collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Calcular resistencia gate e pull down - MOSFET  (Lida 7171 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Calcular resistencia gate e pull down - MOSFET
« em: 22 de Dezembro de 2013, 13:23 »
Boas malta, tudo bem?
Neste momento estou aqui a trabalhar com uns mosfets e precisava de saber como funcionam os calculos da resistencia de pull down (N) ou pull up (P) .
Visto que se tiro o PINO do gate ele continua na mesma com o circuito de potencia aberto E nao pretendo isso.


Gostaria de saber mais quanto à resistência em serie que se insere no gate, pelo que ja me disseram aqui têm a haver com a elevada impedancia do gate, mas nao entendo muito disto.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2013, 17:49 por Kristey »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Calcular resistencia gate e pull down - MOSTEF
« Responder #1 em: 22 de Dezembro de 2013, 17:47 »
Sem saber mais requisitos, a resistência para manter o MOSFET (ficou mal escrito no título do tópico, corrige s.f.f.) basta que não afecte significativamente a acção de ligar o MOSFET, ou seja, tem que ser pelo menos uma ordem de grandeza maior que a resistência que meteres em série com a gate (ou com a soma dessa e da impedância de saída do circuito que está a atacar o FET) pois repara que ambas fazem um divisor de tensão (se fossem iguais já só tinhas metade da tensão de drive na gate do FET).

A resistência em série com a gate serve para controlar o tempo de comutação (ligar ou desligar), e depende da aplicação.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2013, 18:14 por Njay »

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Calcular resistencia gate e pull down - MOSFET
« Responder #2 em: 22 de Dezembro de 2013, 18:07 »
Eu estou a usar um mosfet para abrir um circuito que dará a ignição de um foguete (circuito basico, pois no final será um conjunto destes).
Como noutro projecto me disseram para inserir uma resistencia de 330ohm em serie, devido à impedancia do gate. Deduzi que aqui tambem fosse necessario.
Se me falas que a resistência em serie "serve para controlar o tempo de comutação (ligar ou desligar)", entao se não tiver resistência é mais rápido?

Nesse mesmo projecto inseri tambem uma resistencia de pull down de 27kohm. E neste caso eu preciso mesmo dela que será um pull up.
Mas nao queria meter la algo à sorte, pensei que terial algum metodo para calcular.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Calcular resistencia gate e pull down - MOSFET
« Responder #3 em: 22 de Dezembro de 2013, 18:21 »
Eu estou a usar um mosfet para abrir um circuito que dará a ignição de um foguete (circuito basico, pois no final será um conjunto destes).
Continua a ser uma descrição muito vaga :) . Que corrente, que tensão, que mosfet, o que é essa "ignição", o que é que está a atacar o MOSFET? Tudo isto influência nas decisões de design.

Citação de: Kristey
Como noutro projecto me disseram para inserir uma resistencia de 330ohm em serie, devido à impedancia do gate. Deduzi que aqui tambem fosse necessario.
Se me falas que a resistência em serie "serve para controlar o tempo de comutação (ligar ou desligar)", entao se não tiver resistência é mais rápido?
É. Só que isso trás "consequências". E comutar muito lento também trás, mas se é relevante ou não já depende da aplicação. Em geral a regra é usar o mais lento possível que sirva para a aplicação em causa.

Citação de: Kristey
Nesse mesmo projecto inseri tambem uma resistencia de pull down de 27kohm. E neste caso eu preciso mesmo dela que será um pull up.
Mas nao queria meter la algo à sorte, pensei que terial algum metodo para calcular.
Não há um valor critico, há um intervalo de valores que servem. À partida não vejo mal em usar 27K. Muito baixo (comparado com a tal resistência em série + a impedância de saída do driver) pode levar a tensão insuficiente na gate, ao passo que muito alto pode levar a dificuldades em manter o MOSFET desligado, a sensibilidade ao ruído eléctrico, ou demasiado tempo para desligar o MOSFET se estiver a ser atacado por um driver em colector aberto.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Calcular resistencia gate e pull down - MOSFET
« Responder #4 em: 22 de Dezembro de 2013, 18:58 »
Vou fazer uma breve descrição depois vou tentar fazer hoje a noite o esquema do circuito.

Isto é o seguinte:
- um modulo de controlo que tera, 6 toggles (um para cada foguete), e um botão de trigger. Neste modulo estara um ATMEGA a ler os toogles e o botão trigger. Este ultimo quando primido envia para o endereço X (que será selecionavel) a informação por i2c para o modulo:
- no modulo estará um PCF8574 alimentado a 5V VCC, este quando recebe a informação mapeia as portas.
Por exemplo o que tou a testar: mete P0 a 1 ligando assim o mosfet(N), este mosfet vai fechar um circuito de 12V a 0.5A.
Na pratica  terei de usar um mosfet P porque pelo design do PCF8574, assim que ele é alimentado, mete as saidas todas a 1, e isso significaria FOGUETES para todos ahahah, sendo assim vou usar mosfets tipo P que ligam quando eu baixar o 1 para 0, e assim fecham o circuito.

Conseguiste compreender?

A questao da velocidade que falas é um bocado relativo, nao faço a minima ideia de como testar essa velocidade de abertura do mosfet!