collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Electroválvula hidráulica de alta pressão  (Lida 9737 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Electroválvula hidráulica de alta pressão
« em: 21 de Abril de 2015, 13:45 »
Boas.
Ando a pesquisar, sem sucesso, por válvulas para usar em líquidos de alta pressão armazenados em garrafas.

Líquidos como Elio, oxigênio, CO2 etc...
Será que alguém reconhecimento de marcas que vendam este tipo de electroválvulas?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Electroválvula hidráulica de alta pressão
« Responder #1 em: 21 de Abril de 2015, 13:57 »
*Hélio  ::)
E desconfio que sejam mais gases que liquidos.

O que é alta pressão?
5 bars, 10, 100, 1000?
Convem saber um pouco sobre o assunto, mas existem milhentas marcas disso, até 12 bars encontras disso em qualquer farmácia.
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Electroválvula hidráulica de alta pressão
« Responder #2 em: 21 de Abril de 2015, 15:22 »
É mesmo liquido, alias o que é exigido para que o sistema funcione é uma garrafa com "liquid with a dip pipe", logo o gás é dispensado e é para usar mais com Oxigenio e CO2. Mas não vejo o problema do hélio (ou então estou a ser inocente de mais).

Pressões/caudais, esse é o meu real problema dai querer saber se conhecem alguma marca para depois eu escolher a minha válvula quando conseguir perceber com que tipo de pressões estou a lidar.

Tendo em conta o que pesquisei, a mangueira recomendada para um sistema destes tem as seguintes características:
Internal inch: 3/16''



Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Electroválvula hidráulica de alta pressão
« Responder #3 em: 21 de Abril de 2015, 16:09 »
Líquidos como Elio, oxigênio, CO2 etc...
O problema do Hélio é que não tinha H :D

Esses gases tem propriedades muito diferentes. Consegues manter CO2 liquido a temperatura ambiente com pressões "razoáveis" (CO2 Vapor Pressure).
Helio e Oxigénio só a temperaturas criogénicas (He e O2)

Se vais trabalhar com eles no estado liquido, tens de encontrar válvulas que trabalhem a temperaturas MUITO baixas: espero que tenhas um orçamento jeitoso ;)

O Hélio é um gás caro e que começa a escassear.

O Oxigénio é extremamente reativo.

O CO2 tem de se ter cuidado com a ventilação (é mais denso que o ar).

Em qualquer dos casos, avança com cuidado.







Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Electroválvula hidráulica de alta pressão
« Responder #4 em: 21 de Abril de 2015, 17:18 »
Se estou a ver bem a utilidade que tu pretendes podias simplesmente automatizar válvulas manuais com servo motores, e caso queiras só pequenas quantidades penso que podias usar um sistemas de dois estágios, ou seja, carregas um deposito auxiliar com uma válvula ligada á botija, que enche o mesmo, que fechas antes de abrir a válvula de escape.
Imagino que seja para fazer aqueles efeitos giros nos concertos.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Electroválvula hidráulica de alta pressão
« Responder #5 em: 21 de Abril de 2015, 19:27 »
Maldito corrector automatico, mudou para Élio porque tenho um como contacto :@

O uso a dar a isto como disse, é para Oxigenio (esporádico), e CO2 (o caso que estou interessado a investigar), para extinção de incêndios locais.

A temperatura do CO2 é de -78ºC
Ainda não consegui perceber é a pressão com que o mesmo é expelido.
So para verem, já li em locais que é a [34, 89, 92,140 e 200]bar… logo não sei que raio de válvula irei escolher, mas sobre tudo não faço a mínima ideia que fabricantes ver.

dvd não dá a ligação tem que ser directa, para aproveitar as duas componentes de combate ao fogo. Quimicamente e fisicamente (pelo choque do embate nas chamas)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Electroválvula hidráulica de alta pressão
« Responder #6 em: 21 de Abril de 2015, 19:52 »
Care to explain just a tiny bit more?

É que isto de jogar ás 40 perguntas nem sempre tem piada...

Tal como te disse inicialmente, se nem tu sabes que pressões vais usar como é que alguem te poderá ajudar?
Avr fanboy

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Electroválvula hidráulica de alta pressão
« Responder #7 em: 21 de Abril de 2015, 20:04 »
Existem sistemas automáticos de extinção por co2, portanto será perfeitamente executável, se planeias fazer por inundação do espaço (o usual num sistema automático de extinção) tens de ter em conta que ao abrires a válvula a pressão (penso que seja na ordem dos 200-300 bar) vai cair imediatamente à saída da válvula para a pressão atmosférica e os resultados serão tubagem congelada e cargas electro-estáticas elevadas.

