collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico  (Lida 17685 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #30 em: 06 de Janeiro de 2017, 09:40 »
Uma tico-tico nesta configuração funciona bem, mas, atenção, que as placas são duras de roer e as laminas de serra vão-se abaixo. Há que se usar lâminas de aço rápido (HSS) e o passo dos dentes tem que se inferior à espessura da placa. Os dentes das lâminas devem estar ordenados em zigue-zague. Qualquer um destes é bom:



Uma pequena serra circular, preferencialmente montada numa mesa, também corta bem mas é mais radical e perigoso.

Há quem use uma guilhotina:



Em qualquer caso, cuidado com os dedos e os olhos.

SC

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #31 em: 06 de Janeiro de 2017, 10:06 »
Bem, ja agora mais uma duvida.
Para cortar placas de fibra de vidro (PCB tipo FR04), que tipo de instrumento eu devo usar?
discos de diamante com uma mini-drill ou entao guilhotina (própria)
Eu quero para CNC.
Para cortar e fazer os furos dos componentes na cnc

Para furar brocas.
Para cortar fresas ou cortador em V para fazer sulcos para depois "partir".
Há ferramentas próprias para PCB mais adequadas a aguentar a abrasão da fibra de vidro. É fácil de encontrar se procurares nos suspeitos do costume.
Em qualquer um dos casos queres um spindle rápido (dezenas de krpm).

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #32 em: 06 de Janeiro de 2017, 13:07 »
Serra cabo, pretendo fazer cortes redondos e com formas portanto essa não será a melhor opção para mim.
Da pretender fazer em CNC

Bem, ja agora mais uma duvida.
Para cortar placas de fibra de vidro (PCB tipo FR04), que tipo de instrumento eu devo usar?
discos de diamante com uma mini-drill ou entao guilhotina (própria)
Eu quero para CNC.
Para cortar e fazer os furos dos componentes na cnc

Para furar brocas.
Para cortar fresas ou cortador em V para fazer sulcos para depois "partir".
Há ferramentas próprias para PCB mais adequadas a aguentar a abrasão da fibra de vidro. É fácil de encontrar se procurares nos suspeitos do costume.
Em qualquer um dos casos queres um spindle rápido (dezenas de krpm).

Obrigado pela resposta.
A minha questão prendesse com varia pessoas que me dizem que é preciso uma CNC melhor e umas tools XPTO para cortar material fibroso. Pois as fibras vão preenchendo o interior das brocas.
Daí querer perceber e mandar vir meia dúzia do ebay para experimentar.

Qual destas será o mais indicado?



Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #33 em: 06 de Janeiro de 2017, 14:25 »
Um dia abro uma escola para ensinar a usar o google, vou ficar milionário!

Dessas não metia nenhuma a cortar PCBs.

"PCB end mill":
http://www.ebay.com/sch/i.html?_sacat=0&_nkw=pcb+end+mill&_frs=1
Nunca usei desse tipo, mas são populares e tens às pazadas no ebay e ali. Sendo chinesas a qualidade pode ser duvidosa, mas pelo preço não há do que se queixar.

A maior parte das fresas que uso são desta loja no ebay: http://stores.ebay.com/CARBIDE-PLUS . Às vezes tem uns kits de fresas usadas que mesmo assim dão um bailinho às chinesas novas de geometria igual. Os portes é que é mais chato (vêm dos EUA).

Não é preciso nada XPTO, os esforços para cortar PCBs são reduzidos. O que precisas é de um spindle rápido (recomendado dezenas de milhar de rpm), e se for para cortar muita coisa tens de ter um sistema para conter o pó/lixo gerado, respirar resinas e fibra de vidro não é lá muito bom para a saúde.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #34 em: 06 de Janeiro de 2017, 17:03 »
Eu perguntei precisamente por ter perguntado a um professor meu que tem uma CNC. E ele disse me que essas não servem para fibra de vidro :/ só para placas que não tenham substrato fibroso

Tendo em conta o que ele me disse antes de vir cá obviamente que fui ao Google, o que encontrei foi precisamente essas para "End milling pcb" e que já me disseram que não funciona...

Mas de qualquer forma, vou comprar e ver se funciona!


Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Vídeos sobre ferramenta e montagem de uma mesa para serrar com uma tico-tico
« Responder #35 em: 06 de Janeiro de 2017, 20:02 »
Eu não tinha percebido que era para fazer contes em contorno preciso. Mas o Araújo explicou muito bem.

Para que haja contorno (corte lateral) há ainda duas coisas importantes a saber-se:

1 - É preciso usar ferramentas (fresas e não brocas) em carboneto de tungsténio (carbide) porque a fibra é um material algo abrasivo. (As brocas só cortam axialmente, as fresas em princípio axial e radialmente)

2 - Aliada à alta velocidade necessária é ainda importante que haja cuidado com um fenómeno chamado "rubbing" (esfregamento?).

O esfregamento dá-se quando a lâmina (neste caso da fresa) não penetra o material por falta de agressividade ao avanço.

Toda a ferramenta de corte tem, no gume, determinado raio de gume (os gumes não têm uma aresta perfeita mas antes um arredondado extremamente fino a que chamamos o gume da lâmina). Chama-se a isso o raio (ou diâmetro) do gume.

Se a lâmina não for forçada (pelo avanço com que a obrigamos a penetrar no material) a, algo mais que o tal raio mínimo de penetração, a lâmina não penetra, esfrega-se (atrito) contra a parede do material a cortar e desgasta-se rapidamente.

É necessário que o avanço (carga aplicada à(s) lâmina(s)) seja calculado de forma a que elas cortem mesmo em vez de irem cortando/esfregando. Os fabricantes de fresas dão indicações.

Se a penetração for excessiva, a fresa parte-se.

É bem provável que não seja possível cortar-se o impresso de uma só vez a não ser com fresas algo largas. Se forem finas será necessário fazer mais que uma passagem progressivamente a maior profundidade.

Abraço
SC