collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Placa BMS Desliga  (Lida 11167 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Placa BMS Desliga
« em: 14 de Novembro de 2018, 08:03 »
Olá, tenho estado (qdo tenho algum tempo) agarrado a um aspirador portátil  ::) Inicialmente era para substituir\alterar a bateria para células Lipo 18650  mas acabei por mudar também o motor para um que tinha aqui de um outro aparelho e com alguns ajustes.. o resultado está a ser +/- este:



Eu já tinha testado a placa BMS HX-3S-01 antes e pareceu-me estar OK, não lhe apliquei nenhuma carga nos terminais P+/- mas medi com o multímetro a tensão e estava bem, abaixo dos ~10V ela desligava a saída como era suposto.

Agora que já tenho tudo quase pronto, resolvi testar mas usando mesmo o motor na saída, e o resultado é que não funciona.. não percebi porquê. Simulei as tensões na placa BMS nos pontos B-/B1/B2/B+ com StepDowns, B1 com 3.7 ou 4V, B2 com 7.4 ou 8V e B+ com os 12V.

Peguei numa outra placa BMS igual e fiz o mesmo esquema, testei com um outro motor pequeno, com ou sem díodo nos terminais e o resultado é estranho, parece que o motor faz com que a placa desligue a saída.. não sei se tem a ver com a funcionalidade de "Short circuit protection - delayed self recovery", por um bocado deixa de funcionar e só depois de desligar\ligar algumas vezes e\ou aguardar é que volta ao normal. Mas se lhe ligar novamente o motor acaba por deixar de dar..

As specs da placa são:


O que acham que possa ser?  :-\  Será que usando um relé antes do motor resolve? Ainda não testei..
« Última modificação: 14 de Novembro de 2018, 08:36 por almamater »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Placa BMS Desliga
« Responder #1 em: 14 de Novembro de 2018, 08:45 »
O meu voto é que estás a ultrapassar a corrente máxima. Motores DC no arranque são muito gulosos (mede a resistência entre os terminais com ele parado, é a que o circuito vai ver enquanto não ganha velocidade).
Mas não te fazia mal meter alguma supressão de ruído no motor: diodo de flyback (se rodar num só sentido) e uns condensadores cerâmicos (100nF ou o que tiveres à mão) entre os terminais e dos terminais à carcassa do motor.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Placa BMS Desliga
« Responder #2 em: 14 de Novembro de 2018, 09:06 »
Obrigado, vou testar.

Diodo de flyback meti, mas condensadores não coloquei nenhum não..

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Placa BMS Desliga
« Responder #3 em: 17 de Novembro de 2018, 11:16 »
Ainda sem sorte.. não percebo o motivo do comportamento da placa BMS, o motor DC que quero usar tem uns 15R desligado, no entanto testei com um motor DC mais pequeno e é igual..

Inclusive testei com um Relé ou um LED, o resultado é que qualquer coisa ligada nos pontos de OutPut faz com que ela qdo inicializada não ative a saída P+/-

Por exemplo com o LED, se o desligar do Output e ligar a Placa BMS sem nada na saída ela ativa e com 12V certos. Se depois ligar o LED sem desligar a BMS ela fornece corrente ao LED, mas se depois desligar a Placa e voltar a ligar (com o LED ainda no Output) ela já não ativa a saída!  :o

 

 

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Placa BMS Desliga
« Responder #4 em: 17 de Novembro de 2018, 22:36 »
Troca-me esses crocodilos por fios soldados   ;)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Placa BMS Desliga
« Responder #5 em: 23 de Novembro de 2018, 21:36 »
Nas supostas specs que aí deixaste não vejo nada que se pareça com "Short circuit protection - delayed self recovery"...