Quanto à parte da extinção esta ocorre por eliminação de um ou mais elementos do tetraedro do fogo, com co2 só consegue atuar sobre o comburente e a temperatura, portanto ou inundas o espaço e eliminas o comburente da equação ou baixas a temperatura o suficiente, para baixares a temperatura ou é um espaço muito pequeno mesmo ou então a quantidade de co2 necessária seria descomunal. Nunca penses em dirigir qualquer substância sobre alta pressão directamente para o fogo, é um erro enorme muito mais num sistema automático, é executável mas mesmo de forma manual com um bombeiro muito bem treinado e experiente é complicado.
Atenção também que um sistema de extinção automática por co2 só pode ser usado em salas onde não existam pessoas.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Electroválvula hidráulica de alta pressão
« Responder #8 em: 21 de Abril de 2015, 22:11 »
(penso que seja na ordem dos 200-300 bar)
Abençoo quem me verificar estes valores.
Estou à espera da resposta de uma amiga que anda a estudar eng química, ela disse que ia ver.

a pressão (penso que seja na ordem dos 200-300 bar) vai cair imediatamente à saída da válvula para a pressão atmosférica
Não é problema a válvula vai estar mesmo no termino do cone que vai direccionar o CO2 para o sitio respectivo.


Quanto à parte da extinção isso não é problema para mim, so tenho de arranjar o sistema eléctrico, onde e como o sistema vai ser instalado não é comigo, mas sim com um dos técnicos de segurança lá do edificio (PS: penso que o sistema é para conter os estragos por um tempo)

Care to explain just a tiny bit more?

É que isto de jogar ás 40 perguntas nem sempre tem piada...

Tal como te disse inicialmente, se nem tu sabes que pressões vais usar como é que alguem te poderá ajudar?
senso, eu sei que sim, e deves conhecer o meu tipo de duvidas tento sempre contextualizar.
Mas neste caso é como te digo, as válvulas normais são para agua(liquido), gás(gasoso a 36 mbar)...
neste caso estamos a falar de altas pressões como 100 bares para ai...
Ou seja poucas marcas devem vender válvulas hidráulicas (para fluidos) com estas pressões.
Talvez válvulas usadas nas maquinas de construção civil, por exemplo.
A minha questão é das marcas que pesquisei nenhuma tem nada disto (Festo, SMC, Norgren, Parker, Schmalz), vocês conhecem alguma?

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Electroválvula hidráulica de alta pressão
« Responder #9 em: 21 de Abril de 2015, 22:27 »
Sorry double post

Encontrei esta tabela.
Tento em conta a nossa temperatura media 23ºC dá 73,4F logo pela tabela a garrafa tem uma pressão de uns 890 PSI de 100% a 30% da sua capacidade.
Estou certo na analise?

Isto dá 58.61 bar de pressão


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Electroválvula hidráulica de alta pressão
« Responder #11 em: 21 de Abril de 2015, 22:38 »
Pega num extintor de co2 (também conhecido como de neve carbónica) e vê se tem valores no manómetro, se n tiver vê as marcas puncionadas no topo da garrafa, a pressão indicada é a da prova hidráulica e é 150% a pressão de funcionamento.
Aconselho cautela ao desenvolver esse sistema, em teoria se desenvolves a parte eléctrica deves acautelar algumas situações, por exemplo sensor de movimento na sala encravado com o disparo do sistema para garantir sala vazia aquando da descarga do co2

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Electroválvula hidráulica de alta pressão
« Responder #12 em: 21 de Abril de 2015, 22:43 »
Há válvulas creio que específicas para sistemas de extinção de incêndios. Já as vi em edifícios técnicos onde há sistemas de extinção automáticos.
Mas também as vi ligadas a pelo menos 3 botijas de gás em paralelo, p'rai com 60 cm de diâmetro e pelo menos 1,5m de altura, ligadas à sala a proteger por tubo de umas 3 polegadas. (Medidas a olho, não percebo nada dessa parte).
Uma garrafa pequena com tubos "finos" arrefece muito rápido e perde o caudal num instante.

Deste género:

Edit:
Parece-me que são sistemas especializados, desenhados por empresas específicas do sector (por exemplo: http://www.tyco.com/solutions/fire-suppression )
Não me parece uma área para "brincar". Eu nunca seria capaz de me responsabilizar por um sistema desses feito de forma amadora. Se correr mal, pode ser mesmo muito mal, envolvendo segurança de pessoas e bens.

Ou então estou a entender muito mal o que pretendes...

« Última modificação: 21 de Abril de 2015, 22:55 por jm_araujo »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Electroválvula hidráulica de alta pressão
« Responder #13 em: 21 de Abril de 2015, 23:21 »
Só tens a queda de pressão depois da valvula, logo só tens mudança de fase após a valvula, logo tens muita capacidade de remoção de calor na valvula, esteja a valvula em cima da botija ou a 3km de distância da mesma.

Tal e qual um sistema de refrigeração por mudança de fase, o tubo capilar ainda tens uns metros valentes, mas é quanto passas a ter mais diametro(pode ser via valvula ou á bruta, conforme o tamanho do evaporador, utilização da coisa, conheço os sistemas, mas em extremos diferentes, de um lado, refrigeradores de dezenas de kW, do outro, extreme overclocking gizmos).

Ou seja, e para resumir mais um devaneio mental, não interessa onde tens a valvula..

E continua tudo ás escuras do que queres fazer..
Avr fanboy