collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Compra de Extintor  (Lida 4850 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Compra de Extintor
« em: 05 de Abril de 2019, 11:38 »
Olá,

Ando a ver se compro 1 extintor para casa só mesmo por precaução. O prédio não tem nenhum e gostava de pelo menos ter 1 para qualquer situação menos agradável.

A minha casa tem alguma madeira (chão dos quartos e 2 tectos). Andei a ler umas coisas e já percebi um pouco sobre extintores e, ao início estava numa de ter 2 extintores (1 de CO2 e outro de Água ABF) mas neste momento vou apenas para 1 e porque o de água aditivada (ABF) não é condutor e dá também para a parte eléctrica tal como o ABC (pó químico). O de pó químico nem equacionei por ser algo muito destruidor e difícil de limpar depois.. tudo bem que um incêndio será pior claro, mas já que existem alternativas melhores ao pó..

Assim sendo, vou comprar 1 extintor ABF 9Lt e uma Manta ignífuga , alguém já comprou na extintor.pt ? Sinceramente não sei bem onde adquirir, há umas empresas perto de mim com os preços mais ou menos parecidos e depois há esse site com os preços mais baratos.. se calhar pago depois a diferença nos portes não sei.

Em todo o caso, para além desta questão, que extintor têm (se tiverem algum)? Como vou armazenando algumas coisas mais perigosas, nada de mais, mas baterias e mesmo a impressora 3D que vai a temperaturas mais altas.. queria ter 1 extintor.

 
P.S.: Preços atualizados numa empresa perto de mim:

Água ABF 6 LT=> 38,50€ +IVA
Água ABF 9 LT=> 43,50€ +IVA

Alguém já utilizou 1 e outro? Sabem se é muito complicado usar 1 de 9LT por causa do peso?
« Última modificação: 05 de Abril de 2019, 12:02 por almamater »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Compra de Extintor
« Responder #1 em: 08 de Abril de 2019, 11:04 »
Eu confesso que não tenho nenhum treino nem formação na área, portanto a minha opinião vale o que vale.

Uma vez assisti a um demo de um extintor de agua versus um de pó. Isto já foi há algumas décadas, mas a diferença era abismal, o de pó apagou o fogo em poucos segundos, o de agua nem por isso, ainda ficou a fumegar depois de esvaziarem o extintor.
Era um fogo à base de papel / cartão e coisas semelhantes, não sei qual era o acelerador, talvez alcool.

Se a diferença ainda se mantém assim tão flagrante eu diria para esquecer a dificuldade de limpar depois, vai haver muito mais coisas para limpar sem duvida, porque com agua não vai sobrar muito...
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Compra de Extintor
« Responder #2 em: 08 de Abril de 2019, 15:44 »
Compreendo o pensamento de ter um extintor em casa, mas nesse caso,
começaria primeiro por pensar nas causas que poderiam levar à origem de um incendio.

Nao imagino quais serao as causas comuns de incendios em habitacoes, mas estou a imaginar que só a madeia por si ( no teu caso chao e tecto ) não será o primeiro elemento que vai arder depois da igniçao.

Provavelmente existe algo que causa a igniçao inicial ( curto circuito, velas, baterias que explodem, cigarros, etc ) mas terá que existir algo facilmente inflamavel tal como: cortinas, carpetes, papel, plasticos.

Também é aqui nestes elementos que o extintor poderá ser melhor usado, no combate inicial.
Se pensares só na madeira, quando essa já estiver a arder à força toda, imagino que será mais complicado para o extintor apagar..


Por isso em primeiro lugar, eu identificaria as possiveis coisas que podessem causar igniçao e tentava diminuir ao maximo o que podesse facilmente arder ( papeis, plasticos )

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Compra de Extintor
« Responder #3 em: 08 de Abril de 2019, 22:02 »
Acho que deves ter um extintor, acho que deves falar numa assembleia do prédio que devem haver extintores, acho que KammutierSpule disse, devem ser analisadas os potenciais riscos e minimizados.

Prevenção é importante, mas equipamentos para combate também, uma coisa não substitui a outra.

Quanto a utilizar, qualquer pessoa consegue utilizar ambos os extintores, principalmente com o corpo cheio de adrenalina de haver um incêndio. (ficamos com super poderes por uns minutos)

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Compra de Extintor
« Responder #4 em: 09 de Abril de 2019, 16:21 »
Nota, se o prédio tem extintores há um descontozinho no seguro multirriscos
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Compra de Extintor
« Responder #5 em: 15 de Abril de 2019, 17:16 »
Pensava que nos prédios já era obrigado a ter extintores e um plano de emergência.

Os principais incêndios numa habitação, são com as frituras e exaustores, nos aquecedores ventiladores nos de óleo quando sobre-aquecem por abafamento ou derrame do óleo e com velas ou em lareiras sem resguardo quando saltam fagulhas para tapetes, sofás ou cortinados.

Ha dois extintores tipicos, os de pó e os de CO2. Os de pó, o probe é o basqueiro que fazem e requerem uma manutenção mais frequente e algumas técnicas na altura de o usar (bater com ele para soltar o pó lá dentro, pois este pode ficar em pedra ou a entupir no escape).
Antigamente alguns eram de descarga permanente, mas actualmente dá para controlar a descarga, mas o ideal é fazer a descarga completa pois mesmo que nao se veja chama, pode haver uma nova ignição e deve-se apontar sempre para o foco da chama e não para a chama em si.

Em frituras (frigideiras e fritadeiras) o melhor é mesmo uma tampa ou um pano humido (melhor um cobertor anti-fogo) ou  a cobrir as frigeiras/fritadeiras, mas primeiro sempre desligar o gás primeiro se nao der para desligar no fogão, ir ao gás central.
Os extintores de água, nao sao indicados para focos de incendio electrico, em óleos ou em focos cuja a temperatura possam ser muito elevadas pois pode ser pior.

Um cobertor/manta anti-fogo seria uma boa opção já que se pode abafar alguns focos de incendio perigosos e sobre pessoas já que hoje em dia o vestuário e tecidos é tudo à base de plásticos.. em casa ou no carro, ja que sao baratas.. e às vezes é só uma questão de abafar o fogo para se extinguir.
« Última modificação: 15 de Abril de 2019, 17:35 por Hugu »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Compra de Extintor
« Responder #6 em: 15 de Abril de 2019, 20:17 »
Muito bem, temos bombeiro!

Obrigado por partilhares