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Placa BMS Desliga
« Responder #6 em: 23 de Novembro de 2018, 21:55 »
Mas tem na pàgina do vendedor.. por exemplo neste Link tb è referido que tem uma proteçao de short circuit... De qualquer forma, jà soldei os fios em vez de usar crocodilos...ja diz montes de testes e nem um 1 Led  acende...algo de errado se passa... estou a usar a Fonte de bancada a 15V e 3A (ou mais) e estou a alimentar cada um dos inputs da BMS com um StepDown respetivamente... e tenho sempre o problema do output nao funcionar... 
Alguèm tem uma BMS destas a funcionar corretamente ?! :-\
« Última modificação: 23 de Novembro de 2018, 22:13 por almamater »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Placa BMS Desliga
« Responder #7 em: 23 de Novembro de 2018, 22:22 »
O BMS espera duas baterias, isoladas, já torraste alguma coisa porque tens UMA fonte, e se estás "emular" baterias com cada regulador buck que não estão isolados está ai o teu problema, tecnicamente estás a ligar massa de um ao Vcc de outro, nada acende porque está tudo desligado devido aos curtos que para ai vão....
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Placa BMS Desliga
« Responder #8 em: 23 de Novembro de 2018, 22:25 »
 :( oh bolas... então pensei mal a coisa.. eu sò queria controlar descarga da bateria e ligar o motor nos outputs...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Placa BMS Desliga
« Responder #9 em: 23 de Novembro de 2018, 23:23 »
Ligavas lá a bateria, em vez de andares com os reguladores de tensão.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Placa BMS Desliga
« Responder #10 em: 24 de Novembro de 2018, 18:59 »
Mas não estou a perceber... o objectivo destas BMS não terem a bateria ligada nos inputs B's e nos P+/- uma Carga ou outra bateria/Fonte ?
Neste caso liguei sò uma carga... acho que não fiz nenhum curto certo?

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Placa BMS Desliga
« Responder #11 em: 25 de Novembro de 2018, 18:23 »
e parece que os cromos dos chineses não explicaram tudo! Descobri este Vídeo:

e num dos comentários alguém ajudou escrevendo:

BMS does not work becouse you need to activate them.  when you first connect them they enter fail safe mode to activate them you need to short p- b- terminals or apply voltage to p- p+ and they will work fine (...)

e outro utilizador, que tem uma BMS igual à minha escreveu:

on mine (a different model hx-3s-01) it was short P+ and B+

De facto já testei com 1 LED ligado no Output e para que ele acenda tenho de fazer 1 shunt rápido entre o B+ e o P+...  :o

Para o meu projecto pode não ser muito prático.. pois de cada vez que ligo o aspirador tenho de ter um PushButton para que a placa fique ativa e alimentar o Output! Mas não estou a ver alternativa..
« Última modificação: 26 de Novembro de 2018, 08:12 por almamater »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Placa BMS Desliga
« Responder #12 em: 18 de Dezembro de 2018, 14:16 »
O meu voto é que estás a ultrapassar a corrente máxima. Motores DC no arranque são muito gulosos (mede a resistência entre os terminais com ele parado, é a que o circuito vai ver enquanto não ganha velocidade).
Mas não te fazia mal meter alguma supressão de ruído no motor: diodo de flyback (se rodar num só sentido) e uns condensadores cerâmicos (100nF ou o que tiveres à mão) entre os terminais e dos terminais à carcassa do motor.

Olá de novo, agora o meu problema é mesmo derivado ao Motor. Já descobri como se ativa o Output da BMS mas não consigo que ela mantenha o Output ativo se ligar o motor que quero ligar..:



Já fiz várias combinações com condensadores 100nF mas o problema deve mesmo ser outro.. testando com motores DC mais pequenos ela funciona bem..  Este motor a nível de consumo nem chega aos 2A. Para ativar a BMS tenho de ligar o Output + ao + (12V) da bateria, logo, o motor começa a rodar até ao máximo, mesmo esperando um bocado a BMS depois não fixa.. e desliga logo a saída.. não sei o que raio detecta.

Alguma dica..? O motor não tem nenhuma referência, mas tirei-o de uma bomba de Ar de automóvel, daquelas que se ligam ao isqueiro.