collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Meu Primeiro Robot ( desviando de obstáculos)  (Lida 10830 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Meu Primeiro Robot ( desviando de obstáculos)
« Responder #15 em: 15 de Dezembro de 2011, 16:45 »
Por outras palavras tens de ligar o Gnd do arduino ao negativo das 4 pilhas, outra coisa que só agora reparo se ligares como tens na imagem ainda vai dar uma bronca maior tens de inverter a ligação que vem das 4 pilhas para breadbord.


Abraços. 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Igor Moreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: Meu Primeiro Robot ( desviando de obstáculos)
« Responder #16 em: 15 de Dezembro de 2011, 16:52 »
Estou começando a entender. :)
Mas se não for pedir muito,  kilobyte, você poderia desenhar um esquema de como seria a melhor forma para milha ligação?
Atenciosamente,
Igor Moreira.

Offline Igor Moreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: Meu Primeiro Robot ( desviando de obstáculos)
« Responder #17 em: 15 de Dezembro de 2011, 16:55 »
Realmente vi que tinha uma ligação trocada na imagem, inverti a polaridade das 4 pilhas, quando fui ligar aos servo-motores:
Foi falta de atenção msm.

Offline Igor Moreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: Meu Primeiro Robot ( desviando de obstáculos)
« Responder #18 em: 15 de Dezembro de 2011, 17:45 »
Pessoal, diante das minha dúvidas, decidi desenhar 3 esquemas do que eu pude imaginar que vocês estavam tentando me passar, sobre a questão do fornecimento de alimentação para o arduino e o servo-motores:

1- Caso 
Nessa caso, eu conectei as 4 pilhas na breadboard e depois fiz uma ligação direta para o arduino e para os motores: só que nessa caso tem um pequeno problema, e tensão que as pilhas fornecem são da ordem de 4,8 v o que dá para os motores, mas não dá para o funcionamento do arduino:




2- Caso
Esse caso fiz só por analise mais acho que tá errado quando ligo, tando o pino gnd quanto o pino vin as quatro pilhas, além de fornecer uma tensão externa para o arduino.
[

3-Caso
Nesse último caso, alimentei o arduino com uma bateria de 9 v, e alimentei os motores com 4 pilhas que junta fornecem 4,8 v o necessário para o funcionamento dos motores, e por mais liguei o gnd do arduino a breadboard com indicado por vocês.


4- Caso
Esse fiz por minha imaginação.
Pensei da seguinte forma: como quero um alimentação independente tanto para o arduino quanto para os servo-motores, decidi por realizar o seguinte esquema. Nesse caso o arduino vai somente enviar os pulsos para os motores , sendo isso feito pela ligação dos motores aos pinos 10 e 11.


------>>>>>>
Amigos, gostaria que vocês pudessem me ajudar nessa jornada de iniciação a robótica: Caso algum desse esquemas estejam certos indique qual , se todos estiverem errado me ajudem a realizar um esquema correto:
Atenciosamente,
Igor Moreira.



 

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Meu Primeiro Robot ( desviando de obstáculos)
« Responder #19 em: 15 de Dezembro de 2011, 18:21 »
Eu não sou a melhor pessoa para te responder, porque se vires uns post a trás da para perceber lolol agora a minha opinião seria optar pelo caso 3, porque assim tens uma alimentação para o arduino independente dos motores, o caso 1 também pode ser apesar da alimentação ser comum, já o caso 4 estas na mesma, como no inicio, pode ser mas tens de ligar o negativo das 4 pilhas ao Gnd do arduino.

Abraços e espero não estar a dizer barbaridade visto que cada vez percebo menos lol, caso contrario espero ter ajudado  ;)
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline RLFuse

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 52
  • Prática leva à perfeição
    • Codename: Stuart Little
Re: Meu Primeiro Robot ( desviando de obstáculos)
« Responder #20 em: 15 de Dezembro de 2011, 18:32 »
Não podes alimentar o arduino com essas pilhas, pq no minimo o Vin tem de ser 6v, preferencialmente 7v, até um máximo de 12v. Como já foi dito tens de partilhar a massa entre o arduino e os servos, para poderes utilizar o sinal PWM (terminal negativo da bateria - GND) ...Logo o unico caso que podes utilizar é o 3º..

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Meu Primeiro Robot ( desviando de obstáculos)
« Responder #21 em: 15 de Dezembro de 2011, 18:34 »
a unica coisa que te digo é que a quarta hipótese não funciona pois tens que ter o ground em comum e a primeira nao é la muito aconcelhavel
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Igor Moreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: Meu Primeiro Robot ( desviando de obstáculos)
« Responder #22 em: 15 de Dezembro de 2011, 18:36 »
Obrigado  a todos que estão contribuindo para meu projetos:
Só para mais informação, porque se deve ligar o negativo das 4 pilhas ao gnd do arduino?
Pessoal, então pelo que disseram posso usar o esquema (3) sem problemas?

