collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Rele para aquecedor  (Lida 7229 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Rele para aquecedor
« em: 17 de Janeiro de 2016, 21:45 »
Boas!
Ando a fazer uma brincadeira com um aquecedor (1500W), e preciso de um Rele para o ligar/desligar.
tendo eu em stock reles do ebay como os da imagem seguinte, ate que ponto posso confiar nos 10A que eles la marcam?
alguém já os utilizou com correntes generosas?

http://i.ebayimg.com/images/g/ayMAAOSwuMFUj8jc/s-l1600.jpg



Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Rele para aquecedor
« Responder #1 em: 17 de Janeiro de 2016, 22:27 »
Não sei se confiava muito, mas sendo uma carga resistiva ainda é capaz de se aguentar.
Se já vem com PCB, verifica que tenha umas pistas bem largas, e que as mesmas estejam bem afastadas do resto do circuito. Podes sempre reforçar a capacidade de corrente das mesmas raspando o silk screen e metendo uma boa dose de solda nas mesmas.

As cargas reativas (indutivas ou capacitivas) são piores para os contactos dos relés porque originam picos de tensão ou corrente que dão cabo deles mais rápido, podendo isolar ou colar (parece um contrassenso mas é mesmo assim).

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: Rele para aquecedor
« Responder #2 em: 17 de Janeiro de 2016, 22:39 »
não, só tenho mesmo o rele separado. vou aventurar-me a testar o bicho então.
meto  uma carga superior com uma fonte de 5V e ligo umas quantas vezes a ver ;D

aproveitando o tópico, uma caixa para montar o circuito tipo um "Smart Socket" alguém sabe?
estou prestes a comprar um temporizador de tomada para esventrar...

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Rele para aquecedor
« Responder #3 em: 18 de Janeiro de 2016, 00:10 »
A relé que colocaste aqui não suporta 10A de forma alguma.
Refere 10A a 28VDC mas a 30VDC só suporta 10A, caso sejam 250VAC fica limitado a 10A...

Simplesmente não confiava nela por estas descrições, pois estão completamente erradas, parecem os os chineses em que basta um manual para metade da loja, sim, porque foi a 1ª vez que vi recomendarem óculos de protecção para uma simples régua.

Se vais usar uma relé para uma resistência, é óbvio que terá de suportar maior corrente do que a vais usar, isso é regra para tudo, além de uma resistência ter um valor muito inferior a frio, por isso menos de 16A não recomendaria.

ps: as relés dos microondas têm os terminais de contacto em cima, seria o ideal para a aplicação, garantias o isolamento da baixa tensão, suporta grandes correntes (grill e micro), ausência de pistas.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2016, 00:21 por dropes »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Rele para aquecedor
« Responder #4 em: 18 de Janeiro de 2016, 09:13 »
A capacidade de um relé em DC é sempre inferior do que em AC, porque DC provoca-te muito mais erosão nos contactos e como não tem passagem por zero(é DC dah), se criar um arco, dificilmente se extingue por ele..
Dado o preço de um SSR(triac e opto num package), acho que preferia um SSR de 3-5€ da Mouser, tenho aqui um de 50A que nem 10€ custou.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Rele para aquecedor
« Responder #5 em: 18 de Janeiro de 2016, 13:08 »
se criar um arco, dificilmente se extingue por ele..
Correcto, os arcos são mais frequentes em cargas indutivas, que não é bem o caso.
Estes arcos voltaicos podem ser atenuados colocando um condensador paralelo aos terminais de contacto, aumentando a vida da relé.
Tudo o que é mecânico tem desgaste, se for de uso frequente também sou a favor de uma SSR.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Rele para aquecedor
« Responder #6 em: 18 de Janeiro de 2016, 14:06 »
Nem que seja uma carga resistiva, se for nos limiares da capacidade do relé vais ter arcos.
O condensador tecnicamente devia ser uma malha RC, tipicamente chamada de snubber.
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Rele para aquecedor
« Responder #7 em: 18 de Janeiro de 2016, 19:09 »
A malta da electrónica chama relés a tudo o que faz aquilo que um relé faz. Acontece que no campo da electricidade, a um relé um pouco maior se chama contactor.

Há contactores para 10A mais baratos que relés para 2A. É uma coisa assim:

http://static.rapidonline.com/catalogueimages/Module/M521378P01WL.jpg

Há coisas deste tipo com bobinas para todos os gostos. Numa loja de electricidade encontram-se facilmente.

SC

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Rele para aquecedor
« Responder #8 em: 18 de Janeiro de 2016, 19:43 »
Bobines para todos os gostos não diria, mas pelo menos 12V sim.
Onde arranjas um contactor mais barato que um relé de 2A?

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Rele para aquecedor
« Responder #9 em: 18 de Janeiro de 2016, 19:57 »
No mundo da electricidade há um mundo de contactores. A generalidade deles engata em calhas DIN:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/DIN_rail_rear_view.JPG

Apesar de engatarem em calhas DIN (antigamente havia outra calha chamada ómega) podem, regra geral, ser alternativamente aparafusados.

Os mais pequenos são do tamanho de um pequeno disjuntor monofásico, os maiores são gigantescos (outra conversa).

Os pequenos chagam facilmente a 10 .. 25A e são muito baratos. Já os comprei com o 'buffers' para resistências de aquecimento de máquinas de lavar, motores de ventiladores ... motores em geral.

As bobinas destes contactores consomem, regra geral, mais do que os relés muito pequenos (às vezes isso é um problema).

