collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por jm_araujo
[Ontem às 18:12]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Projecto Freza CNC - Arduino  (Lida 234306 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #90 em: 18 de Março de 2012, 23:46 »
Tenho uma duvida senso, queres mesmo dizer cromados ou cromo-vanádio ,é que a experiência que tenho com materiais cromados é que sobre pressão o cromado tem tendência a descolar.

Sim exactamente, tem que ser cromo-vanádio ou cromo-niquel se não me engano...

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #91 em: 19 de Março de 2012, 16:30 »
Tenho uma duvida senso, queres mesmo dizer cromados ou cromo-vanádio ,é que a experiência que tenho com materiais cromados é que sobre pressão o cromado tem tendência a descolar.

Pressão localizada/pontual sim, em caso de cromagens comerciais baratas acabas por deslaminar o cobre do metal que foi cromado, numa boa cromagem muito dificilmente fazes isso, e para além disso rolamentos lineares não aplicam pressão pontual no veio, mas sim uma pressão relativamente uniforme em toda a sua área de contacto.

O cromado como deves saber são vários banhos, a peça é lavada e leva um banho ácido para deixar a superficie mesmo limpinha, depois é depositada uma camada de cobre, depois leva vanádio, niquel ou outro metal, e por fim leva crómio, é claro que pode levar mais banhos, e a espessura de cada banho depende de várias coisas, mas numa boa cromagem é dificil arrancar o cromado outra limitação é que cromar chapas finas sujeitas a torção/flexão o cromado acaba por criar bolhas que é onde existem zonas deslaminadas, que vão acabar por se arrancar.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #92 em: 19 de Março de 2012, 17:29 »
Isto em Évora é uma tristeza para os arranjar veios... Pelo menos eu nao conheço.
Quando for a Leiria, ver se dou la uma volta, que empresas do sector nao devem faltar.

Ver se tambem descubro uma loja barata com parafusos Allen Head, que eu tanto gosto :P


Tiver a ver dremmel e vou comprar esta na sonigate por 10 euritos.
http://www.velleman.eu/products/view/?id=370448

12000 rpm devem servir na boa para freza pcb's e madeira...
Acham que tambem serve para nylon e pvc?
Para aluminio é que nao deve dar. Deve ficar com um grande esforço. A nao ser que seja com uma velocidade de deslocamento muito baixa :P digo eu...

Abraços pessoal e obrigado pela ajuda.
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #93 em: 19 de Março de 2012, 17:33 »
podes dizer a referencia das samples da austriamicrosystem que mandaste vir?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #94 em: 19 de Março de 2012, 17:35 »
Compra um einhell, que é cópia de dremel e tem 180w, e custa-te 30/40€, tenho um á 4 anos se bem me recordo e não faz outra coisa na vida dele se não roer aluminio e ferro de motores e cilindros, e continua 5 estrelas.

É melhor pedires parafusos com cabeça sextavada interior, és capaz de encontrar mais facilmente assim...
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #95 em: 19 de Março de 2012, 18:17 »
Isto em Évora é uma tristeza para os arranjar veios... Pelo menos eu nao conheço.
Quando for a Leiria, ver se dou la uma volta, que empresas do sector nao devem faltar.

Ver se tambem descubro uma loja barata com parafusos Allen Head, que eu tanto gosto :P


Tiver a ver dremmel e vou comprar esta na sonigate por 10 euritos.
http://www.velleman.eu/products/view/?id=370448

12000 rpm devem servir na boa para freza pcb's e madeira...
Acham que tambem serve para nylon e pvc?
Para aluminio é que nao deve dar. Deve ficar com um grande esforço. A nao ser que seja com uma velocidade de deslocamento muito baixa :P digo eu...

Abraços pessoal e obrigado pela ajuda.


boas,


eu tenho um desses e ele serve perfeitamente para furar pcbs e outras coisas, agora se usar um disco de corte nas pcb e abusar um pouco ele ja começa a esforçar um pouco, em nylon é capaz de empapar

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #96 em: 19 de Março de 2012, 18:48 »
metro foram estes:

http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/EasyPoint-Joystick-Encoder/EasyPoint-Joystick-Modules/N35P112

http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/Rotary-Encoders/AS5030

http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/Magnets3/AS5000-MA6H-1

Tens encoders melhores e com mais resolução, la no site...


Bem se calhar entao vai mesmo ser uma einhell. Por mais 20 ou 30€ fico com um equipamento muito melhor. E posso frezar aluminio :D

Abraços pessoal

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #97 em: 19 de Março de 2012, 19:14 »
metro foram estes:

http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/EasyPoint-Joystick-Encoder/EasyPoint-Joystick-Modules/N35P112

http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/Rotary-Encoders/AS5030

http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/Magnets3/AS5000-MA6H-1

Tens encoders melhores e com mais resolução, la no site...


Bem se calhar entao vai mesmo ser uma einhell. Por mais 20 ou 30€ fico com um equipamento muito melhor. E posso frezar aluminio :D

Abraços pessoal


pois para fresar na tem power suficiente

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #98 em: 19 de Março de 2012, 19:25 »
E fico muito mais bem servido...



35000 rpm, 135w por 40€

Ja esqueci a outra :P
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #99 em: 19 de Março de 2012, 19:38 »
E fico muito mais bem servido...



35000 rpm, 135w por 40€

Ja esqueci a outra :P


também comprei um a uns tempos no bricomarche por 55€ e um mote de acessórios com caixa igual a essa, só a maquina é que era diferente

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #100 em: 20 de Março de 2012, 12:23 »
Bem consegui encontrar uma empresa que me apoiasse no meu projecto, nomeadamente em relação aos veios e fusos :D

So que o problema é que os veios sao em aço mas nao fazem cromagem, so maquinam. A cromagem ha-de ser algo caro, ne?

Mas ja perguntei como seria se os veios fossem feitos em inox...

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline gongas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #101 em: 20 de Março de 2012, 22:27 »
estive agora no instructables e gostei deste: http://www.instructables.com/id/Building-a-drawer-slide-CNC-machine-for-under-200/
Sera que e possivel de realizar com 200€?

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #102 em: 20 de Março de 2012, 22:30 »
Bem consegui encontrar uma empresa que me apoiasse no meu projecto, nomeadamente em relação aos veios e fusos :D

So que o problema é que os veios sao em aço mas nao fazem cromagem, so maquinam. A cromagem ha-de ser algo caro, ne?

Mas ja perguntei como seria se os veios fossem feitos em inox...


cromagem pelo que sei e cara mas se enviares em quantidade, o preço fica mais em conta

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #103 em: 20 de Março de 2012, 22:35 »
Eu não acho o cromado importante, se o material for de aço temperado a cromagem vai proteger da corrosão, mas se manteres sempre lubrificado não terás problemas.
Alfredo Garcia

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #104 em: 20 de Março de 2012, 22:42 »
Eu não acho o cromado importante, se o material for de aço temperado a cromagem vai proteger da corrosão, mas se manteres sempre lubrificado não terás problemas.




pois isso e verdade mas já agora porque cromagem e não zincagem? não fica o tal espelhado mas já protege para o que queres