Atenciosamente,
Igor Moreira.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2011, 18:40 por Igor Moreira »

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Meu Primeiro Robot ( desviando de obstáculos)
« Responder #23 em: 15 de Dezembro de 2011, 18:54 »
Bem, foi como disse que eu não sou a melhor pessoa para explicar, porque depois de ter percebido que estava a fazer como tu e confiante que estava a fazer bem e na verdade era errado, percebi que afina não percebo lolol, ate fiquei um pouco desiludido comigo próprio. Se te estas a guiar pelo que disse pode estar errado.

Agora o ponto que o RLFuse fala a que ter em conta, esqueci-me desse pormenor, era por isso que eu com 8 pilhas ligava ao Vin e Gnd. Na questão do o porque de ligar o Gnd, isto tem de ser feito para evitar que as coisas funcionem mal ou simplesmente não funcione, neste caso como usas 2 baterias ( no teu caso: as 4 pilhas + a de 9V ) tens de partilhar os Gnd entre as pilhas e o arduino, e eu vou fazer o mesmo no meu projecto para ver se revolve o meu problema, dividir a alimentação 4 pilhas AA para o arduino e outras 4 AA para os servos\motores.

Espero ter sido claro.

Abraços.   
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2011, 18:56 por kilobyte »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline joao rexinho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 183
  • http://sites.google.com/site/roboticaelectronica/
Re: Meu Primeiro Robot ( desviando de obstáculos)
« Responder #24 em: 15 de Dezembro de 2011, 19:09 »
o 3º caso sei que funciona bem, eu próprio já o testei, quanto ao primeiro se estiveres a fornecer 5V ao arduino não vejo nenhum problema ;)
http://sites.google.com/site/roboticaelectronica/home
Estudante de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações em Aveiro

Offline Igor Moreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: Meu Primeiro Robot ( desviando de obstáculos)
« Responder #25 em: 15 de Dezembro de 2011, 19:15 »
Agradeço a vocês por estarem me ajudando.
Kilobyte, não sei se estou certo, mas se você alimentar o ser arduino com menos de 7v seus pino de saída podem se tornar instáveis e prejudicar o envio de pusso para os motores e etá mesmos a leituras de sensores, segundo o que eu li em alguns tópicos e no próprio  site fabricante do arduino uno.
 No caso de você utilizar 4 pilhas AA acho que a tensão nominal seria um pouco baixo para que seu arduino funcionasse normalmente.

Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Igor Moreira.

Offline RLFuse

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 52
  • Prática leva à perfeição
    • Codename: Stuart Little
Re: Meu Primeiro Robot ( desviando de obstáculos)
« Responder #26 em: 15 de Dezembro de 2011, 19:17 »
Kilobyte..para alimentar o arduino eu usaria mais do que 4 pilhas já que 4*1,5 = 6v, que é o mínimo que podes utilizar para o conversor DC-DC do arduino..(eu uso um suporte de 6 pilhas que chega perfeitamente)..quanto para os servos, as 4 pilhas chegam perfeitamente..a 1ª não convém utilizar devido ao ruído que os servos introduzem na alimentação..como já aqui foi dito..além do que fornecer apenas 5V na entrada Vin não chega (minimo 6v, segundo http://arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardUno)..

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Meu Primeiro Robot ( desviando de obstáculos)
« Responder #27 em: 15 de Dezembro de 2011, 19:49 »
Ok obrigado RLFuse, suporte para 6 não tenho, depois adquiro, mas o de 8 também serve para agora ou não? ligando no Vin e Gnd ou no jack, eu tenho aqui outro de 4 e meto para os servos, assim também pode ser? ou já é demais.

vamos la a ver mas é se já não tenho o arduino todo marrado devido as ligações que fiz

Igor Moreira, desculpa ter me intrometido no teu post mas assim ficamos os dois esclarecidos ( dois coelhos numa cajadada só  ;D ;D ;D)

Abraços.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline RLFuse

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 52
  • Prática leva à perfeição
    • Codename: Stuart Little
Re: Meu Primeiro Robot ( desviando de obstáculos)
« Responder #28 em: 15 de Dezembro de 2011, 23:28 »
O suporte de 8 dá cerca de 12v (mais ou menos quando estão carregadas) logo dá perfeitamente..irá aquecer um bocado o conversor DC-DC do arduino, mas ainda é aceitavel..(está no limite máximo recomendado)..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Meu Primeiro Robot ( desviando de obstáculos)
« Responder #29 em: 16 de Dezembro de 2011, 00:14 »
É um regulador linear, se fosse um conversor DC-DC não aquecia, e teria inductores e condensadores.
Avr fanboy