Alguns contactores com bobina de DC já trazem os díodos de protecção por causa do coice da bobina (cuidado quando as bobinas são alimentadas a partir de semicondutores).

Alguns contactores com bobinas DC são um pouco mais caros porque mecanicamente são diferentes (a reactância indutiva de um circuito magnético aberto/fechado não se faz sentir e o processo não fica simplificado por esta via).

Nas casas de electricidade onde se vende material para quadros eléctricos encontra-se facilmente.

Atenção que não são normalmente tão silenciosos quanto os pequenos relés. Fazem um claro "clack" quanto activados.

SC

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Rele para aquecedor
« Responder #10 em: 18 de Janeiro de 2016, 21:44 »
Existem muitas variadades mas finder só conheço com bobines de 12v, Siemens e afins penso que só mesmo 24v.
Relés finder compro entre os 5 e 10 euros para comando ou iluminação (bi-estáveis), contactores de 15/20 ampères saíem um bocado mais caros e por norma só por encomenda.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Rele para aquecedor
« Responder #11 em: 18 de Janeiro de 2016, 22:00 »
Há Finder's para todos os gostos e das outras marcas, idem. Difícil é encontrar o código apropriado quando há necessidade de encomendar. A variedade é tanta que é um calvário perceber como chegar ao código correcto.

Bi-estáveis é outra conversa. No campo da electricidade chamam-se telerrupters.

A encomenda é um problema e prende-se com a variedade. Exceptuando 230VAC e 24VAC, tudo o resto terá, provavelmente, que ser encomendado. Mas eu já encontrei sem dificuldade, 6 e 12DC. Na 4ª feira irei em busca de um Finder de 24DC e justamente por precisar de uma bobina que consuma pouco e de contactos para menos de 1A.

Nas casas de electricidade significa 1 ou 2 dias. Por vezes 3 ou 4 se tiverem que vir do estrangeiro, mas esses circuitos estão, regra geral, bem oleados.

Já agora, já comprei Finder's com configurações entre 1 e 4 inversores.

Atenção que nas casas de electricidade (como nas de electrónica, infelizmente) quem atende sabe pouco e não é raro ficar amofinado com quem sabe.

Se estiver em Lisboa, na zona da Praça do Chile, posso dar-lhe duas dicas. Na zona onde moro, Mem Martins, havia uma mas ... fechou. Era conhecida como a loja do Tadeu.

Já agora, há também relés Reed com memória :) (pois)

SC

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Rele para aquecedor
« Responder #12 em: 18 de Janeiro de 2016, 22:27 »
Já agora, procure, eventualmente, material Hager (http://www.hager.com/)

Em Portugal tem sido muito popular o material Telemec (Telemecanique) que foi, entretanto, comprada pela Schneider Electric. O problema é que parece que esta última se tornou um mastodonte e os produtos tonaram-se caros.

E há também 'flip-flops' em contactor. Se precisar, dou-lhe um código para poder localizar a coisa. É na verdade um acessório que se monta sobre o contactor. Para se armar dá-se um impulso à bobina do contactor, para desarmar, dá-se um impulso à bobina do acessório. Não sei quanto custa o acessório mas é capaz de não ser barato.

O mundo da electricidade tem uma tremenda variedade, mas Portugal está fundamentalmente fora desse mundo.

SC

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Rele para aquecedor
« Responder #13 em: 18 de Janeiro de 2016, 22:40 »


Atenção que nas casas de electricidade (como nas de electrónica, infelizmente) quem atende sabe pouco e não é raro ficar amofinado com quem sabe.

Se estiver em Lisboa, na zona da Praça do Chile, posso dar-lhe duas dicas.
Por acaso a dica pode ser útil pois até março estou numa obra no centro de Lisboa e às vezes é necessário comprar pequenos materiais que ficaram esquecidos ou que a empresa não consegue fornecedor para entregar em tempo útil. Na zona onde moro não tenho problemas em arranjar material de automação, entre duas casas de electricidade civil e duas casas de automação industrial o que não houver em stock consegue-se em menos de uma semana.
Os relés na área onde trabalho usam a base para calha Din/ómega (ómega pelo formato, Din pelo standard industrial que as regula) mas podem-se usar directamente em PCB ficando mais baratos, gosto particularmente dos de um contacto pelo pouco espaço ocupado e porque existem em versão SSR, 4 contactos são bonitos, mas o último quadro que montei durante o estágio não remunerado levou 152 pelo que dá para perceber porque não gosto deles lol...

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Rele para aquecedor
« Responder #14 em: 18 de Janeiro de 2016, 22:48 »
Esta chama-se Tetraluz, e mudou-se recentemente da porta onde está a bandeira para a porta dourada (onde está a moto):

https://www.google.pt/maps/place/Tetraluz-material+El%C3%A9ctrico+E+De+Constru%C3%A7%C3%A3o+Lda/@38.7335773,-9.1364063,3a,75y,83.27h,83.13t/data=!3m6!1e1!3m4!1sf4ugmvKt2zHfe9yv1EC8Aw!2e0!7i13312!8i6656!4m2!3m1!1s0x0:0x86626ef6ceade1b0!6m1!1e1

Outra, é esta aqui, mas não sei o nome e as coisas são mais caras (local mais 'central').

https://www.google.pt/maps/@38.732937,-9.1348243,3a,75y,333.47h,83.85t/data=!3m6!1e1!3m4!1s0PLhPFwDXV8-xZV5-uyEOg!2e0!7i13312!8i6656!6m1!1e1

Esperemos que os links funcionem.

Disponha
SC