collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: linearização resposta de ldr  (Lida 4140 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline paulito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
linearização resposta de ldr
« em: 11 de Março de 2016, 19:02 »
boa tarde, há muito que estou registado neste forum e vou acompanhando. tenho participado muito pouco porque não tenho feito grande coisa a disponibilidade não dá.

isto de voltar aos bancos da escola depois de velho não é nada facil.

por isso venho aqui pedir ajuda.

o problema é o seguinte. para um trabalho da escola tenho de desenvolver um circuito para manter  o nível de iluminação de um espaço constante para isso tenho de utilizar quatro ldr, e com o sinal de cada uma obter uma média ponderada, condicionar o sinal e filtrar, para aplicar a um controlador pid, gerador de pwm e interface de potencia.

neste momento estou a pegar na parte das ldr, tenho de linearizar a tensão que vou obter. pensei em colocar uma resistência em paralelo para melhorar a linearidade, mas o professor diz que quer mais. fiz algumas pesquisas, e deparei-me com o amplificador logarítmico, mas parece-me dificil de fazer com que tudo corra bem, em breadbord..... pior. o professor diz que posso ir por ai mas não aconselhava.... ele deu umas dicasde um amplificador inversor, mas eu não percebi nem estou a ver como.

o meu pedido de ajuda é se alguém me pode dar uma dicas de como fazer a referida linearização de uma forma eficaz e simples e que não me traga problemas de implantação :)

desde já obrigado pela atenção dispensada e pelas ajudas.



Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: linearização resposta de ldr
« Responder #1 em: 11 de Março de 2016, 19:57 »
Nao percebendo de electronica, penso que nao tens melhor alternativa do que ter de usar um OPAMP e arranjar um circuito que o linearize.

Como nao percebo de electronica, o que faria era acondicionar o sinal para uma ADC (eg com um microcontrolador) e linearizar por software. Mas nao sei se esta dentro do ambito porque parece q so estas a referir-te ah parte analogica.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: linearização resposta de ldr
« Responder #2 em: 11 de Março de 2016, 20:32 »
Se tens um micro, faz em software, basicamente usas uma lâmpada e varias intensidade/distância da lâmpada para teres valores de 0 a máximo do teu adc, envias isso por serial, até podes fazer uns gráficos com Excel todos bonitos, invertes o gráfico/aproximas com uma fórmula e enfias no micro, fazes para os 4 e siga.
Avr fanboy

Offline paulito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: linearização resposta de ldr
« Responder #3 em: 11 de Março de 2016, 20:58 »
obrigado pelas respostas, mas tem mesmo de se feito com electrónica discreta ;)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: linearização resposta de ldr
« Responder #4 em: 11 de Março de 2016, 21:54 »
Diria que tens de fazer praticamente tudo igual, usa um multimetro ou osciloscópio ou adc de um micro e caracteriza a curva do LDR, sem isso não sabes o que estás a tentar corrigir.
Depois, é simular, com LTSpice e tentar corrigir, sempre é mais fácil/rápido que andar a mudar componentes numa breadboard.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: linearização resposta de ldr
« Responder #5 em: 11 de Março de 2016, 22:19 »
A mim parece-me que deve haver alguma confusão sobre o significado do termo "linearização".

Podes elaborar sobre o que o professor pretende exatamente com essa linearização?

Não será antes que pretende que a tensão à saída do LDR varie entre 0V para completamente escuro e 5V para quando está virado ao Sol, ou seja, uma alteração da gama dinâmica dos mesmos?

Offline paulito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: linearização resposta de ldr
« Responder #6 em: 12 de Março de 2016, 12:15 »
essa parte de condicionamento de sinal também terá de ser feita, mas não é o que me está a atrapalhar.....

a resistência da ldr varia de uma forma inversamente exponencial com a luz. e o que o professor pretende é que nós consigamos ter uma tensão aproximadamente linear.

ou seja 1/4 de luminosidade, 1/4 de tensão, 1/2 de luminosidade 1/2 de tensão..... e assim sucessivamente. não sei se me faço entender.

o professor deu a entender que nós tínhamos uma forma simples e aproximada de o fazer e deixou umas dicas, que passavam por um amplificador inversor e considerar a variação 1/r e pela relação entre as resistências do amplificador.... mas não concretizou, e eu não percebi  como resolver...

a minha pergunta vai no sentido de se alguém passou pelo mesmo e como resolveu...
é que não me estava a apetecer muito ir para amplificadores logarítmicos.... penso que vou complicar a minha vida.

obrigado a todos :)

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: linearização resposta de ldr
« Responder #7 em: 12 de Março de 2016, 12:34 »
Acho que ele quer que uses uma resistencia em serie:

http://www.designworldonline.com/designing-with-thermistors/#_



Citar
By simply adding one resistor in series with the thermistor, the output voltage vs. temperature curve can be linearized. When resistance vs. temperature linearization is desired, the resistor should be connected in parallel with the thermistor.

Neste exemplo eh para uma NTC, mas o comportamento sera identico.

http://www.edn.com/design/sensors/4429105/Linearize-thermistors-with-new-formula
http://mathscinotes.com/2011/07/thermistor-mathematics/

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: linearização resposta de ldr
« Responder #8 em: 13 de Março de 2016, 20:00 »
Receita:

Ponte de wheatstone e um ampop.