
Sou capaz de escrever uns artigos..

Eu acho que se devia optar por cada um escrever aquilo com que se sente à vontade e só depois tentar enquadrar isso na revista, caso contrário os pessoas vão se sentir "forçadas" a escrever sobre algo, o que não é bom nem motivante.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #9 em: 19 de Junho de 2012, 23:03 »
Eu ca nao me importava, quando tivesse tempo, escrever algo sobre o projecto da cnc/labview...

Mas fora isso, acho uma optima ideia. Muito fixe...

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #10 em: 20 de Junho de 2012, 03:12 »
Obrigado pelos comentários rapazes. Na linha "Tuga" msaleiro :D!

Eu tenho algumas linhas gerais relativamente bem definidas porque já pensei nisso em tempos, quando fiquei a conhecer uma outra revista do género que já existiu, chamada "Circuitos Magazine", que sobreviveu apenas até ao número 7 (daí eu estar a pensar em começar a nova revista no número 8, numa espécie de homenagem a este tipo de iniciativa). Falou-se (no electronicapt) em reactivar esta antiga revista mas não tive "permissão" para tomar conta da coisa (na verdade nem sim nem não), e ao mesmo tempo a comunidade de interessados por estes assuntos é muito pequena e pouco activa.

Bom, seria mais ou menos assim:

Funcionamento
Aceitam-se artigos sobre qualquer tema dentro da electrónica ou relacionado com robótica mas não de robótica "pura" (exemplo: ponte h para controle de motor de robot -> sim; como implementar um algoritmo PID ou visão por computador -> não). Isto para já é para limitar o assunto, eventualmente cria-se ou alguém cria uma versão para robótica pura, mas vamos por partes.
A equipa de revisão e edição (inicialmente eu, mas a seu tempo vou tentar convencer mais alguém) vai recebendo os artigos, revendo-os e interagindo com os autores no sentido de os melhorar (forma e conteúdo). Esta interação irá permitir que quando a revista sair a sua qualidade seja muito boa, no mínimo ao nível de escrita. Há-de chegar-se a um ponto em que existem artigos afinadinhos suficientes para formar um número, e então ele é preparado e publicado em PDF (vou precisar da ajuda de alguém que tenha jeito para dar um jeito no layout/grafismo). Os artigos para esse número serão escolhidos usando algumas regras simples como os temas, evitando repetição de temas, similaridade de projectos, etc no mesmo número. Não haverá um tamanho definido para a revista; o tamanho depende do material disponível e de há quanto tempo saíu o número anterior (não há datas fixas de publicação mas também vamos tentar evitar que só saia 1 número por ano!).

Artigos
Há várias categorias iniciais: os que ensinam, os de projecto, e dicas curtas. Tu tás lá senso. O artigo ou projecto tem que ser original e exclusivo, no sentido em que não pode ter sido publicado antes em lado nenhum e tem que ter sido escrito pelo autor. Acho que não faz sentido colocar notícias porque a periodicidade é grande, e não sou a favor de meter cenas só para encher. Todos os artigos têm que ensinar algo, nada de artigos apenas descritivos ou projectos simplesmente para montar. Quando era mais puto li revistas de electrónica durante anos, proejctos muito fixes e tal, mas aprendi realmente muito pouco sobre electrónica; de alguma forma gostava que esta revista fosse diferente.
Há algumas regras simples para a escrita de artigos, de forma a que se veja que estão todos integrados; por exemplo, o texto deve vir quase sem formatação e os esquemas têm que aparecer todos com o mesmo grafismo (logo se verá como vamos fazer isso). As regras serão ajustadas a seu tempo.

Para começar acho que deve ser uma coisa bastante descontraída, nada de grandes compromissos que se a malta gostar a malta faz e a coisa anda, caso contrário não vale a pena remar contra a maré. Precisa-se apenas de algum bom senso na escolha da combinação de artigos. Também não sei o que vai aparecer, por isso vamos ver. Eventualmente lança-se um tema favorito para enviesar um bocado o tema dos artigos num certo sentido. Para já acho que é tudo... aceitam-se sugestões de nomes pá coisa!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #11 em: 20 de Junho de 2012, 04:04 »
Gostei da resposta completa, quanto a nomes é que é pior, que a minha imaginação para isso é curta.
Avr fanboy

Offline tiagogala

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
    • therandombit.wordpress.com
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #12 em: 20 de Junho de 2012, 13:01 »
Eu ajudo no que me for possível, gosto da ideia e acho que faz falta (além do eventual artigo posso dar uma ajuda no layout gráfico da coisa). Por enquanto o nome não me parece ser prioritário, quando tivermos uma boa dose de artigos, aí sim podemos fazer uma votação entre quem estiver interessado e chegamos a um acordo democrático.
A título de exemplo de uma revista colaborativa, e para termos uma ideia da possível organização da coisa, existe a Phrack: http://www.phrack.org/

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #13 em: 20 de Junho de 2012, 14:48 »
Dou uma ajuda... E o pessoal perito nos PICS ( tipo o asena, senso e mais nao sei quem) podiam colaborar com uns tutoriais de introducao basica a ele...
Eu disponho-me a partilhar alguns projectos em relacao a pro audio, efeitos, tanto analogicos como hibridos/digitais !!
Nomes?!? hmmm nao e la bem o meu forte.

E podia-se ter um projecto principal, mais detalhado, e ate envolver talvez a G7/Hugu para disponibilizar a opcao de uma PCB para o projecto activo ( paga, claro  , porque duvido que pudessem aguentar a despesa lol), attraves de o preco adicional claro ?!?


Talvez trimestral, para comecar ?!?
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #14 em: 20 de Junho de 2012, 14:55 »
Adoro a ideia e gostava apenas de fazer uma sugestão. Tal como para as revistas cientificas e para poupar depois tempo na edição, deveria ser criado um "template" de formatação e quem submetesse os artigos deveria de o seguir. Tamanho e tipo de letra, Indice de imagens e tabelas, referencias, espaçamento, etc.

Pode até ser baseado numa das normas existentes para o efeito.

A revista assim fica com um aspecto para alem de mais profissional (n parece uma manta de retalhos) e passa para o autor o trabalho de edição do artigo.

Apenas uma pagina ás vezes é complicado de dizer tudo e não se esqueçam que é sempre importante citar fontes por isso eu diria que 2 paginas por artigo deveria de ser o maximo.

« Última modificação: 20 de Junho de 2012, 14:57 por Marvin »
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek