collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como fazer engrenagens  (Lida 52795 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Arknum

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Como fazer engrenagens
« em: 27 de Abril de 2010, 13:13 »
Encontrei este site para fazer engrenagens, acho que está simples ainda não experimentei mas deve dar ora vejam lá


http://letsmakerobots.com/node/7356
« Última modificação: 27 de Abril de 2010, 13:38 por TigPT »
Visitem os Açores vale a pena.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #1 em: 27 de Abril de 2010, 14:12 »
Não ensina a fazer as engrenagens, apenas dá umas dicas para as agrupar...

Offline Arknum

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #2 em: 27 de Abril de 2010, 15:09 »
Exacto.. peço desculpa, ensina a fazer uma gearbox (não sei o nome em português).
Mas para poder fazer, pelo menos criar o desenho de engrenagens tem este aqui
http://woodgears.ca/gear_cutting/index.html
http://woodgears.ca/gear_cutting/template.html
Visitem os Açores vale a pena.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #3 em: 27 de Abril de 2010, 15:15 »
O inkscape também tem uma ''coisa''  ::) para criar  templates de engrenagens, penso que algo como o adobe illustrator também tenha.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #4 em: 07 de Setembro de 2010, 16:25 »
Bem me enganaste! pensei k era um tutorial pra fazer engrenagens! :P

MAs bem, alguem me pode dizer onde posso mandar fazer engrenagens em plastico ou aluminio? Procurava arranjar dois pares de cremalheira-roda para um projecto meu, mas está complicado encontrar um sitio onde se possa comprar engrenagens à medida ou a pedido!

Alguem sabe de lojas de engrenagens? Obrigado!


Abr,
Hugo :: G7 Electrónica.net

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #5 em: 07 de Setembro de 2010, 17:12 »
Um torneiro se não as fizer de certeza que sabe onde mandar fazer, mas isso fica-te bastante caro, mesmo bastante.
Para teres ideia, um carreto para a transmissão primária de um motor com 18-20 dentes e que tem 2cm de diametro se tanto e uns 2cm de largura fica-te em mais de 100€
Cremalheiras e pinhões de bicicletas e de motas não dá?
Tens milhentas medidas diferentes e podes fazer milhares de combinações de rácios de transmissão diferentes.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #6 em: 07 de Setembro de 2010, 19:36 »
Um torneiro se não as fizer de certeza que sabe onde mandar fazer, mas isso fica-te bastante caro, mesmo bastante.
Para teres ideia, um carreto para a transmissão primária de um motor com 18-20 dentes e que tem 2cm de diametro se tanto e uns 2cm de largura fica-te em mais de 100€
Cremalheiras e pinhões de bicicletas e de motas não dá?
Tens milhentas medidas diferentes e podes fazer milhares de combinações de rácios de transmissão diferentes.

correntes e pinhões de bicicletas/motas n dá... eu keria transformar o movimento rotacional em mov horizontal, e queria era um conjunto deste tipo, mas na vez de um pinhão, uma roda dentada maior:


As medidas era tipo roda de diam ext 52mm, Z=96 dentes; cremalheira com 300mm de comprimento

E engrenagens em plastico, nao haverá alguma loja que venda conjuntos destes? Alguem sabe de alguma loja onde se compram engrenagens de plastico? Obrigado!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #7 em: 07 de Setembro de 2010, 21:16 »
Eu não sei qual será a aplicação, mas podes fazer o mesmo que fazes com uma calha dentada e um carreto usando um par de rodas dentadas(uma no motor e outra fixa) e uma corrente, depois fixas a corrente num ponto e funciona tal e qual uma calha dessas.
Nem nunca vi calhas dessas sem ser em portões automáticos, nisso ou em legos, mas não me parece que legos seja solução.
Avr fanboy

Offline BrunoDermario

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #8 em: 25 de Outubro de 2011, 14:45 »
Pessoal,

Tem esse excelente tutorial para se fazer engrenagens de acrílico apartir de molde: http://www.maxwellbohr.com.br/downloads/robotica/mec1000_kdr5000/tutorial_mecanica_-_criacao_de_engrenagens_em_acrilico.pdf

Ainda não testei esse método, mas assim que tiver um tempo irei testar e postar os resultados aqui.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2011, 14:47 por BrunoDermario »

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #9 em: 18 de Junho de 2012, 09:46 »
desculpen levandar este topico mas estive a ver este tutorial deste ultimo reply e era mesmo isto que eu procurava faser ha imenso tempo! 
a questão e que não faço a minima das ideias em que parte de lisboa posso eu encontrar estes materiais.
Nomeadamente:

silicone para a produção do molde + respectivo catlisador.

kit de produção de acrílico e equipamentos de segurança.

Se alguem me puder dar umas dicas agradecia imenso, lojas fisicas em Lisboa. Obrigado!

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #10 em: 18 de Junho de 2012, 12:04 »
o silicone e catalisador acho que deves conseguir arranjar em drogarias ou numa loja de artesanato/decoração. o resto não sei...

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #11 em: 19 de Junho de 2012, 15:07 »
Bem, tenho estado a pesquisar que nem um louco e acho que acabei por dispersar um pouco:

agora até descobri que dava para faser plastico com amido de milho:


Quanto as lojas onde arranjar estes produtos apenas consigui uns sites americanos...: http://polytek.com/
bitymoldsupply.com

Agora quero arranjar o nome tecnico despes produtos e começar a procurar en varios sitios: nomeadamente papelarias/lojas de artes, lojas de modelismo, e lojas especializadas em produtos quimicos.

Se algum dia descobrir prometo faser um super tutorial não em como faser mas como arranjar os materiais p esta porra : /

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #12 em: 19 de Junho de 2012, 15:13 »
Existe um produto k se aplica em estado liquido em moldes e dpx seca ao ar livre e dá pra obter peças estruturais e engrenagens de boa qualidade (n me lembra o nome do dito cujo, mas vou postar o link do site onde vi isso (se encontrar de novo! :P ) )

Existe é tb uma especie de plasticina, que dpx vai ao forno pra "cozer" e obtem-se peças rigidas... n sei se dpx dir ao forno a peça vai mingar ou variar mto a sua estrutura. (agora tb n me lembro do nome, mas já descubro e deixo o link do produto!) (sei que existe esse produto em varias cores na ibook ou em papelarias!)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #13 em: 19 de Junho de 2012, 16:28 »
Epoxy MP21, é uma resina liquida usada em conjunto com mantas de fibra de vidro para fazer bem peças em fibra, mas a resina por si só é bastante resistente.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Como fazer engrenagens
« Responder #14 em: 19 de Junho de 2012, 16:39 »
Tambem da para fazer plastico a partir de leite :P

Chama-se Fimo Hugo. Eu ja utilizei isso, mas nunca da maneira correcto (em vez de ir ao forno, ia ao micro-ondas numa taça com água.) Aquilo fica bem rijo, mas é suscetivel a partir se aplicarmos alguma força. Acho que nao minga grande coisa. Mas como te digo foi no micro-ondas :P
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke