collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: PCBs novos  (Lida 5580 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
PCBs novos
« em: 03 de Março de 2020, 20:40 »
Chegou, acondicionado numa embalagem à prova de tudo. Excelente qualidade JLCPCB.



[não, não é para ligar ao coração :) ]

SC

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: PCBs novos
« Responder #1 em: 04 de Março de 2020, 19:14 »
o V-Cut teve custos extra?

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: PCBs novos
« Responder #2 em: 04 de Março de 2020, 22:56 »
Citar
o V-Cut teve custos extra?

Diria que sim, incluído no resto do trabalho.

Eu estava atascado nas variáveis inerentes a esta coisa de ter saltado para dentro do Kicad. A certa altura tinha o projecto deste PCB pronto (100x50mm) e precisava fazer a matriz a 100x100 ("panelização?"). Já tinha começado outras duas coisas, entretanto 3, hoje 4, 5 ou 6, que iam em bom andamento e pareceu-me estúpido estar a poupar 3 euros obrigando-me a partir ainda mais a mona para fazer a matriz. Vai daí, paguei os 3 euros e eles fizeram a coisa. Para a próxima sou capaz de fazer eu a coisa porque tenho aqui um PCB para acabar e que deverá vir a ter uns 100x60...70mm. Neste caso, vou tentar aproveitar o espaço que sobra para congeminar uns modulozecos que também devo acabar dentro em pouco.

O Kicad tem um editor de gerbers mas aindas não sei se dá para fazer copy+paste à molhada.

...

Se os gajos do Kicad conseguissem um spice mais funcional haveria um estoiro. Parece-me muito fácil trabalhar com ele.

Tive um problemazeco por causa de uma placa gráfica antiga. O gajo não arrancava o eeschema. Encontrei nos forum alguns gajos a miar e miei também. Faltava qualquer coisa relacionada com o reconhecimento do pedigree da coisa gráfica e ele insistia em usar o cálculo por hardware coisa que esse meu caco desconhecia. Eles martelaram uma versão nocturna que eu instalei e deu-se o milagre. Tenho instalado quase todos os dias as versões nocturnas e noto que a coisa está cada vez mais funcional e com menos bruxedos.

Abraço,
SC

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: PCBs novos
« Responder #3 em: 05 de Março de 2020, 14:00 »
Boa! 3€ parece ok pelo servico + V-cuts

O KiCad usa OpenGL 2.1 (definido em 2006, 14 anos atras portanto), mas tambem tem (ou tinha?) uma opcao para correr em modo software.

Eu tambem uso sempre as versoes "noturnas", mas as veze pode haver algum risco de corromper (devido a bugs durante o desenvolvimento) algo entre versoes. Acho que me aconteceu uma vez em 10 anos..

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: PCBs novos
« Responder #4 em: 10 de Março de 2020, 14:32 »
Qual é a layer para definir o v-cut na jlcpcb?

Kammu: normalmente o v-cut não tem custas acrescidas, tem é de ser bem feito quando há varias pcbs num painel, mas ainda é mais complicado fazer ,e pode dar mais problemas, fazer os rasgos com os mouse bites.. por isso para os fabricantes devem preferir receber paineis com v-cuts do que com route tabs..

Já agora o kicad possui funções automaticas para fazer os route tabs com os mouse bites?

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: PCBs novos
« Responder #5 em: 11 de Março de 2020, 14:42 »
https://support.jlcpcb.com/article/49-pcb-panelization

Não percebo bem o que eles dizem.

Citar
Place your different designs all inside one overall board outline and use lines drawn in the silk layer to mark out the separate the PCBs. Then, when you receive the PCB, carefully cut them apart yourself (we recommend you do this before you assemble the PCBs!).

... mas o silk layer já lá tem as linhas dos componentes, não sei bem como pode o sistema identificar as linhas de corte automaticamente. Se calhar porque atravessam o borde todo.

Entretanto:

Citar
The V-cut line must cross the whole panel

... mas o exemplo que eles mostram com as linhas de corte a amarelo não corta o painel de lado a lado!

Se encomendar uma coisa pré combinada sou capaz de não marcar linhas e depois corto eu com uma ponta de aço rápida afiada em V na fresa.


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: PCBs novos
« Responder #6 em: 11 de Março de 2020, 16:03 »
normalmente o v-cut não tem custas acrescidas [...]

Já agora o kicad possui funções automaticas para fazer os route tabs com os mouse bites?

"Antigamente" ha uns anos nos fabricantes que havia pediam uns $ extra para fazer os v-cuts, porque isso e' um procedimento que sai fora do padrao. Possivelmente ate exige algum trabalho manual.

KiCad: nao estou a ver o que e', nao sei se tem.. mas aposto que nao :)



Não percebo bem o que eles dizem.

Citar
If you are just in the prototype phase and want to save money, then you can use the following trick. Place your different designs all inside one overall board outline and use lines drawn in the silk layer to mark out the separate the PCBs. Then, when you receive the PCB, carefully cut them apart yourself (we recommend you do this before you assemble the PCBs!)

Citar
The V-cut line must cross the whole panel

Essa sugestao do silk-screen, e' a versao "cut it yourself".. como eles dizem nao tem custos extra.
ja fiz isso algumas vezes e cortei com o "x-ato" que da uma trabalheira..

No caso co V-cut o que quer dizer, e' que nao podes ter linhas que param a meio, como no exemplo que dao.
Porque o v-cut tem de ser algo que divide uma placa completa em 2.
Acho que o v-cut e' feito com dois discos (um por cima e outro por baixo) que passam de um lado ao outro da placa e nao com CNC.